segunda-feira, 31 de julho de 2023

"NÓS, PORÉM, PROCLAMAMOS JESUS CRISTO RESSUSCITADO " : 90 ANOS DE DIOCESE


      Decorridos nove dias de preparação espiritual  através de novenário conduzido pelo Pe. Airton Siqueira e leigos de grupos, movimentos e pastorais, além da organização logística, eis que chega o dia 30/08/2023, data em que se registra os 90 anos de criação e instalação da Diocese de Bonfim, circunscrição eclesiástica da Igreja Católica localizada no norte do estado da Bahia. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste 3 da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
     A Abertura da festa aconteceu com orações, recitação do Terço Mariano e, além de outras atrações, tivemos o grande show esperado da cantora de músicas católicas: Suely Façanhas. cantora famosa dos canais de TV. 
     Após o show tivemos uma grande homenagem, realizada por Célio membro da pastoral da Terra, direcionada ao Pe. Luiz Tonetto, italiano, radicalizado no Brasil que teve grande atuação neste 57 anos de presbitério, em movimento Pastoral  da Terra na Paróquia do Senhor do Bonfim, Paróquia de Jaguarari  e Igara. Hoje se encontra em situação delicada de saúde. Finalizando suas, palavras solicitou uma realização de corrente de orações. Ao Pe. Luiz, o eterno agradecimento da Diocese de Bonfim.
   Iniciando o momento festivo oficial, tivemos a entronização da imagem Do Senhor do Bonfim  seguida do clero diocesano, com a participação do cardeal  Dom Sergio da Rocha- Arquidiocesa de Salvador,  dos Bispos Dom Guido Zendrom - Bispo da Diocese de Paulo Afonso - Dom Zanoni Demettino - Bispo da  da Arquidiocese de Feira de Santana. ministros da eucaristia, seminaristas e coroinhas. 


     Na abertura da celebração Eucarística, Dom Hernaldo Farias, Bispo da Diocese de Bonfim fez uso da palavra com ênfase no Hino dos 90 anos da Diocese: "Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado (1Coríntios 1,23). è  esta nossa afirmação, esta é a nossa fé, fé no Cristo crucificado, fé que nos centra naquele que é o sentido de nosso existir cristão. Esta afirmação de fé proclamada por São Paulo, proclamado à comunidade de Corinto torna-se para nós irmãos e irmãs, a expressão máxima do caminho que fizemos para celebrar com a eucaristia o Jubileu dos 90 anos de constituição e ereção da Diocese de Bonfim.
   O que provoca a são Paulo a fazer essa afirmação de fé justamente uma má compreensão que a comunidade de Corinto possuía sobre a cruz de Cristo influenciados pelos gregos e judeus.
     A sociedade daquela época valorizava muito aqueles que tinham poder, os fortes, os sábios, os que possuíam riqueza ou influência social, que consequente,  desprezavam os fracos e simples, os sem status, , os que nada possuíam , os que eram condenados e crucificados a cada dia. Ou seja, desprezavam os que não se enquadravam no esquema social, político ou religioso e, eram descartados. Deus, porém, subverteu esta ordem de projetos puramente humanos. E é justamente a crus de Cristo, diz Paulo, a nós hoje, que se tornou sinal maior dessa inversão de valores feita por deus. É na fraqueza escandalosa da cruz que deus revela sua força. É na loucura da cruz que deus revela sua sabedoria. É na insensatez  da vida dada e entrega gratuitamente que Deus revela o valor da própria vida. Somos gratos a deus que por meio de seu único filho nos guiou  durante estes 90 anos de história nesta Terras baianas sertanejas. 
      E por esta eucaristia, elevemos os mais sinceros louvores ao Deus dos fracos, ao Deus da cruz porque sim, a Diocese de Bonfim é a Diocese da Cruz. Por isso, clamamos ao Senhor do Bonfim: Dai-nos a graça divina da justiça e da concórdia."
   Dando prosseguimento, Pe. Alberto, administrador da Paróquia São José Esposo, realizou leitura da mensagem do Papa Francisco  saudando os membros que compõem a Diocese de Bonfim concedendo a benção apostólica.


       Na homilia, o Cardeal Dom Sergio destacou de atender o convite do Papa Francisco tem tanto ressaltado. "Que a Igreja no seu magistério, no seu ensinamento tem valorizado e que nós necessitamos hoje: comunhão, participação e missão. caminhar juntos, unidos como Igreja na Bahia, no Brasil, no mundo inteiro. Esse convite a caminhar  juntos se faz com passos firmes, generosos de participação, comunhão e missão. Vamos participar sempre mais da vida de nossa Igreja, na missão de nossa igreja, vamos nos unir sempre mais, Vamos caminhar assumindo juntos a missão evangelizadora da Igreja".
      




FELIZ ANIVERSÁRIO DIOCESE DE BONFIM!!!