sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

6ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio."(Mc, 1, 32)

    Neste sexto dia de novena em louvor ao excelso padroeiro, contamos com presença do convidado da noite, Padre Luan Saldanha,  juntamente com nosso Pároco Pe. Jarbas Gonçalves, o vigário da paróquia do Senhor do Bonfim, Pe. Johnny Silva, e seminaristas da diocese.

    O Pe. Luan inicia sua reflexão falando sobre a imagem de Jesus, e diz: “para nós, é muito claro a identidade de Jesus. Porque no final das contas nos temos um percurso muito longo de conhecimento daquilo que fez o Senhor. Nós, somos fruto. Não somente do conhecimento histórico que se realizou dentro do contexto do tempo e do espaço, mais temos inclusive o desenvolvimento teológico acerca da pessoa de Jesus, que faz com que o nosso conhecimento e o nosso coração seja enriquecido, acerca da identidade do Senhor.”

   E ao continuar, ele nos alerta para que tenhamos a consciência de que nem sempre foi desse modo. E nos lembra que Jesus Chegou ao mundo como um desconhecido como Aquele que tinha autoridade sobre os demônios, era apenas um homem que tinha poder para curar os doentes, e também, poder para curar todos os males, e sua autoridade impressionava todos ao seu redor. Vendo os feitos de Jesus, o povo se perguntava quem é este homem que tem poder sobre a esfera espiritual? 

    Diante da realidade vivida por Jesus naquele tempo, devemos olhar para os dias atuais, e perceber nele um contexto muito parecido de um mundo que deseja tirar de Jesus á autoridade que ele possui.

  Dado isso, o Pe. mais uma vez alerta, "nós os Cristão estamos cada vez menos convencidos sobre a verdade absoluta de nossa fé. Com isso, estamos permitindo que o mundo com seu discurso que desautoriza Jesus e a igreja, entrem em nós, porque estamos mantendo-nos ocupados e preocupados com a aparência diante do mundo, afim de sermos aceitos” 

    Logo, "o mundo até gosta de Jesus! Mas, de um Jesus, que não corresponde com aquele que nos é apresentado no evangelho. Um Jesus que não corresponde com Aquele que se apresentou, mestre do céu e da terra... o mundo até aceita Jesus, desde que ele não interfira nas suas decisões....

   E lamenta ao refletir: "queridos irmãos, o mais triste não é que o mundo se comporte desse modo, o mais angustiante não é nem mesmo, que aqueles que professam outra fé cristã se posicione de um modo relativista com relação aquilo que quis Jesus. O mais angustiante, que deve gerar em nosso coração, até mesmo um pavor e uma agonia, é ver, católicos que cada vez mais estão cedendo a estes discursos em busca de uma aceitação. Por que não estão mais dispostos a sofrer as consequências do escândalo da Cruz. 

  O Senhor do Bonfim é exatamente o Cristo crucificado!Que significa loucura para o mundo e Força e Sabedoria para aqueles que creem!O crucificado não veio somente para salvar aqueles que estão dentro do templo, mas a TODOS. 

Deixemo-nos então ferir pela palavra e ser penetrado pela Eucaristia.