domingo, 13 de janeiro de 2019

12/01/2019 - A VIRTUDE DA PRUDÊNCIA - 5º DIA DO NOVENÁRIO





             Conforme o Catecismo da Igreja Católica “a prudência é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em qualquer circunstância, nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-lo. “O homem sagaz discerne os seus passos” (Pr 14,15). “Sede prudentes e sóbrios para entregardes às orações” (1 Pd 4,7).

            Para melhor compreensão do sentido da Virtude da Prudência, a Paróquia do Senhor do Bonfim, na sua 5ª Noite do Novenário do Nosso eterno Excelsior  Glorioso Padroeiro Senhor do Bonfim,  convidou  como Pregador o Pe. Quirino José Quadros da Diocese Divinópolis – MG. Contamos, ainda, com a participação do Pe.  Jarbas Gonçalves,  Pároco e Administrador Diocesano e Pe,  Heleno, vigário.


          Em sua pregação, Pe. Quirino, neste dia edifica o conhecimento e  sabedoria. Dispõe a razão para discernir de todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o batismo.  É Só pela graça de Deus que nós  podemos alcançar  essa virtude e a segui-la  com grande fidelidade e com grande paz. Ela não nasceu das mãos humanas e sim do coração de Deus. De um Deus que nos ama, de um Deus que paciente, de um Deus é misericordioso. De um Deus que se dignou subir ao calvário e abrir os braços num madeiro e se entregar por cada um de nós.

             Essa virtude é considerada a virtude mãe humana, pois conduz as outras virtudes indicando-lhes a guerra e a medida. Quantas situações poderiam ser evitadas no mundo se nós fossemos fiéis à virtude da prudência. Quantas situações poderiam ser quantificadas e abrandadas se nós vivêssemos com grande paz e com grande amor e seguisse fielmente o que ela nos diz e o que ela nos orienta.

       Nos momentos finais de sua pregação, alertou para sejamos prudentes para que ouçamos as palavras de Cristo e as coloquemos em Prática. É a única forma de mantermos nosso relacionamento seguro do Jesus Cristo. Sedes prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. Confie no Senhor de todo seu coração. Que nosso Senhor seja amado, seja louvado, seja amado em todas as circunstâncias de nossa vida. Sejamos sábios com a sabedoria que vem do céu. Quem é prudente sábio conhece a Jesus nosso Senhor e não se decepciona.
       Neste dia 12 de janeiro foi lembrado o 12º aniversário do falecimento do  saudoso Dom Jairo Ruy Matos da Silva que durante anos conduziu o rebanho desta Diocese.


 


                                          IMAGEM DA BENÇÃO DO SANTÍSSSIMO



IMAGENS DA QUERMESSE