terça-feira, 13 de dezembro de 2011

LANÇAMENTO DO ANO JUBILAR DA PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM CHEIO DE SURPRESSAS – PADRE ELTON ELEITO NOVO PÁROCO


Na noite dessa segunda-feira 12 de dezembro de 2011, na Catedral diocesana foi feito o lançamento do ano Jubilar em louvor pela passagem dos 200 anos da fundação da Paróquia do Senhor do Bonfim, presidida por D. Francisco Canindé Palhano, concelebrada, por Padre Luis Toneto, Padre João Eleutério e Padre José Elton, a missa contou com a presença de várias autoridades do município de diversos seguimentos como:
Secretaria Municipal de Educação – Professora Das Neves;
DIREC 28 – Professor Helder Barbosa e Professora Rita Martins;
UNEB Campus VII – Professora Maria Celeste;
Secretaria de Saúde – Enfermeira Angely Matos, Dr. Wellington Sobreira, Drª Maria Ubaldina;
CDL – Valberto Silva;
ACIASB – Anfilófio Freitas;
PM – Comandante do 6º BPM – Ten. Cel. Anselmo Bispo;
Comunicação – Eloiton Cajuy, rádio Caraíba, Netto Maravilha, rádio Rainha FM, Tito Rocha – Jornal Bonfim Hoje.

Após a proclamação do Evangelho, D. Francisco surpreendeu a todos e pediu para que padre Luis lesse sua a declaração que oficializou padre José Elton como novo Pároco dessa paróquia do Senhor do Bonfim.
Em seguida depois de fazer seu juramento de obediência, o novo pároco foi conduzido por D. Francisco à cadeira presidencial do altar, diante do sacrário onde fez uma breve adoração, à pia batismal, ao confessionário, e por fim ao sino da catedral.

A missa seguiu os demais ritos normalmente, até que no ofertório foram apresentados à assembléia presente os presentes oferecidos pelo Papa Bento XVI, em razão da passagem dos 200 anos da paróquia, que foram:
* Um cálice (Taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado).
* Uma patena (Prato onde são colocadas as hóstias para a consagração)
* Uma âmbula (É semelhante ao cálice, mas possui uma tampa. Nele se colocam as hóstias. Após a missa, é guardada no sacrário, juntamente com as hóstias que foram consagradas).

D. Francisco assinou a ata da posse do novo pároco da Paróquia do Senhor do Bonfim, que em seguida foi assinada pelo próprio Pároco – Padre José Elton, seguido por Padre Luis, Padre João, autoridades e demais presentes na missa.


Fonte: pascomdebonfim.blogspot.com

17 de janeiro pode ser decretado feriado municipal para comemoração do padroeiro Senhor do Bonfim

Nesta terça-feira dia 13, acontecerá duas Sessões a primeira as 16h00min, quando serão discutidas as emendas e o projeto de reforma da Lei Orgânica e sua votação em primeiro turno e as 19h00min acontecerá a votação em segundo turno das emendas e Lei Orgânica.

E ainda nessa terça-feira pode ser instituído pelos vereadores o dia 17 como dia do padroeiro Senhor do Bonfim, um requerimento que teve iniciativa da Igreja Católica, que recentemente recolheu várias assinaturas onde se pedia a criação da data fixa para o padroeiro, e de acordo com informações de fontes seguras na tarde de hoje esse projeto pode ser aprovado pelos edis.

HOJE É DIA DE SANTA LUZIA

A Festa de Santa Luzia (Santa Lúcia, ou por vezes apenas Lúcia ) é uma festa religiosa católica, dedicada a Santa Luzia, que ocorre a 13 de Dezembro, dia consagrado a esta Santa. Festa tradicional e popular, é celebrada principalmente na Escandinávia, em partes dos Estados Unidos da América (mormente por pessoas com raízes nos países escandinavos), no Brasil, e em alguns países da Europa do Sul, como Portugal. Antes da reforma do Calendário Gregoriano, que ocorreu no Século XVI, no Hemisfério Norte o Dia de Santa Luzia encontrava-se mais perto do Solstício de Inverno.
A lenda que deu origem à devoção de Santa Luzia como protetora dos olhos e da vista deve-se ao seguinte fato: perguntada por que não consentia no casamento com um jovem que a desejava como esposa, ela em resposta disse-lhe "mas afinal o que o nobre patrício vê em mim que seja belo e desejável?" O tirano respondeu: "os teus olhos brilham como duas estrelas e encantam como duas pérolas", ao que Luzia acrescentou: "traga-me um prato" e quando lhe foi apresentado numa bandeja de prata, Luzia, num gesto rápido e sublime heroísmo, arrancou os dois olhos tão decantados e os colocou na bandeja ordenando que os enviasse ao seu pretendente. Muito embora este fato seja apenas uma lenda, por este motivo e também pelo significado do nome de Luzia (que quer dizer luz) nasceu naqueles povos grande devoção a Santa Luzia como protetora dos olhos e muitos prodígios foram operados por ela nesse sentido.
Na Paróquia do Senhor Bonfim, a Comunidade da Olaria festeja a Festa de Santa Luzia onde as comemorações foram marcadas pelo Tríduo que teve início no dia 11/12 finalizando com a Santa Missa nesta terça-feira (13/12).