quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

16º ANIVERSÁRIO DO FALECIMENTO DE DOM JAIRO RUI MATOS DA SILVA




Como parte da Programação da Festa de nosso padroeiro Senhor do Bonfim, ocorreu , nesta  quinta-feira (12/01),  às 7h, na Catedral Diocesana, missa em homenagem ao saudoso Bispo de Bonfim, Dom Jairo Rui Matos da Silva. Ele faleceu há 16 anos, exatamente no dia 12 de janeiro de 2007, por volta das 4h, na Casa de Retiro São Francisco, em Salvador.

Presidiu a Santa Missa,  Padre José Amaro, vigário da paroquia do Senhor do Bonfim. “Dom Jairo Tinha como lema: Ressurreição e Vida. Fazer a memória de Dom Jairo é fazer a memória de um amor incansável, de amor sempre presente do lado dos mais pobres, sempre procurou visitar as comunidades, sempre do lado de quem foi excluído e excluída

No final na celebração, Padre Amaro convidou a todos para se aproximarem do local ontem foi enterrado Dom Jairo e fez um momento de oração e aspergiu no local onde foi sepultado Dom Jairo Rui Matos da Silva.

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA E GLÓRIA AO SENHOR DO BONFIM - 4ª NOITE



A noite da Novena ficou marcada pela presença do Pe. Marek Pawelek, da Paróquia do Pilar e Concelebrante: Pe. Airton Siqueira, Administrador Paroquial

Em sua homilia enfatizou o tema da Novena “Coração ardentes e pés no Caminho”, tirado do Evangelho de Lucas (24,32-33). Fez leitura e questionou o que aconteceu depois da ressurreição de Jesus. Os apóstolos desanimados, mesmo sabendo que Jesus ressuscitou. Como eles falaram, algumas mulheres avisaram que Jesus estava vivo. Eles estavam desanimados porque eles imaginavam o Messias totalmente diferente. Os corações estavam apagados. Eles não acreditavam mais naquilo que eles esperavam do Messias. Porque eles esperam que aquele Messias fosse um revolucionário que iria libertar Israel. Um revolucionário que iria expulsar os romanos. Fosse fazer uma revolução e mudar o governo do país. Jesus se aproximou deles mas, estavam com os olhos fechados, cegos. Eles não reconheceram Jesus e não foi porque Jesus não deixou que eles o reconhecessem, mas porque os olhos ou cabeças deles foram preenchidos com muitas ideias que esperavam do Messias, que Deus Messias iria fazer para eles, que não tinha mais espaço para Jesus.

Olharam para Jesus no jeito totalmente errado. Jesus explica, fala para eles de tudo que o Messias devia sofrer. Devia passar pela cruz, que constava nas escrituras. Mas, quando alguém não quer ouvir não escuta. E, eles mesmo ouvindo Jesus, permaneceram conversando e voltando para casa fugindo daquilo que o próprio Jesus os chamaram.

Um dos erros de nossas vidas. Quantas vezes olhamos Deus na nossa vida como estes discípulos de Emaús. Quantas vezes queremos fazer negócios com Deus. Querendo  que ele tome nossa cruz e nos seguir. “Estou na frente com a lista e apresento minha lista para Deus”. Rezo, considero minha oração, jejum, como forma de pagamento e, Senhor, me entrega a mercadoria que eu comprei. Com Deus isso não funciona. Lembrou o fariseu e o cobrador de impostos. Jesus coloca os dois na nossa frente. Fariseu de pé que se considera quase que igual a Deus; fala que Deus o que está fazendo: pago dízimo, faço minhas orações, jejum e outras coisas. Agradeceu a Deus por não ser como aquele ladrão de impostos.

Nos momentos finais, desejou que todos nós tenhamos nossos corações ardentes. Que ninguém fique com seu coração apagado. Isso é possível através da Eucaristia.


                                              Colaboradores  da 4ª noite da Novena

                                             Parte externa da Igreja Catedral



                                                                ESPAÇO CULTURAL