domingo, 2 de abril de 2023

DOMINGO DE RAMOS: Entrada “solene” de Jesus em Jerusalém


HOSANA HEI HOSANA HA
HOSANA HEI HOSANA HEI
HOSANA HA...



           A Liturgia neste  Domingo de Ramos nos ensina que o Cristo não nos salvou com uma entrada triunfal, nem por meio de milagres. O Apóstolo Paulo, em sua Carta aos Filipenses, resume o caminho da redenção operada por Jesus com dois verbos: aniquilou-Se e humilhou-Se a Si mesmo.

         O Domingo de Ramos nos mostra que Jesus vem como Rei pacífico, Ele é o Príncipe da paz e vem para restaurar Israel e a humanidade inteira (Daniel 9,25) “Ele veio para os que eram seu e os seus não O receberam – Bendito o que vem em nome do Senhor, hosana nas alturas”

       E assim, iniciamos a Semana Santa na Paróquia do  Senhor do Bonfim. Num dia  esplendoroso ensolarado com a leitura do Santo Evangelho e bênçãos de Ramos no adro da Igreja Catedral do Senhor do Bonfim, às 7h, tendo como Presidente da Celebração, Pe. Airton Siqueira que, logo após convidou os fieis para procissão de Ramos e Celebração da Narrativa da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

      O salmo é um comovente resumo da paixão de Jesus. «Trespassaram as minhas mãos e os meus pés. Cercou-me um bando de malfeitores». O refrão «meu Deus, porque me abandonaste?», segundo versículo, traduz a tristeza e a angústia mortal do nosso Salvador. Não é uma interrogação de desespero, mas a oração do Filho, que por nosso amor se oferece a seu eterno Pai: «Pai nas vossas mãos entrego o meu espírito.  Todos os anos ouvimos e nos comove , nos sensibiliza. Um verdadeiro sentimento de dor! "Meu Deus, porque me abandonaste?" Tudo isto para se cumprir o que reza a Sagrada Escritura.

      Dando prosseguimento a programação, às 9h30, tivemos mais uma procissão. Dessa vez, com a participação de Dom Hernaldo Farias, nosso pastor diocesano, e Pe. Airton Siqueira, Administrador Paroquia, como mostra foto inicial dessa matéria. Contamos também com a participação de Pe. Luiz Tonetto. A procissão teve início na Igreja da Catedral com destino ao Centro pastoral Nossa Senhora de Lourdes que contou com a participação dos fieis das capelas urbanas. 

                                    Chegada do cortejo no Centro Pastoral 


 Pe. Luiz Tonetto, Dom Hernaldo Farias e Pe. Airton Siqueira


                                           Dom Hernaldo Farias abençoa as crianças



... Repartiram entre si as minhas vestes

e deitaram sortes sobre a minha túnica.

Mas Vós, Senhor, não Vos afasteis de mim,

sois a minha força, apressai-Vos a socorrer-me...


                                        Uma abençoada Semana Santa!