segunda-feira, 23 de maio de 2016

SOLENIDADE DA TRINDADE SANTA


SOLENIDADE DA TRINDADE SANTA


    A Igreja procura nos ensinar de várias formas sobre o mistério de nossa Fé. O Catecismo da Igreja Católica é um dos meios educacionais religiosos importante que nos leva a uma reflexão sobre o dogma da Trindade Santa:
    233 Os cristãos são batizados "em nome" do Pai e do Filho e do Espírito Santo e não "nos nomes" destes três (cf. Profissão de fé do Papa Vigilio em 552: DS 415), pois só existe um Deus, o Pai todo-poderoso, seu Filho único e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade.
  A Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. E nos revela como sendo:

Um Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu filho.

O Filho que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado.

E, enfim, um Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Segundo o CREDO, Jesus foi concebido pelo Poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria. Maria foi então convidada a conceber Jesus e a concepção de Jesus foi obra do poder do Divino Espírito Santo: "O Espírito virá sobre Ti..." A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que por sua vez é manifestada pelo Espírito Santo.

   234 O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo, é, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na "hierarquia das verdade de fé" (DCG 43). "Toda a história da salvação não é senão a história da via e dos meios pelos quais Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia, consigo e une a si os homens que se afastam do pecado" (DCG 4)
    Tendo como base esses pressupostos doutrinários podemos afirmar com toda segurança que a Trindade Santa é o mistério de amor de Deus que vem ao nosso encontro quer seja nas famílias, nas comunidades, em grupos, movimentos e pastorais. Pela graça do Espírito “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei entre vós” (Mt 18,20). É o Espírito de Comunhão.









  Neste domingo da Solenidade da Trindade Santa, na Capela do Educandário Nossa Senhora do Santíssimos Sacramento, às 7h, os cristãos se reuniram para louvar e agradecer as graças do dom da vida através da Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Dom Francisco Canindé.


    Ainda no horário das 9:00 hs tivemos a Santa Missa celebrada pelo Pe. João Eleutério e organizada pelos coroinhas e o Setor Juventude que brilharam na liturgia mostrando que suas ações são dignas de atenção e credibilidade dando-nos a lição de que não devemos ter receios para com eles pois,  a juventude forma uma família. Uma família que sabe reconhecer o amor da sua mãe maior, Maria Santíssima. Neste dia do mês mariano foram convidados da Noite Mariana. 


Neste dia, também, foi um dia festivo para o Movimento de Cursilhos de Cristandade. Rezemos, através da interseção de Nossa Senhora Aparecida e a Santíssima trindade, pedindo graças aos membros do Movimento de Cursilhos de Cristandade:  cursilhistas da Diocese de Feira de Santana,  cursilhistas da paróquia do Senhor do Bonfim,  Cursilhistas do Setor diocesano de Jacobina e Setor Diocesano de Jaguarari, que realizaram o 19º. Cursilho Feminino. A Missa foi celebrada pelo Pe. Clayton Alves.