domingo, 16 de dezembro de 2012

Concurso de Presépios 2012





 

  
             No Natal de 2012, a Paróquia do Senhor do Bonfim quer animar os paroquianos, dando destaque ao verdadeiro sentido do Natal, festejando o aniversariante e colhendo os frutos de alegria de paz que Jesus Cristo, o Deus Menino, pode trazer para a humanidade.
               O presépio é a representação do nascimento de Jesus e foi montado pela primeira vez em 1223, por São Francisco de Assis.
              Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo celebrou na floresta de Greccio, para onde mandou transportar as imagens do Menino Jesus, de Maria e José, uma manjedoura, um boi e um burro, e utilizou essa dinâmica para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.
             O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos.
             Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.
Também na Bahia a tradição é grande, como herança da nossa história cristã e católica.

 
REGULAMENTO

O Concurso Paroquiano de Presépios tem por objetivo premiar moradores da Paróquia do Senhor do Bonfim residentes na sede que montem presépios e os inscrevam no concurso segundo esse regulamento.

Categoria
 Residenciais – Para presépios montados em residências (melhor presépio natalino e mais original)

Modalidades
  1. Tradicional – Presépios montados com as figuras mais históricas, esteticamente mais européias.
  2. Regional – Presépios montados com elementos da cultura nordestina e baiana.

Obs. 1.  Para todas as categorias e modalidades é imprescindível a presença de Jesus Menino, Maria e José.

3.      Esclarecemos que não haverá premiações distintas pelas modalidades. Portanto, ficará a cargo da Comissão avaliadora analisar, de forma crítica, a criatividade e desempenho de cada concorrente.

Inscrições

As inscrições acontecerão no período de 17 a 21 de dezembro de 2012, na  Secretaria da Catedral Diocesana , no horário de funcionamento.
OBS.: O presépio deve ficar montado até o dia 06 de janeiro de 2012.

Julgamento
Jurados – O presidente da Comissão Julgadora será o Coordenador da Pascom juntamente com mais 03 (três) membros a serem determinados e/ou indicados.

Serão classificados 03 (três) presépios independentes das modalidades. Essa classificação ocorrerá a partir das fotos e visitação dos membros às residências onde será realizada a tabulação das notas. Para tanto, a Comissão confirmará através de seu cronograma de visitação, o dia e hora para as avaliações. Sendo assim, o participante do concurso deverá manter atento para que não haja falha de comunicação.

Premiação e Entrega

A Premiação será entregue no dia 24 de Dezembro de 2012, no final da celebração da Santa Missa, na Catedral Diocesana do Senhor do Bonfim e contará com a entrega de  troféus e certificados para os outros classificados. A Comissão julgadora poderá outorgar, a seu critério, 1 (um) troféu honorífico a algum(a) morador(a), que monte presépios, inscrito ou não no concurso.

Obrigações Gerais

A inscrição implicará no acatamento das condições estabelecidas no presente regulamento por parte dos participantes.

Os titulares dos direitos, de qualquer natureza, das obras vencedoras autorizam, desde já, a PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM BAHIA a fazer publicação das reportagens, para fins de divulgação e promoção do “Projeto:  O Natal nos 200 Anos Marcados pela Fé”.

Os Casos omissos serão resolvidos pela Pastoral de Comunicação da Paróquia do Senhor do Bonfim

Informações (74) 9191-9737

E-mail: pascombonfim10@hotmail.com ou pascombonfim10@gmail.com


                                                                           Senhor do Bonfim,  16 de dezembro de 2012

O SIGNIFICADO DO ADVENTO PARA OS CRISTÃOS CATÓLICOS


 
Significado do termo

Advento - adventus, em latim - significa vinda, chegada. É uma palavra de origem profana que designava a vinda anual da divindade pagã, ao templo, para visitar seus adoradores. Acreditava-se que o deus cuja estátua era ali cultuada permanecia em meio a eles durante a solenidade. Na linguagem corrente, significava também a primeira visita oficial de um personagem importante, ao assumir um alto cargo. Assim, umas moedas de Corinto perpetuam a lembrança do adventus augusti, e um cronista da época qualifica de adventus divi o dia da chegada do Imperador Constantino. Nas obras cristãs dos primeiros tempos da Igreja, especialmente na Vulgata, adventus se transformou no termo clássico para designar a vinda de Cristo à terra, ou seja, a Encarnação, inaugurando a era messiânica e, depois, sua vinda gloriosa no fim dos tempos.


Surgimento do Advento cristão

Os primeiros traços da existência de um período de preparação para o Natal aparecem no século V, quando São Perpétuo, Bispo de Tours, estabeleceu um jejum de três dias, antes do nascimento do Senhor. É também do final desse século a "Quaresma de São Martinho", que consistia num jejum de 40 dias, começando no dia seguinte à festa de São Martinho.

São Gregório Magno (590- 604) foi o primeiro papa a redigir um ofício para o Advento, e o Sacramentário Gregoriano é o mais antigo em prover missas próprias para os domingos desse tempo litúrgico.

No século IX, a duração do Advento reduziu-se a quatro semanas, como se lê numa carta do Papa São Nicolau I (858-867) aos búlgaros. E no século XII o jejum havia sido já substituído por uma simples abstinência.

Apesar do caráter penitencial do jejum ou abstinência, a intenção dos papas, na alta Idade Média, era produzir nos fiéis uma grande expectativa pela vinda do Salvador, orientando-os para o seu retorno glorioso no fim dos tempos. Daí o fato de tantos mosaicos representarem vazio o trono do Cristo Pantocrator. O velho vocábulo pagão adventus se entende também no sentido bíblico e escatológico de "parusia".

 
O Advento nas Igrejas do Oriente
 
Nos diversos ritos orientais, o ciclo de preparação para o grande dia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo formou-se com uma característica acentuadamente ascética, sem abranger toda a amplitude de espera messiânica que caracteriza o Advento na liturgia romana.
Na liturgia bizantina destaca-se, no domingo anterior ao Natal, a comemoração de todos os patriarcas, desde Adão até José, esposo da Santíssima Virgem Maria. No rito siríaco, as semanas que precedem o Natal chamam-se "semanas das anunciações". Elas evocam o anúncio feito a Zacarias, a Anunciação do Anjo a Maria, seguida da Visitação, o nascimento de João Batista e o anúncio a José.
 
O Advento na Igreja Latina
 
É na liturgia romana que o Advento toma o seu sentido mais amplo .
Muito diferente do menino pobre e indefeso da gruta de Belém, nos aparece Cristo, no primeiro domingo, cheio de glória e esplendor, poder e majestade, rodeado de seus Anjos, para julgar os vivos e os mortos e proclamar o seu Reino eterno, após os acontecimentos que antecederão esse triunfo: "Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre as nações aterradas com o bramido e a agitação do mar" (Lc 21, 25).
"Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem" (Lc 21, 36). É a recomendação do Salvador.
Como ficar de pé diante do Filho do Homem? A nós cabe corar de vergonha, como diz a Escritura. A Igreja assim nos convida à penitência e à conversão e nos coloca, no segundo domingo, diante da grandiosa figura de São João Batista, cuja mensagem ajuda a ressaltar o caráter penitencial do Advento.
Com a alegria de quem se sente perdoado, o terceiro domingo se inicia com a seguinte proclamação: "Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto". É o domingo Gaudete. Estando já próxima a chegada do Homem- Deus, a Igreja pede que "a bondade do Senhor seja conhecida de todos os homens". Os paramentos são cor-de-rosa.
        No quarto domingo, Maria, a estrela da manhã, anuncia a chegada do verdadeiro Sol de Justiça, para iluminar todos os homens. Quem, melhor do que Ela, para nos conduzir a Jesus? A Santíssima Virgem, nossa doce advogada, reconcilia os pecadores com Deus, ameniza nossas dores e santifica nossas alegrias. É Maria a mais sublime preparação para o Natal.
* * *
         Com esse tempo de preparação, quer a Igreja ensinar-nos que a vida neste vale de lágrimas é um imenso advento e, se vivermos bem, isto é, de acordo com a Lei de Deus, Jesus Cristo será nossa recompensa e nos reservará no Céu um belo lugar, como está escrito: "Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam" (1Cor 2, 9).
 
(Revista Arautos do Evangelho, Dez/2006, n. 60, p. 18-19)
 
 
 
 

AVISOS DA PARÓQUIA




   DOMINGO DO ADVENTO

 
MISSAS DOMINICAIS

 
As 7h – Missa na Catedral
As 09h – Missa na Catedral
As 10h – Batizados na Catedral
As 11h – Missa no Carmelo
As 15h45min – Missa na Comunidade de Tijuaçu
As 17h30min – Missa na Comunidade de Tanquinho
As 17h30min – Missa na Comunidade de Estiva
As 19h30min – Missa na Catedral

                                                                                             
MISSAS DA SEMANA:

 

Dia 18/12 – Terça-feira .......  Às 15h30min  – Missa na Comunidade de Barroca de Cima

                                               Às 16h45min – Missa na Comunidade do Mamão


Dia 19/12 – Quarta-feira .....  Às 15h30min – Missa na Comunidade de Lage

                                               Às 16h45min – Missa na Comunidade do Cruzeiro


Dia 21/12 – Sexta-feira .......   Às 16h45min – Missa na Comunidade do Cazumba

                                                                                                         
Dia 22/12 – Sábado ................Às 16h45min – Missa na Comunidade do Bonfim III

                                                 Às 16h45min – Missa na Comunidade do Pernambuquinho

                                                 Às 19h30min – Missa na Comunidade do Santos Dumont

                                                
·         Comunicamos a todos as Comunidades, Grupos, Pastorais e Movimentos que a Assembléia Paroquial será remarcada. Desde já agradecemos a presença e a compreensão de todos.

 ·         Hoje é o dia da Coleta Nacional da Evangelização, os envelopes que foram distribuídos semana passada, deverão ser devolvidos hoje com a sua generosa oferta.  “Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria!”