segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DOM FRANCISCO CANINDÉ PALHANO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO BAIANO



         


           A ASSEMBLÉIA LEGISLATVA DA BAHIA CONCEDEU,  NO ÚLTIMO DIA 4 DE OUTUBRO, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOLENE,  NO AUDITÓRIO DO COLÉGIO SACRAMENTINAS, EM SENHOR DO BONFIM, O  TÍTULO DE CIDADÃO BAIANO AO NOSSO PASTOR - DOM FRANCISCO CANINDÉ PALHANO, BISPO DIOCESANO DE BONFIM.
         A INDICAÇÃO  FOI DE AUTORIA E CO-AUTORIA DOS DEPUTADOS CARLOS BRASILEIRO (PT) E ELMAR NASCIMENTO (DEM), QUE FOI APROVADA POR UNANIMIDADE.
         O EVENTO, QUE SERÁ ABERTO A TODA A COMUNIDADE, CONTOU  COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, MARCELO NILO, QUE FEZ OFICIALMENTE A ENTREGA DO TÍTULO. TAMBÉM ESTIVERAM PRESENTES PARLAMENTARES, AUTORIDADES CIVIS, EMPRESARIAIS E RELIGIOSAS.

 












    


         O DEPUTADO CARLOS BRASILEIRO DESTACOU O PAPEL DA LIDERANÇA RELIGIOSA NA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM, NÃO APENAS EM RELAÇÃO À EVANGELIZAÇÃO, COMO TAMBÉM NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES SOCIAIS IMPORTANTES PARA DIVERSAS COMUNIDADES. DOM FRANCISCO “É CIDADÃO QUE ENTREGA SUA VIDAS EM FUNÇÃO DO OUTRO, SOBRETUDO DOS MAIS NECESSITADOS”.
      

           O BISPO DIOCESANO DE BONFIM, DOM FRANCISCO CANINDÉ PALHANO NASCEU EM 1º DE FEVEREIRO DE 1949, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU (RN). INGRESSOU NO SEMINÁRIO DE SÃO PEDRO, EM NATAL, EM 1960 E  FOI ORDENADO EM 6 DE JANEIRO DE 1974, TENDO CELEBRADO A 1ª MISSA EM 1975, NA SUA CIDADE NATAL. TORNOU-SE MESTRE EM TEOLOGIA MORAL, NA ACADEMIA ALFONSIANA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE LATERANENSE, EM ROMA, EM 1987. RECEBEU O TÍTULO DE MONSENHOR EM 1991, SENDO ELEITO BISPO PARA A DIOCESE DE BONFIM PELO PAPA BENTO XVI EM 26 DE JULHO DE 2006. DOM FRANCISCO TEM DESENVOLVIDO DIVERSOS PROGRAMAS PASTORAIS EM TODA A EXTENSÃO DO TERRITÓRIO DA DIOCESE, NOS 23 MUNICÍPIOS SOB SUA JURISDIÇÃO DIOCESANA. SUAS AÇÕES TRADUZEM A COMPROVAÇÃO DE EFETIVO COMPROMISSO E ENTREGA PERANTE A COMUNIDADE BAIANA, ESPECIALMENTE NESTE REGIÃO DO SEMIÁRIDO.



        

 









              OS CONVIDADOS FORAM RECEPCIONADOS PELO TOQUE DA FILARMÔNICA UNIÃO DOS FERROVIÁRIOS E CONTOU AINDA COM A PARTICIPAÇÃO DO CORAL DOS ALUNOS DA ESCOLA SÃO  FRANCISCO LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE BONFIM III.






      A PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM PARABENIZA NOSSO PASTOR DIOCESANO!

ENCERRAMENTO DO I CONGRESSO EUCARÍSTICO PAROQUIAL



         O I Congresso Eucarístico Paroquial chegou ao seu terceiro dia, neste sábado, 5/10, reunindo um público composto de Grupos, Movimentos, Pastorais e Serviços, bem como membros de comunidades para festejar mais uma etapa da Programação dos 80 anos de Instalação da Diocese de Bonfim. No dia 3, tivemos o Tema: "Quantos Pães tendes Vós?" ( Mt 15, 34a); no dia 4, foi seguido o Tema: "Eu sou o Pão da Vida"(Jo,  6,48) e no dia 5, tivemos o Tema: ""Este é meu corpo que será entregue por Vós"(1 Cor, 11,24b).


                                            Momento de Adoração ao Santissimo Sacramento

         No dia 6, domingo, chegou o ápice do Congresso onde, às 17h, foi realizada a Missa Solene presidida por Dom Francisco Canindé Palhano, Bispo Diocesano e concelebrada pelo Pe. José Vieira. A animação ficou a cargo do Coral criado para o Festejo Jubilar que compõem 80 participantes.
                                                       


 


MOMENTO DE EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO








                 



 Logo após, à 18h30min, iniciou-se a Procissão com o Santíssimo sacramento visitando e abençoando as famílias e todo povo de Deus.
        
  


















   FIÉIS ORNAMENTAM FACHADAS DE SUAS RESIDÊNCIAS PARA SAUDAR O SANTÍSSIMO SACRAMENTO

 




           










              O encerramento da Procissão aconteceu, às 20h, em frente à catedral Diocesana onde Dom Francisco Canindé realizou a Bênção Solene do Santíssimo Sacramento.

    Ao final dos Atos Litúrgicos foi anunciada, por nosso Pastor Diocesano, a tão esperada reforma da Catedral. Sendo assim, foi gerado um grande momento de alegria traduzido pelos aplausos. Dom Francisco Canindé comunicou que no próximo domingo, 13, haverá a Celebração da última Missa na Catedral antes da reforma. Neste mesmo dia será realizada a Procissão com os Santos da Catedral em direção ao Colégio Sacramentinas e, assim permitindo o fechamento da Catedral para a reforma. Sendo assim, as Missas serão realizadas na Capela do citado Colégio.