terça-feira, 22 de janeiro de 2013

MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS COMENTADOS



Os 10 Mandamntos da Lei de Deus, Jesus disse um dia a um jovem:. “Se queres entrar na vida eterna, cumpre os Mandamentos”.
1º Mandamento: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

Um homem perguntou a Jesus: _Mestre, qual é o principal mandamento da Lei de Deus?

Jesus respondeu: _Amarás o Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente.

Como podemos demonstrar o nosso amor a Deus? Dando-lhe graças, ou seja, agradecendo a Ele por tudo que Ele nos dá: Nossa vida, nossa família, o alimento de cada dia...

2º Mandamento: NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO

Devemos respeitar o nome de Deus. Por que o teu nome, Senhor, é Santo. O amor que temos a Deus, leva-nos a pronunciar o seu nome com o maior dos respeitos. Por que Deus é santo, e seu nome há de ser santo para nós. Assim cumprimos o segundo mandamento: Não pronunciarás o nome de Deus em vão.

3º Mandamento: GUARDAR DOMINGOS E FESTAS

O Domingo é dia de festa. Na nossa família temos alguns dias de festa. Assim, por exemplo, celebramos os nossos santos, os aniversários, aniversários de coisas importantes que aconteceram. São dias de alegria e a mãe prepara algum doce para a refeição ou para o lanche. Também os cristãos formam uma grande família e tem os seus dias de festas. Um deles é o domingo.

No domingo, recordamos com alegria a ressurreição de Cristo. E no domingo também nos reunimos com Jesus, o sacerdote e todos os cristãos na igreja para celebrar a Santa Missa. Santificamos o domingo assistindo à Santa missa, unidos aos outros cristãos, para oferecer a Deus o sacrifício que Jesus Cristo ofereceu na cruz para a nossa salvação. Em segundo lugar, descansando do trabalho, pois também Deus descansou ao sétimo dia da criação, para nos ensinar que Ele quer que descansemos depois de termos trabalhado durante toda a semana.

4º Mandamento: HONRAR PAI E MÃE

Os filhos devem honrar seus pais, que tanto nos amam e se preocupam conosco. Honrar é amar, respeitar, obedecer.

Amamos nossos pais quando os tratamos com carinho, lhe damos alegrias, evitamos dar-lhes desgostos e rezamos por eles.

Respeitamos a eles quando não lhes damos más respostas, nem gritos, mas os tratamos de forma especial e com muito carinho.

Quando desobedecemos aos nossos pais, ofendemos a Deus, pois os nossos pais representam Deus na terra. E pelo contrário, se obedecemos aos nossos pais, damos uma grande alegria ao Senhor.

5º Mandamento: NÃO MATAR

Devemos amar e respeitar a vida. Todos nós, cristãos, sabemos que a vida é um grande presente de Deus. Por isso, devemos amar a vida, respeitá-la e defendê-la. Jesus nos ensinou a amar e perdoar a todos e a não querer, nunca, mal a ninguém.

Como cumprir o 5º mandamento: Amar a todos e perdoar os nossos inimigos, não causar danos a nossa própria vida nem a vida do nosso semelhante. Amar a criação de Deus: os animais, as plantas, as pessoas...

6º Mandamento: NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE Bem Aventurados os limpos de coração, Por que verão à Deus.

No dia do nosso batismo, Deus deixou a nossa alma livre: sem mancha de pecado, cheia de luz e de graças. Além disso, pelo batismo o teu corpo e a tua alma, passaram a ser o Templo do Espírito Santo, a morada de Deus. Vê por que merece tanto respeito o nosso corpo? Acontece que às vezes, surgem em nossas vidas algo que nos deixam impuros, ou seja, com a mancha do pecado.

Para conservar a tua alma limpa, como o céu sem nuvens, com a neve que ninguém pisou, tudo em você tem que ser limpo: as suas palavras, seus pensamentos e suas ações, ou seja, as coisas que você faz.

O QUE DEUS ME PROPÕE PARA SER FELIZ? COMO FAZER PARA RESPEITAR O 6º MANDAMENTO?

Amar a pureza como presente de Deus; Ter cuidado e delicadeza no que vestir e no que falar; Fugir das ocasiões que possa nos fazer pecar. Evitar a más amizades, não ver os programas sujos na televisão, Internet, DVD’s, cinema, etc; Dizer NÃO ao que possa nos levar a pecar; Cultivar um grande amor a Cristo e à Maria. Os que os amam, amam ao que Eles deram como exemplo: a pureza; Imitar a Jesus, que viveu a castidade sem manchar o seu corpo com a impureza.

7º Mandamento: NÃO FURTAR Respeitar as coisas dos outros. Não cumpre este mandamento quem: Rouba ou ajuda a roubar; Quem não devolve o que lhe emprestaram; Que destrói os bens de uso comum, ou seja, bancos de praças, parquinhos, carteiras de escola/catequese, entre outros;

Quem não trabalha como deve. Quem não paga os impostos; Deus criou a terra e todos os bens que contém para o proveito de todas as pessoas. Mas, todos esses bens não estão sendo bem repartidos. Enquanto uns possuem muito, outros não tem nem o necessário para viver com a dignidade própria do ser humano. É vontade de Jesus que os que têm muito o compartilhem com os outros.

8º Mandamento: NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO Jesus nos ensina a dizer sempre a verdade. Que o seu sim, seja sempre SIM! O inventor da mentira é o diabo, foi ele quem pos no mundo a primeira mentira quando disse a Adão e Eva que se eles comessem do fruto proibido eles seriam como deuses. Adão e Eva comeram, desobedecendo a Deus e, não viraram deuses, ao contrário, perderam a amizade de Deus e foram expulsos do Paraíso.

Jesus, pelo contrário, sempre nos ensinou a dizer a verdade. Quando Ele ia ser crucificado, o sumo sacerdote perguntou se Ele se era mesmo o filho de Deus, ele respondeu: Sim, sou! Depois, Pôncio Pilatos também perguntou: És tu também o Rei dos Judeus? Jesus sabia que se Ele se considerasse rei ia ser condenado à morte, mas mesmo assim disse a verdade, então condenaram-no à morte.

Então, o 8ºmandamento nos fala sobre a mentira, não devemos mentir, nem falar mal dos outros.

9º Mandamento: NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO Neste mandamento, Deus defende a União da família. Podemos juntar este mandamento com o 6º, o 7º e o 10º (não pecar contra a castidade, não roubar e não cobiçar as coisas alheias) Não devemos, na nossa vida conjugal, ter mais de um companheiro, ou namorado, devemos respeitar nossa esposa / marido e os nossos filhos, bem como respeitar a família dos outros. Não podemos roubar as pessoas dos compromissos que elas tem, bem como não ter inveja de outras famílias.

10º Mandamento: NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS Neste mandamento, Deus quer que não tenhamos a inveja! O que é seu, a você pertence, você foi merecedor disso, e o que é dos outros, a eles pertencem, eles foram merecedores daquilo. Mas isso não significa que o que temos não possa ser dividido com os outros, devemos nos compadecer dos outros e dividir aquilo que temos. Se temos que nos dá e sobra, por que não ajudar aqueles que não tem nada? No mundo hoje, existe muita desigualdade social, enquanto uns tem demais, outros não tem o mínimo para sobreviver. Vivem em condições ruins, não tem o que comer ou o que vestir.

Marcadores: MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS COMENTADOS
Assinar: Postagens (Atom)