sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

ABERTURA DA FESTA DO EXCELSO PADROEIRO SENHOR DO BONFIM


       Neste ano, em decorrência da Pandemia do Covid 19 e, zelando pela vida humana, estamos realizando a Festa de Nosso Excelso Padroeiro Senhor do Bonfim com o número reduzido de fiéis.

         Primeiramente, tivemos o hasteamento do estandarte, marco inicial da Festa, em frente à Igreja Catedral Diocesana com a presença da família Marques, que zelou e orou em sua residência durante o ano de 2020.

         Conforme previsto, às 19h, tivemos início da Santa Missa presidida pelo Exmo, Revmº. Dom Hernaldo Farias, Bispo da Diocese de Bonfim. Contamos ainda, com a participação dos seguintes presbíteros: Pe. Jarbas (Pároco da Paróquia do Senhor do Bonfim), Pe. Johnny Silva (Paróquia do Senhor do Bonfim /Chanceler), Pe. Vinicius (SP / Santo André), Pré-noviço Juracy (Carmelita Calçado) e Diácono Eduardo (Paróquia do Senhor do Bonfim).  

         Nesta noite, tivemos a reflexão a luz do Evangelho de Lucas ( Lc 4,14-23). Em sua homilia, Dom Hernaldo Farias compartilhou que toda ação de Deus em favor da humanidade, foi sempre uma ação trinitária, Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Nossa fé cristã chega a professar que desde antes dos tempos Cristo já existia em Deus e com o Espírito agia com Deus; Daí entendemos que quando Filho age em favor da humanidade, o Pai está agindo com Ele. É o Espírito Santo quem dá essa profunda comunhão da Trindade.

          Continuando, argumentou que a palavra de Deus dirigida a nós, neste dia de hoje, está entre as duas festas, estas solenidades importantes, Natal e o Batismo do Senhor quando daremos já o início do novo Tempo do ano Litúrgico. Na palavra dirigida a nós, Jesus Cristo comunica o seu ministério conduzido pelo Espírito Santo. Ministério, que tem seu início numa celebração da palavra comum à sua época quando os judeus se reunia para ouvir a palavra de Deus para ouvir a esta palavra e, assim também, conduzidos pelo Espírito praticar esta palavra de Deus a vontade Deus. Sendo assim, Jesus, portanto é aquele que realmente escuta a palavra de |Deus e a pratica. É aquele que em plenitude deixa-se guiar pela palavra de Deus conduzida pelo Espírito Santo. Eis a expressão de amor vivida por Jesus Cristo. Amar a Deus implica viver seus mandamentos, e observar a sua palavra como ouvimos na palavra proclamada.  

          Guiado pelo Espírito, Jesus proclama, portanto, a realização, o cumprimento de todas as promessas proféticas sobre o Messias. Nela se cumpre as escrituras. Nele são realizadas, ou seja, Ele assume de tal maneira a palavra de Deus, a vontade de Deus, que Ele dá seu “sim” iniciando seu ministério. E é por isso que a Igreja nos coloca neste dia nos preparando para o Batismo. Ele é o Messias. É aquele que age em nome de Deus em favor de todos. E sobre tudo, os prediletos de Deus: pobres, os cegos.

          Iniciamos a Novena do Padroeiro de nossa Diocese, o Senhor do Bonfim. Sua imagem não poderia ser outra, senão a imagem do crucificado parece algo estranho, o Senhor do Bonfim crucificado porque a expressão marca a prova de amor em defesa de seus pequenos e pobres. Ser pregado na cruz para salvar vidas. Não há prova maior do que doar sua vida por amor dos seus.

        Até o dia 17, somos chamados a manter o olhar fixo Nele para acolhermos dele a sua proteção, o seu amor para com todos. Quem não ama seu irmão não pode amar a Deus.