terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dom Francisco, bispo de Bonfim, celebra seu aniversário episcopal



 


 Dom Francisco Canindé Palhano, bispo da Diocese de Bonfim na Bahia, celebra nesta terça-feira (21), na Capela do Colégio das Irmãs Sacramentinas, às 19h30min,  8 anos de sua ordenação episcopal. Pela imposição das mãos de Dom Matias Patrício de Macedo, então arcebispo de Natal/RN, no ano de 2006  Dom Francisco foi ordenado bispo. O seu lema episcopal é “Oportet Illum Regnare” (1Cor 15,25), que significa “É necessário que Ele reine”.

        Dom Francisco Canindé Palhano nasceu em 1º de fevereiro de 1949, na cidade de São José de Mipibu/RN, filho do Senhor José Palhano Torres e Senhora Ana Maria Torres Palhano.

        Ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, em 1960. De 1967 a 1970, Cursou Letras na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central Ipiranga – São Paulo; Ordenação Diaconal no dia 6 de janeiro de 1974 na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim na sua cidade natal, pela Imposição das mãos de Dom Antônio Soares Costa – Bispo Auxiliar de Natal/RN.

      Foi ordenado como sacerdote em 2 de fevereiro de 1975, também na Matriz de Santana em São José de Mipibu – RN, pela imposição das mãos de Dom Nivaldo Monte, Arcebispo Metropolitano de Natal. Celebrou a 1ª Missa no dia 20 de fevereiro de 1975, em São José de Mipibu/RN, na Igreja Matriz. Tornou-se Mestre em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma (1985-1987).

      Recebeu o título de Monsenhor em 29 de novembro de 1991 e foi eleito Bispo para a Diocese de Bonfim/BA pelo Papa Bento XVI em 26 de julho de 2006. Início Solene do Ministério Episcopal na Diocese de Bonfim – BA, em   26 de novembro de 2006. O Lema do seu Episcopado: “OPORTET ILLUM REGNARE” (1Cor 15,25) “É NECESSÁRIO QUE ELE REINE”.

      Em 04 de outubro de 2013, no Auditório do Colégio das Irmãs Sacramentinas, em Senhor do Bonfim,  recebeu o título de cidadão baiano, entregue em cerimônia, pelo Deputado Carlos Brasileiro e representantes do governo Estadual.

     Dentre outras ações na Diocese de Bonfim, destacamos a ordenação presbiteral de 7 novos padres, a reforma da Catedral Diocesana (obra em andamento) e da sede episcopal (também em andamento).   

        
     A Paróquia do Senhor do Bonfim e a Pastoral de Comunicação parabeniza Dom Francisco Canindé Palhano pela sua grandiosa missão junto a Diocese de Bonfim. Que as bênçãos do Senhor do Bonfim desça sobre Ele fortalecendo-o para dar continuidade ao importante papel que lhe foi concedido na sua história de vida religiosa.