domingo, 20 de abril de 2014

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO: CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA!




     
 
                                                                     
              Cristo Ressuscitou Aleluia! Assim anunciava os sinos da Catedral e de todas as Capelas às 6h da manhã.
             O Domingo da Ressurreição é o último dia do Tríduo Pascal e o primeiro dia da oitava da Páscoa.
             Inicialmente a solenidade pascal consistia na Vigilia Santa, que terminava antes da aurora. Todavia, muito rapidamente se quis prolongar a festividade ao longo do dia de Domingo, tão carregado de lembranças, desde a mensagem do anjo às mulheres que traziam perfumes, até a manifestação do ressuscitado em meio aos dez apóstolos, ao anoitecer.
            O Círio Pascal deve ser colocado junto ao ambão  ou perto do altar, permanecendo aceso em todas as celebrações litúrgicas.

 
 
PROCISSÃO PROCESSIONAL

 
 

CORAL DPASTORAL FAMILIAR

           Tivemos neste Domingo, às 7h, na Quadra do Colégio Sacramentinas, a  Santa Missa celebrada por Dom Francisco Canindé auxiliado pelo Diácono Darlan. A animação ficou sob responsabilidade da Pastoral Familiar.
            Em sua homilia, Dom Francisco Canindé, dentre outras definições, coloca que "Ressurreição é um grande dinamismo que impulsiona a vida.  Ressuscitar é se comprometer com a ousadia da Cruz; é sair e anunciar Jesus". Nos momentos finais chamou a atenção dos jovens quanto à participação nas celebrações eucarísticas realizadas aos domingos. Desejou a todos ..."De coração: Feliz Páscoa!"

EQUIPE DE LEITORES
DIÁCONO DARLAN PROCLAMA EVANGELHO
DOM FRANCISCO REALIZA HOMILIA

        RITOS FINAIS DA CELEBRAÇÃO
 

BENÇÃO FINAL

REVERÊNCIA À IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

SÁBADO SANTO E VIGILIA PASCAL




                    Aconteceu neste Sábado Santo, na Quadra do Colégio Sacramentinas  a Vigilia Pascal que representa uma noite de  meditação e silêncio.
                    Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição.
                    Todos os elementos especiais da Vigilia querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: Páscoa do Senhor, a sua passagem da Morte à vida. 
                    
                    Na parte exterior do Quadra do Colégio, preparou-se a fogueira. Estando o povo reunido em volta, Dom Francisco Canindé abençoou o fogo novo.. Em seguida, Diácono Darlan apresentou ao Bispo o Círio Pascal no qual, com estilete, fez uma cruz dizendo as palavras que falam da eternidade de Cristo.
 
 
                                              




 
               Depois que tivemos aceso o Círio Pascal que representa o Cristo Ressuscitado, organizou-se a procissão que se direcionou ao espaço interno onde foi proclamado: Eis a Luz de Cristo!
 

 
              Dando prosseguimento os féis permaneceram em pé com as velas acesas. Dom Francisco incensou o círio pascal e em seguida proclamou a Páscoa. Entoou-se o hino de louvor anunciando a todos a alegria do céu, da terra, da Igreja, da assembleia dos cristãos. Esta alegria procede da vitória de Cristo sobre as trevas.
 
 
 
                Nesta noite a comunidade cristã deteve mais que o usual na proclamação da Palavra. Tanto o Antigo testamento como o Novo Testamento falam de Cristo e iluminam a História da Salvação e o sentido dos sacramentos pascais. Há um diálogo entre Deus que se dirige ao Povo (as leituras) e o Povo que lhe responde (Salmo e Orações).
 
 
Equipe de Leitores

Equipe de Salmistas
Diácono Darlan: Proclamação do Evangelho


Dom Francisco Canindé Realiza Homília

                 A noite de Páscoa é o momento no qual tem mais sentido celebrar os sacramento da iniciação cristã.
                 Na Benção da água batismal Dom Francisco mergulhou o círio pascal na água e, logo após, foi realizada a renovação das promessas do batismo. E, em seguida, aspergiu a assembleia com água benta.
 




DOM FRANCISCO ASPERGINDO ÁGUA SOBRE FIÉIS

 
                  E, finalizando-se a Eucaristia , ápice da Noite Pascal, considerada como a Eucaristia central de todo ano, pelo fato de que o Cristo Ressuscitado nos faz participar de seu Corpo e Sangue,  Dom Francisco Canindé realizou a Benção final.
 
 
 
MOMENTO APÓS CELEBRAÇÃO