quinta-feira, 30 de maio de 2013

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI



     No final do século  XIII surgiu em Lieja, Bélgica, um Movimento Eucarístico cujo centro foi a  Abadia de Cornillon fundada em 1124 pelo Bispo Albero de Lieja. Este movimento deu origem a vários costumes eucarísticos, como por exemplo a Exposição e Bênção do Santíssimo Sacramento, o uso dos sinos durante a elevação na Missa e a festa do  Corpus Christi.
     Santa Juliana de Mont Cornillon, naquela época priora da Abadia, foi a enviada de Deus apra propiciar esta Festa. A santa nasceu em Retines perto de Liège, Bélgica em 1193. Ficou órfã muito pequena e foi educada pelas freiras Agostinas em Mont Cornillon. Quando cresceu, fez sua profissão religiosa e mais tarde foi superiora de sua comunidade. Morreu em 5 de abril de 1258, na casa das monjas Cistercienses em Fosses e foi enterrada em Villiers.
Desde jovem, Santa Juliana teve uma grande veneração ao Santíssimo Sacramento. E sempre esperava que se tivesse uma festa especial em sua honra. Este desejo se diz ter intensificado por uma visão que teve da Igreja sob a aparêncai de lua cheia com uma mancha negra, que significada a ausência dessa solenidade.
         Juliana comunicou estas aparições a Dom Roberto de Thorete, o então bispo de Lieja, também ao douto Dominico Hugh, mais tarde cardeal legado dos Países Baixos e Jacques Pantaleón, nessa época arquidiácolo de Lieja, mais tarde o Papa Urbano IV.
        O bispo  Roberto focou impressionado e, como nesse tempo os bispos tinham o direito de ordenar festas para suas dioceses, invocou um sínodo em 1246 e ordenou que a celebração fosse feita no ano seguinte, ao mesmo tempo o Papa ordenou, que um monge de nome  João escrevesse o  ofócio para essa ocasão. O decreto está preservado em Binterim (Denkwürdigkeiten, V.I. 276), junto com algumas partes do ofício.
        Dom Roberto não viveu para ser a realização de sua ordem, já que morreu em 16 de outubro de 1246, mas a festa foi celebrada pela primeira vez no ano seguinte a quinta-feira posterior à festa  da Santíssima Trindade. Mais tarde um bispo alemão conheceu os costume e a o estendeu por toda a atual Alemanha.

         Neste Ano da Fé a Paróquia do Senhor do Bonfim iniciou a Solenidade de Corpus Christi, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que teve início às 8h e finalizou às 12h. 
           Enquanto acontecia a Adoração na Catedral os membros dos grupos, Movimentos e Pastorais retribuíam seu amor e espírito de fé e religiosidade preparando os tapetes nas diversas ruas de nossa cidade para que o Corpo de Cristo desfilasse abençoando todos os lares levando esperança de novos dias.







                            






   Às 16h30min tivemos a Celebração da Eucarístia tendo como Presidente Dom Francisco Canindé Palhano e concelebrada pelo vigário Pe. João Eleutério.


   A Catedral manteve-se lotada do início ao fim da Celebração onde registramos a presença de membros dos diversos seguimentos de nossa Paróquia.

                                  













       A animação  da Solenidade do Corpo de Cristo ficou a cargo do Fraternidade Pierre Vigne.


       Logo após a Santa Missa uma multidão invadiu as ruas centrais de nossa cidade com muito fervor e louvação.










                                                                                                        Fotos da Pascom

CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL




                                                                                                                                       
                                                             DIOCESE DE BONFIM
REUNIÃO DO CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL

Senhor do Bonfim, 29 de maio de 2013.

 


Estimados Padres, Religiosos(as), Leigos, Jovens, e Coordenadores de Pastorais.

Comemorar o mês de junho é um hábito antigo em várias partes do mundo. Canjica, arroz-doce, quentão... Toda festa junina é uma delícia e, além de comidas e brincadeiras típicas, a comemoração é uma tradição católica em que são celebrados os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro.
É neste clima junino que o Conselho Diocesano de Pastoral estará se reunindo no dia 08 de Junho (Sábado) às 08h para uma reunião com todos os representantes de Grupos, Pastorais, Movimentos, Sacerdotes, Religiosos(as), Leigos e todos os Jovens que irão para Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. É de fundamental importância a presença de todos nessa reunião a qual iremos abordar vários assuntos de interesse da nossa Diocese.
Na certeza da presença de todos, desde já agradeço.      
           
Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral
Local: Centro Catequético – Senhor do Bonfim
Data: 08/06/2013.
Horário: 8h às 12h


Cordialmente,

                                                                       Pe. Tiago José Lino Peixoto
                                                                 Coordenador Diocesano de Pastoral