domingo, 9 de abril de 2023

CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!

 

"Maria Madalena e outras mulheres vão ao sepulcro de Jesus e o encontram vazio. Os anjos anunciam que Jesus ressuscitou. Pedro e João vão ver o sepulcro vazio". (João 20:1–10)




Trecho da homilia anunciada pelo Pe. Airton Siqueira neste domingo da Ressureição, na Igreja Catedral:

     Que alegria iniciarmos o tempo pascal nos colocando neste contexto, que é o contexto da Ressurreição. 
Cristo vive e está no meio de nós. Durante estes 50 dias queremos viver intensamente a força do Senhor que rompeu o sepulcro, a vida que venceu a morte, , a luz que venceu todas as experiências das trevas, toda experiência de dor de estarmos com Jesus celebrando a força da vida que nos apresenta a cada dia a experiência que renova nossas vidas, a força do ressuscitado que vai com certeza tocando nossa vida, a vida de nossa Igreja e a vida da Igreja Doméstica que celebra a ressurreição do Senhor. 
     O Evangelho nos convida a estarmos com Maria Madalena diante do sepulcro. Ele se encontra vazio. Ele não está mais aí, diz o ano a Madalena. Ela, a primeira vidente que viu o sepulcro vazio. Ela, aquela que primeiro viu o ressuscitado nos convida a não encontrar mais jesus no sepulcro mas, fora dele. Ele vencedor de todo mal, que nos ajuda a entender que o coração do crente, do homem e mulher crente nunca estará vazio. estará sempre cheio e pleno da presença de Jesus Cristo, o ressuscitado no meio de nós. 
    Ao longo de todo esse tempo quaresmal passamos que passamos, iniciamos esse tempo de purificação, de conversão deixando-nos sempre cada vez mais nos deixando afastados daquilo que dominava nossa vida, do pecado que dominava nosso coração e fomos lentamente vivendo uma experiência de conversão e de salvação. Iniciamos o tempo quaresmal com profeta Joel que dizia: "rasgai os vossos corações e não as vossas vestes". O profeta Joel e o profeta Isaías colocava-nos dentro dessa grande experiência de homens e mulheres que experimentam o pecado. E o dia a dia da vida se deixa tocar pela vulnerabilidade de nossa humanidade e de nossa humanidade e muitas vezes negamos a presença do ressuscitado em nossa vida. Iniciamos o tempo quaresmal batendo no peito e acusando a cada um de nós de que nós somos pecadores. Estramos neste tempo quaresmal como réus, e hoje, no Domingo da Ressurreição somos totalmente absolvidos da morte e da força do pecado pela presença Dele que vive e vive entre nós. A morte já não tem poder sobre nós. ( assista a íntegra no facebook).








FELIZ PÁSCOA!!!

CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL: UMA NOITE DE LUZ


      A Vigília Pascal é a maior e mais solene liturgia da Igreja, porque nela nós celebramos de forma específica, a ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo.

       A Vigília Pascal foi constituída de sete leituras do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento e compreende quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia.

       Na Paróquia do Senhor do Bonfim, às 19h, em frente a Igreja Catedral foi iniciada   a Celebração da Luz onde ocorreu a Benção do Fogo e, logo após a incisão do Círio Pascal por Dom Hernaldo Farias que, com grãos,  fez uma cruz dizendo: Por suas santas chagas, suas chagas gloriosas, o Cristo Senhor nos proteja e, nos guarde. Amém. Em seguida ascendeu o Círio Pascal. 



    Sando em procissão, já no interior da Igreja Catedral foi declarado a Proclamação da Páscoa e o Círio Pascal foi colocado na candelabro junto ao ambão. E a partir daí tivemos o início da Liturgia da Palavra: 1ª leitura (Gn 1,1-22), 2ª leitura (Gn 22. 1-18), 3ª leitura (Ex 1415-15,1), 4ª leitura (54, 4-14), 5ª leitura (Is 55, 1-11), 6ª leitura (Br 1, 9-15,32-44), 7ª leitura  (Ez 36,16-17,18-28), todas do Antigo Testamento. e por fim, tivemos a Epístola (Rm 5, 3-11) e a Proclamação do santo Evangelho (Mt 28, 1-10). Cada leitura acompanhada de um salmo.

       No Evangelho, Maria Madalena e outra Maria são as primeiras contempladas com a aparição do Ressuscitado e cheias de alegria são, também, as primeiras testemunhas da Ressurreição. Nesta Igreja Santa, fomos imbuídos de grande alegria com alegria da renovação de nosso Batismo retomando o mandato do anjo e de Jesus: "Não tenhais medo". diante desse contexto, sem medo, anunciemos aos irmãos e irmãs que Jesus ressuscitou. 

         Na sequência tivemos a Liturgia Batismal e a Benção da Água Batismal.



  E, por último,  com as velas acesas,  ocorreu a Renovação das promessas do Batismo.