sábado, 17 de janeiro de 2015

DIA DA GRANDE FESTA: GLORIOSO SENHOR DO BONFIM, ROGAI POR NÓS!

glória a ti neste dia de glória
glória a ti redentor que há cem anos
nossos pais conduziste à vitória
pelos mares e campos baianos
dessa sagrada colina
mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina
da justiça e da concórdia
glória a ti nessa altura sagrada
és o eterno farol, és o guia
és, senhor, sentinela avançada
és a guarda imortal da bahia.
dessa sagrada colina
mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina
da justiça e da concórdia
aos teus pés que nos deste o direito
aos teus pés que nos deste a verdade
trata e exulta num férvido preito
a alma em festa da tua cidade
desta sagrada colina
mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina
da justiça e da concórdia.
 
 









SOLENIDADE DO SENHOR DO BONFIM

6h: Alvorada festiva, com repique dos sinos, queima de fogos e hino ao Senhor do Bonfim
8h: Celebração do Batismo
9h: Recitação do Ofício Divino (Laudes)
10h: Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Exmo. E Revmo. Dom. Francisco Canindé Palhano, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos Sacerdotes da Diocese
12h: Repique festivo dos sinos
16h: Apresentação da Orquestra Filarmônica da Polícia
16h30min: Celebração Eucarística em frente à Catedral
procissão com a imagem do Senhor do Bonfim percorrendo o seguinte roteiro: Saída do espaço em frente à Catedral Diocesana dobrando em frente da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, seguindo pela Rua Ruy Barbosa, Barão do Cotegipe, Travessa Parque da Cidade (ao lado do LACEN), Rua José Felix Angelim (conhecida como Pe. Anchieta), Rua Plínio Gomes, Avenida Roberto Santos, Av. Antônio Laurindo, Rua Manoel Vitorino, Praça Lauro de Freitas, Rua João Rodrigues, Rua Visconde do Rio Branco e por fim retornando à Catedral Diocesana.
Benção do Santíssimo Sacramento
Madrinha do altar: Dilma Marques da Silva e Cíntia Reijane Marques Bartilotti
Madrinha do andor: Deodete Lopes Maia (Detinha)

NONO DIA DO NOVENÁRIO: IGREJA, CATÓLICA E APOSTÓLICA





               A Igreja Católica (o termo "católico", derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa "universal", "geral" ou "referente à totalidade" ), chamada também de Igreja Católica Romana [] e Igreja Católica Apostólica Romana[  é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos , colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro. Seu objetivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus -concede um papel condizente nesta missão à Nossa Senhora, a quem intitulou de "Mãe da Igreja", considerando que nem mesmo se deve temer que o incremento do culto, tanto litúrgico como privado, a ela dedicado, possa ofuscar ou diminuir o «culto de adoração, que é prestado ao Verbo Encarnado e do mesmo modo ao Pai e ao Espírito Santo.[ Para este fim, a Igreja Católica administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo. Atua em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais e abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famílias, pobres, idosos e doentes.[]


A Igreja Católica se considera "A Igreja" estabelecida por Deus para salvar todos os homens, embora admita a possibilidade de salvação dos que não a seguem. Esta ideia é visível logo no seu nome: o termo "católico" significa global em grego. Ela elaborou sua doutrina ao longo dos concílios a partir da Bíblia, comentados pelos Pais e pelos doutores da Igreja. Ela propõe uma vida espiritual e uma regra de vida aos seus fiéis inspirada no Evangelho e definidas de maneira precisa. Regida pelo Código de Direito Canónico, ela se compõe, além da sua muita bem conhecida hierarquia ascendente que vai do diácono ao Papa, de vários movimentos apostólicos, que comportam notadamente as ordens religiosas, os institutos seculares e uma ampla diversidade de organizações e movimentos de leigos. ((Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).


                                                  


Pe, Darlan dos Santos

                                                  

                                                 


Diácono Carlos Antônio, Dom Francisco e Diácono Wellington Barbosa)

Pe. Luciano (Arquidiocese de Feira de Santana)

 
            E, completando nosso ciclo novenário em louvor ao nosso Grande e Glorioso Senhor do Bonfim, a nossa Igreja Catedral ficou pequena para o grande número de fiéis e devotos. Foram nove dias de participação efetiva de todas as comunidades paroquiais. Neste momento, observamos o quanto nosso Padroeiro é admirado e querido. Observamos a força da fé do povo deste grande sertão sofrido, em particular de nossa Paróquia, que inspira a perseverança e a esperança da renovação espiritual, conversão  que, através desta, na glória sem, alcancará a salvação. É a força de nossa Igreja, Mãe e Mestra. A nossa Igreja Católica Apostólica e Romana. Esse último dia novenário foi conduzido por  Dom Francisco Canindé Palhano, Pe. Darlan dos Santos, Pe. .Wheider Gerlan, Pe. Luciano (Arquidiocese de Feira de Santana), Diácono Carlos Antonio Barbosa de Araujo Júnior (Pregador – cidade de Passo Fundo – RS) e Diácono Wellington Barbosa (cidade de Natal).
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: DIÁCONO WELLINGTON

            Após saudações aos representantes da nossa Diocese e Paróquia, demais religiosos e assembleia, com o Tema: Igreja, Católica e Apostólica o Pregador Diácono Carlos Antonio Barbosa, realizou algumas considerações e pontuou a importância, durante estes dias, da reflexão e do olhar para o Senhor do Bonfim e a certeza de se refletir o papel da Igreja de Cristo em nossas vidas. Ela está presente em nossa caminhada e nos conduzirá à salvação.

 
               Dando ênfase à missão da Igreja, segundo ele, a Igreja é conduzida em missão para enviar seus discípulos: "Ide e fazei discípulos entre as nações!" (cf. Mt 28,19). Eis que estarei com vocês todos os dias. Na oportunidade, relembrou a Jornada Mundial da Juventude que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, que congregou todos os povos independe de cor, raça ou classe social para sentir a beleza de seguir Jesus.
Finalizou suas palavras afirmando que a “Igreja é católica por que nela é proclamada o reino dos céus”. Convidou os fiéis a suplicar ao Glorioso Senhor do Bonfim para tenhamos uma fé inabalável e que olhe para esse povo sofredor. Que Ele nos ensine a proclamar o evangelho e amar sua Igreja. Que Deus nos dê a graça da justiça e da concórdia e, que faça-nos compreender cada vez mais que nossa Igreja é Una, Católica e Apostólica.
 
           MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO
                                    









                                              


                Registramos, ainda nesta noite, a prasença da madrinha do Altar: Sra. Maria Luciane Tudela e dos padrinhos: Ademilton Alves Ribeiro, Aida Marly Rodrigues da Silva e família, Arthur Sena Gomes Silva Lima, Carlos Brasileiro, Leonor Bartilotti e Carlos Lobo, Maria Celeste, Raymundo e Sonia Silva, Yolanda Bartilotti Sena Gomes., 

 

             IMAGEM DE FIÉIS
                                   

         




 
 MOMENTO DA ENTREGA DO PRESENTE AO PREGADOR  PELA MADRINHA DO ALTAR



 
MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE FOLIA DE REIS