terça-feira, 13 de janeiro de 2015

QUINTA NOITE DO NOVENÁRIO: IGREJA, CORPO MÍSTICO DE CRISTO


          O início desta noite festiva ficou marcado pela realização da 1a. Moto-passeata , saindo da CAVEPE- Yamarra, que conduzindo a Imagem do Glorioso Senhor do Bonfim, marchou em direção à Catedral Diocesana.
 

                                                   


                                                   

 
 
A Igreja, Corpo Místico de Cristo se traduz nesta noite numa grande festividade de alegria e satisfação contagiada pelos devotos demonstradas em cada olhar, em cada sorriso. Um olhar que diz obrigado Cristo, representado neste momento por nosso Glorioso Senhor do Bonfim, por ter nos deixado e amado sua Igreja e por ela ter se entregado e nos entregado para sua conservação e manutenção por todos os séculos sem fim. É nessa fé que caminhamos na meditação sobre os mistérios rumo à santidade.

 
 
                                               

                                                 
 
Nesta Quinta noite do Novenário, tivemos como Tema: Igreja, Corpo Místico de Cristo tendo como Pregador Pe. Lucivaldo França de Oliveira. Tivemos ainda a participação de Dom Francisco Canindé Palhano e Pe. Wheider Gerlan Santana Miranda.  

 
Na sua  pregação Pe. Lucivaldo França inicia afirmando que a Igreja é o Corpo Místico. A Igreja Católica Apostólica e Romana que tem como a cabeça: Jesus Cristo. Somos um só corpo em Cristo. Nós somos uma hierarquia onde Cristo é a cabeça invisível; o Pontífice Papa Francisco é a cabeça visível. Conforme citação bíblica, Jesus disse: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja. Pedro foi a primeira representação, depois de Cristo, como cabeça da Igreja. Nós somos os membros da Igreja. Quando um sofre, todos sofremos juntos.
A Igreja, como Corpo Místico pode ser assim representada: 1. Igreja Triunfante – Comunhão dos Santos; 2. Igreja Padecente – composta pelas almas do purgatório. A Igreja desde a antiguidade nos orienta a rezar pelas almas que necessitam de oração e 3. A igreja Militante – somos todos nós. Devemos vigiar e orar todos os dias. Rezar por nossos inimigos, pela suas conversões. Como base nisso devemos ser seguidores de Cristo.
Refletindo sobre o papel da Igreja, podemos afirmar que Ela é peregrina por que não temos morada própria. Todos formamos a Igreja Peregrina. Se estamos coma Igreja, estamos com Cristo. Estamos protegidos e abençoados. A Igreja como mãe, nos conduz aos pés de Jesus.
        
                                                 MOMENTOS DA NOVENA

                                                   


                                                  

                                                 

                                                
                                                
 
 
A MADRINHA DO ALTAR, DJANIRA SANTOS GONÇALVES  ENTREGA PRESENTE AO PREGADOR Pe. LUCIVALDO FRANÇA E CUMPRIMENTA DOM FRANCISCO CANDINDÉ.

                                          
 
PADRINHOS DA NOITE

 Cesar Cristiano Salgado Cavalcante, Cleusa Candido, Daise Maria Salgado de Matos, Helcio Cardoso de Matos Sobrinho, Halcio Cardoso de Matos Filho, Jorge Souza e Silva, Nelson Rodrigues, Simone Alves, Virgínia Áurea Salgado Nogueira


                                 

                                     

DOM JAIRO RUI MATOS DA SILVA  É RELEMBRADO EM SEUS OITO ANOS DE FALECIMENTO
                                          

Na oportunidade passagem do aniversário de 8 anos do falecimento de Dom Jairo Rui Matos da Silva, Dom Francisco Canindé Palhano, incensou o local onde se encontra depositado seus restos mortais.

Dom Jairo Matos, foi nomeado Vigário Paroquial de Santo Antonio de Jesus (em 29/12/1954). Após a morte do Pe. Antonio Oliveira, titular, foi nomeado pároco. Em 11/01/1963 foi transferido para Jequié (paróquia Santo Antonio de Pádua). Ali permaneceu durante 11 anos, até sua nomeação como bispo da diocese de Bonfim (aos 16 de janeiro de 1974), pelo papa Paulo VI.

Foi ordenado bispo no dia 05 de maio na Praça da Igreja Matriz de Jequié. Chegou à cidade de Sr. do Bonfim no dia 02 de junho de 1974, tomando posse com 5º bispo da diocese.  Faleceu na Casa de Retiro São Francisco, em Salvador, no dia12/01 por volta das 04 horas. O Velório realizou-se na Catedral Diocesana de Senhor do Bonfim, e o sepultamento aconteceu na própria Catedral, na manhã de hoje (13).  Que as graças de Deus derrame sobre ele a luz eterna!


                                          
                                                MEMBROS DA ASSEMBLEIA



 
                                           

                                              

                                              

                                            

                                            

                                        


       ESPAÇO CULTURAL