domingo, 6 de dezembro de 2015

SEMINARISTAS SÃO ADMITIDOS ÀS ORDENS SACRAS E RECEBEM OS MINISTÉRIOS


seminaristas convocados  / Pe. Robson Farias, Dom Francisco Canindé e diácono Clayton Alves

       Neste ano em que celebramos o Ano Vocacional Diocesano – Ano da vida Sacerdotal, aconteceu na manhã deste dia 6 de dezembro, às 7 horas, a celebração de instituição ao leitorato e acolitato dos Seminaristas da diocese de Bonfim, no Centro Diocesano de Pastoral Nossa Sra. De Lourdes, aos seminaristas: Luan Cordeiro Saldanha ( concluiu curso de Teologia) e Antonio Albeci Vieira Nascimento (4º. Ano do Curso  de Teologia), sob a presidência de Dom Francisco Canindé Palhano.

Rito do Leitorado
Seminarista Luan Cordeiro

Seminarista Antonio Albeci

      Admissão `Sagrada Ordem

Seminarista Eduardo César 
     Ainda nesta manhã, aconteceu a admissão às Ordens Sacras ao seminarista Eduardo César Alves Oliveira.
    Registramos, também, a participação do Pe. Robson Farias, diácono Clayton Alves e seminaristas / acólitos.
     Em suas palavras finais Dom Francisco expressou sentimentos de alegria e, enquanto apresentava os novos seminaristas, destacou a importância da Pastoral Vocacional na descoberta de novos vocacionados.  Anunciou a ordenação presbiteral do diácono Clayton Alves que acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016 quando acontecerá a comemoração da Festa do Excelso Padroeiro Senhor do Bonfim.                

     A Instituição ao leitorato e acolitato são etapas importantes da formação do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, gradativamente vai dando passos concernentes ao futuro exercício do ministério presbiteral. Isto não deve ser encarado como uma “burocracia eclesiástica”, mas sim passos significativos e aprofundados no compromisso que deve levar os seminaristas ao ministério ordenado segundo a graça de Deus.
   As funções até então chamadas ordens menores e subdiaconato passaram a ser designadas como ministérios, reduzidos a dois para toda a Igreja Latina: Leitorado e Acolitado.
   Os ministérios do Leitorato e do Acolitato podem ser conferidos a leigos, mas devem necessariamente ser conferidos aos candidatos às Ordens sacras, que os exercerão por algum tempo.
     O leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o Acólito serve ao altar, podendo distribuir a Comunhão em casos extraordinários.

   Em relação à Admissão, o Ritual Romano afirma que  “aqueles que aspiram ao Diaconado e ao Presbiterado manifestam publicamente essa sua vontade de se entregarem a Deus e a Igreja para exercerem a Ordem sacra. A Igreja, recebendo esta oblação, os escolhe e chama, a fim de que se preparem para a recepção da Ordem sacra a que aspiram, e, dessa forma, são oficialmente agregados aos candidatos ao diaconato e presbiterato”.




                                                                            PARABÉNS!

                                                                                                                             Pascom 

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

                                                                                  “Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”

        


              No dia 22 de novembro, 34º. Domingo do Tempo Comum, a Igreja celebrou a Solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo. Para nós católicos, é considerada uma das maiores festas do calendário litúrgico. E, nas primeiras horas, os fiéis reuniram-se na Quadra do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento – Sacramentinas, para celebrar esse dia tão especial e, neste ano da Vida Consagrada e Ano Vocacional Diocesano, contamos com a participação do Pe. Carlos Antonio Barbosa – Pároco da Paróquia São Judas Tadeu da Arquidiocese de Passo Fundo (Rio Grande Sul) e que, também, assume a função de Chaceler do Arcebispado e Juiz do Tribunal Eclesiástico.


Dom Francisco Canindé: momento da homilia
               Nos ritos finais da celebração Irmã Antonina (Congregação Sacramentinas) parabenizou Pe. Carlos e lembrou os momentos de suas experiências vividas em nossa Paróquia e na sequência, Pe. Carlos agradeceu pela acolhida nesta Paróquia , desejando entusiasmo e coragem para continuar na luta pela reforma da nossa Catedral Diocesana. Finalizando parabenizou  Dom Francisco Canindé que, no próximo dia 26, celebrará, seu 6º aniversário de Ministério Episcopal nesta Igreja Particular.


Pe. Carlos, Seminarista Carlos e Diácono Clayton
Irmã Antonina parabeniza Pe. Carlos e presta homenagens
Pe. Carlos Barbosa, Coroinhas e Seminarista Carlos Augusto

                  A Festa de Cristo Rei, que teve início no dia 12/11, na comunidade Gamboa, chegou a seu ápice quando, às 18h, do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento,  saiu o  cortejo da procissão  conduzindo,  pelas ruas do centro e ruas adjacentes da comunidade, a linda imagem de Cristo Rei levando oração, alegria, palavras de esperança e ensinamentos bíblicos.




  Após a chegada, na Capela Cristo Rei, realizou-se a Celebração de encerramento onde, Dom Francisco Canindé presidiu a Solenidade tendo como concelebrante Pe. Carlos Barbosa.