domingo, 20 de janeiro de 2013

20 DE JANEIRO DE 2013 - MISSA DO 2º DOMINGO COMUM



MISSAS DOMINICAIS

 

As 7h – Missa na Catedral

As 8h – Missa na Comunidade de Carrapichel

As 09h – Missa na Catedral

As 11h – Missa no Carmelo

As 11h – Missa Festiva na Comunidade do Mulungu

As 15h45min – Celebração na Comunidade de Tijuaçu

As 16h – Missa festiva na Comunidade de Varzinha

As 17h – Missa festiva na Comunidade do Barro de Cima

As 17h30min – Celebração na Comunidade de Tanquinho

As 17h30min – Celebração na Comunidade de Estiva

As 19h30min – Missa na Comunidade do Alto da Maravilha

As 19h30min – Missa na Catedral

                       
                                                                               

MISSAS DA SEMANA:

 

Dia 22/01 - Terça-feira ......... Às 15h30min – Missa na Comunidade de Salinas

                                               Às 16h45min – Missa na Comunidade de Coité

 

Dia 23/01 – Quarta – feira .....    Às 15h30min – Missa na Comunidade do Butiquinho

Às 16h45min – Missa na Comunidade  de Várzea do Mulato

                                                                                                         

Dia 26/01 – Sábado ................Às 16h45min – Missa na Comunidade do Bonfim III

                                               Às 16h45min – Missa na Comunidade do Pernambuquinho

                                               Às 19h30min – Missa na Comunidade do Santos Dumont

 

·         Avisamos aos Grupos, Pastorais e Movimentos, que já dispomos dos livros da Campanha da Fraternidade 2013, este ano com o tema:  Fraternidade e Juventude, e o lema: Eis-me aqui, envia-me ( ls 6,8), os interessados podem procurar a Secretaria Paroquial.

·         A Paróquia do Senhor do Bonfim agradece a tos os grupos, Movimentos, Pastorais, Serviços, Colaboradores e todas as comunidades pelo apoio e participação na 201ª Festa de nosso Padroeiro.

FESTA DO SENHOR DO BONFIM ENCERRADA COM CHUVA DE GRAÇAS

 

Desde o ultimo dia a igreja Católica de Senhor do Bonfim, esteve realizando as comemorações dos 201 anos do Excelso Senhor do Bonfim padroeiro dessa cidade, e desde o dia 02 de janeiro vinha sendo realizado a pré-novena, aonde a imagem peregrina do padroeiro vinha visitando instituições, órgãos públicos, levando a benção
100_0370
No dia 02/1/2013 a imagem estevevisitando a Prefeitura Municipal, Mercado Municipal, e ficou instalada na Capela Nossa Senhora Aparecida – Alto do Cigano

Já no dia 03/1/2013 no Colégio Isabel de Queiroz e Faculdade Cenecista, SAMU, INSS, Polícia Militar, Rádio Caraíba, e ficou durante todo o dia na Capela de Nossa Senhora das Graças – Pêra, de onde saiu, em procissão, às 18h, para a Capela Cristo Rei – Gamboa.
visitasrbonfim
No dia 04/1/2013 a imagem peregrina esteve visitando o Hospital Regional, Fórum, Hospital Dr. Paulo Hilarião, ficando na Capela de Nossa Senhora da Piedade – Pernambuquinho, de onde saiu, em procissão, às 18h, para a Capela do Santíssimo Redentor – Santos Dumont.
clinoca  paulohilarião
No dia 05/1/2013 um dos momentos mais marcantes da pré-novena quando em visita ao Complexo Policial, houve momentos de fortes emoções, quando alguns dos encarcerados se emocionaram com a visita da imagem peregrina e dos sacerdotes que ali estiveram levando uma palavra de conforto e de conversão, tocando profundamente os recolhidos, em seguida imagem seguiu visitando as instalações do Corpo de Bombeiros, e ficou hospedada na Capela Nossa Senhora Perpétuo Socorro na Comunidade Kolping, de onde sai u em procissão às 18h, para a Capela de Santa Luzia na Olaria.
no hospital
no complexo

na kolping
No penúltimo dia da pré-novena dia 06/1/2013 foi a vez doOrfanato Patrocínio São José, localizado no Bonfim III, receber a visita da imagem peregrina e às 18h houve uma procissão em direção à Capela Nossa Senhora de Fátima – Alto da Maravilha, e na manhã da segunda-feira dia 07/1/2013, realizou-se visitação aoCemitério de São Lázaro
no cemitériocapelan s de fatima
ABERTURA DA NOVENA NA CATEDRAL

Ao cair da tarde a Comunidade do Alto da Maravilha conduziu, em procissão, a Imagem até a Catedral do Senhor do Bonfim, onde foi feita a solenidade de abertura da Festa.

Durante a novena as missas aconteceram sempre no período da manhã, as 07hs e casa cheia, pois, a comunidade católica acolhia a cada dia a celebração com alegria, e durante a noite era realizada a Novena Solene, sempre com um tema diferente apresentado a cada noite, por um pregador diferente, que vieram de vários cantos do Brasil.

Na primeira noite D. Francisco foi o pregador e daí por diante outros pregadores como, Padre Valdir Candido de Natal-RN, D. Marcos Eugênio Leite, bispo de Estância-SE, Padre Vicente Fernandes da Silva Neto, de Santa Cruz-RN, Padre Airton Ferreira de Siqueira, Mirangaba-BA, Padre Luciano Curvelo de Almeida, de Feira de Santana-BA, Padre Tiago José Lino Peixoto, de Serrolândia-BA, e Padre João Eleutério da Silva Filho, de Senhor do Bonfim.
sacerdotes
No sábado dia 12 a missa foi dedicada à memória do saudoso, D. Jairo Rui Matos, 5º Bispo de Bonfim, e no domingo dia 13 foi lançado à recitação do terço de Maria, que será recitado todos os meses no dia 13.

Sempre depois das noites de novena, a comunidade se reunião no Pátio de Eventos, criado desde o ano passado na Praça Juracy Magalhães, onde havia muita comida, refrigerante, e musica ao vivo, com artista de Senhor do Bonfim, e um bingo que proporcionava aos presentes momentos de integração.
espaço de evento
DIA DA GRANDE FESTA

Semelhantemente ao que aconteceu ano passado quando puxados por um mini trio, centenas de fiéis, lotaram as ruas da cidade, esse ano a quantidade de fiéis devoto do Padroeiro, teve um aumento significativo, e mais uma vez se via uma multidão invadindo as ruas, avenidas e praças da cidade, e juntos cantavam o entusiasmados louvando “és o eterno farol és o guia”…
povo e  clero
E a multidão, como quem cantava pedindo chuva teve seu clamor ouvido por Deus e no meio do percurso da procissão, os fiéis foram agraciados por uma leve chuva, que refrescou o calor intenso na tarde do feriado em louvor ao Titular dessa Diocese.
100_0812
Já na chegada de volta à Catedral, a Benção do Santíssimo foi dada no interior da igreja, que mais uma vez hiper lotada, enquanto Padre João fazia os agradecimentos em nome da Paróquia, destacando as equipes de frente que não mediram esforços para que a Festa acontecesse como tal, e ao ser pronunciado o nome de D. Francisco Pastor maior da Diocese, uma duradoura e calorosa salva de palmas, agradecia pelo empenho de D. Francisco também pela realização do evento.
100_0894
Após o encerramento da festa, nossa reportagem esteve conversando com D. Francisco, e sobre a chuva derramada no percurso da procissão, ele acrescentou, “A graça de Deus, Ele vai derramando, e nós só temos a dizer, Oh Senhor, mito obrigado porque nós estamos sendo agraciados pela água e pela Chuva, e só queremos continuar implorando e suplicando para que ela seja copiosa, e mande a vida e a vida que vai fecundar cada vez mais não apenas a terra, não somente o chão sofrido seco e tão árido, mas sobre tudo o nosso coração para que ele seja sementeira desta palavra que pela abundância de Deus ela vai fecundar e se tornar árvore frutífera entre nós”, disse o Bispo diocesano.
100_0931
Momento marcante na pré-novena, para D. Francisco, foi a passagem pelo complexo policial, quando pode ver a juventude, que para ele como disse o Santo Padre Papa Bento XVI, deve ser a predileção da igreja.
Momento marcante no novenário, a presença maciça de fiéis, que vinham até a catedral para contemplar a imagem restaurada e posta de volta ao seu lugar, como sinal marcado desde o tempo e que os tropeiros passaram e até hoje numa paróquia bi secular, e de uma diocese que celebra suas bodas de carvalho de 80 anos.

Uma missão esperada para o ano de 2013, para a diocese é que sejam construídas 80 novas capelas nas 25 paróquias que compõe a diocese, e em Senhor do Bonfim espera-se que assim como no conjunto Jonas Costa e no Brisas do Monte sejam construídas outras capelas.

Maravilha Notícias