sábado, 14 de janeiro de 2023

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA AO SENHOR DO BONFIM - 6ª NOITE

 

                                                                                           "Corações ardentes, pés a caminho"

      



                                                      Pe. Wheider Gerlan / Pe. Airton

    Nesta 6ªa noite do Novenário do Glorioso Senhor do Bonfim, a Paróquia teve como convidado Pe. Wheider Gerlan, filho da cidade de Senhor do Bonfim. 

     Revendo parte de sua homilia. "Mais uma vez mais, nos reunimos nesta Igreja Catedral, coração de nossa Diocese e de nossa Paróquia para render louvores ao nosso Excelsior Padroeiro, o glorioso Senhor do Bonfim.

 Continuamos com atônita toda especial àquela alegria celebrada no último domingo na solenidade  de Epifania do Senhor. Ainda estamos vivendo essa alegria. O Senhor se manifesta em nós, se apresenta com todo seu esplendor, com toda sua força. No último domingo, depois da proclamação do Evangelho nós ouvíamos o anúncio das solenidades, das festa e das comemorações mais importantes do ano para que a gente fosse entendendo  a mensagem que, embora tenhamos um dia para celebrar a Epifania do Senhor, a manifestação do Senhor , a Epifania na verdade, é todo ano litúrgico. E porque não dizer que o Senhor se manifesta todo tempo enquanto peregrinamos no tempo e na história. 

 Mas essa semana que faz a transição entre o Tempo do Natal e o tempo e primeira parte do tempo Comum traz o sabor todo especial de Epifania. Traz consigo toda uma atmosfera especial da Epifania. É o que gente pode comprovar quando de maneira muito atenta da palavra dessa liturgia dessa semana. vemos o Senhor continuando sua Epifania. vemos o Senhor continuando a sua manifestação. ora anunciando a palavra de Deus que é Ele mesmo, ora fazendo curas, como a cura da sogra de Pedro, a cura dos leprosos. esses são sinais e dão autenticidade de que é mesmo, de fato, o Messias esperado por Israel.

Todavia, parece-nos que a mensagem que a liturgia da palavra proclamada  desde a última terça-feira quer deixar em nossas mentes, sobretudo, em nossos corações, que o Senhor se manifesta, que o Senhor faz a sua Epifania na palavra.

E, para nós, cristãos católicos, é a palavra escrita, é o texto, é o texto sagrado, é o texto bíblico. Mas, não é só. A palavra de Deus para nós cristãos católicos tem um conceito mais amplo, é a escritura sim. Mas, também essa palavra que chega até nós através de nossos dias, através da tradição, da igreja, através dos sinos da Igreja, através do magistério e também de formas diversas, de formas variadas através dos símbolos, das leitura, das interpretação que nos fazemos através dos ritos. Essa palavra que chega até nós pela iconografia da Igreja.

Contemplando ao Senhor do Bonfim que reina no madeiro, peçamos a Ele a graça de nos darmos conta de sua Epifania que continua por toda nossa vida. Essa foi sua conclusão final.

                                                                       


                                                                                 


                                                     ESPAÇO CULTURAL