terça-feira, 15 de novembro de 2011

IGREJA REALIZARÁ SACRAMENTO DO CRISMA PARA JOVENS NESTA QUINTA EM BONFIM


Um retiro foi realizado para os jovens na paróquia do Senhor do Bonfim nesta terça-feira 15, para um aprofundamento sobre a importância do sacramento que eles irão receber a partir da próxima quinta-feira na Catedral diocesana, quando D. Francisco Canindé Palhano, Bispo Diocesano estará ungindo-os, e assim confirmando os dons do Espírito Santo na vida desses jovens, que assim como Jesus terão uma missão a ser seguida, confirmada no livro do Evangelista Lucas, capitulo 4,versículos 18 e 19:
“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,

A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor”.


A Crisma é o segundo Sacramento da Igreja Católica Apostólica Romana, denominado como “Sacramento da maturidade cristã”, feito a para jovens já batizados. Crisma significa a confirmação de um compromisso pessoal com Cristo e com a comunidade cristã, efetivado anteriormente pelo Batismo. É a ratificação das promessas batismais efetuadas pelos pais e padrinhos no dia do seu batismo.


Os sete dons do Espírito Santo


a) Saberia. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele (a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.

b) Inteligência. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.
Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos...

c) Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.

d) Conselho. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados...

e) Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.

f) Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.

g) Temor de Deus. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.