domingo, 10 de abril de 2022

PARÓQUIA INICIA A SEMANA SANTA COM A PROCISSÃO DE RAMOS

        Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam cortado nos campos.9Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana!“ “Bendito é o que vem em nome do Senhor!“10“Bendito é o Reino vindouro de nosso pai Davi!“ “Hosana nas alturas!“ (Marcos 11:8-10I)



   Após dois anos de restrições em decorrência do COVID 19, fiéis retornam suas atividades religiosas voltando a celebrar a Paixão de Nosso Senhor Cristo e Procissão de Ramos, de forma presencial, que marca o início da Semana Santa, cada dia com seu significado específico. 


Para nós, católicos, a Semana Santa é um  um período sagrado  que envolve os últimos momentos de Jesus antes de ser crucificado e a sua ressurreição, que acontece no domingo de páscoa. É a ocasião perfeita para fazer orações, compartilhar mensagens e colocar em prática as tradições.

Neste primeiro dia da Semana, centenas de fieis se preparam para celebrar o Domingo de Ramos que teve início no Colégio Sacramentinas relembrando a chegada de Jesus em Jerusalém, após ter passado 40 dias jejuando no deserto. Após a Procissão, no centro Pastoral Diocesano, aconteceu a Celebração da Paixão de Cristo.

Nesta celebração, contamos com a presença de Dom Hernaldo Farias (Bispo Diocesano),  Pe. Airton Siqueira (Administrado paroquial), Pe. Wheider, Pe. Amaro e Diácono Laerte.


Nos próximos dias, conforme os significados específicos teremos:

2º Dia (segunda-feira santa)

O segundo dia da Semana Santa foi um momento de descanso para Jesus. Ele passou horas de tranquilidade na casa do seu amigo Lázaro, de Marta e de Maria Madalena.

3º Dia (terça-feira santa)

A terça-feira santa é um dia de tristeza para Jesus, que anuncia sua morte aos apóstolos. Ele afirma que há um traidor no grupo, que no caso seria Judas. Apesar de tudo, o Messias parece compreender o seu destino e manifesta o seu amor por todos.

4º Dia (quarta-feira)

Neste dia é realizado a  Procissão do Encontro. Os homens partem de um determinado local com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, ao encontro das mulheres, que carregam Nossa Senhora das Dores. Esse ritual sagrado é realizado com o objetivo de relembrar o doloroso encontro entre Mãe e Filho.

* Neste dia, também,  a traição de Judas é anunciada.

5º Dia (quinta-feira)

Neste quinto dia da Semana Santa,  recordamos quando Jesus Cristo se reúne com os apóstolos  para a última ceia. Ele lavou os pés dos 12 homens numa demonstração de amor ao próximo.  Ofereceu pão e vinho, que simbolizam o corpo e o sangue. Foi nesse dia que ele instituiu a Eucaristia.

6º Dia (sexta-feira)

Na sexta-feira santa, Jesus foi preso, açoitado e condenado por Pilatos a crucificação. Além de carregar uma cruz nas costas, ele recebeu uma coroa de espinhos na cabeça. O filho de Deus é caminhou até o monte Calvário, onde foi crucificado ao meio-dia, ao lado de dois ladrões. Jesus morreu às 15h00 e seu corpo foi colocado em um sepulcro cavado na rocha.

7º Dia (sábado)

No sétimo dia, também conhecido como sábado santo ou de Aleluia, começa a Vigília Pascal. Durante esse dia, Jesus permanece morto e tudo parece perdido. 

8º Dia (domingo)

Jesus esteve realmente morto durante todo o sábado, mas ao amanhecer no domingo de páscoa, ressuscitou. Ele venceu a morte, Aleluia!