terça-feira, 10 de janeiro de 2023

SEGUNDA NOITE DO NOVENÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

 

                                                                                              "Corações ardentes, pés a caminho."



                 Neste segundo dia do Novenário, dia em a Igreja celebra o batismo do Senhor,  tivemos a presença do Pe. Carlos Ferreira, da Paróquia de Mirangaba, que iniciou sua homilia destacando que neste ano de 2023 a Diocese de Bonfim completa 90 anos. Argumentou que nós escutamos uma passagem de Mateus que fala sobre o Batismo de Jesus. E que bom que hoje e neste tempo em que estamos concluindo o tempo de Natal, com esta festa, então temos esta oportunidade de refletirmos sobre nosso batismo e, também, a aprender a diferenciar o Batismo de Jesus do nosso batismo que a Igreja celebra hoje.

                 Fez menção sobre a primeira leitura do profeta Isaías. Fala de um servo especial. Um servo de Deus , O texto fala que o servo se alegra em comprar o coração de Deus. Ele causa satisfação ao Senhor. É um ser sereno, obediente ao Pai, é um servo comprometido com a paz., um servo que não levanta a voz. Ele é discreto, vive em paz e por isso ele se transforma , se comporta na sociedade, na vida, como alguém que acredita na paz. Esse texto deveria ascender uma luz em nós católicos sobre isso. A paz é um dos maiores tributos de Jesus. Não combina em ser cristão e ser violento. nem em palavras e nem atitudes. O cristão que opta pela violência está fora da espiritualidade. 

               Esse novo servo é Jesus. É um servo comprometido com a verdade. esse retrato fiel de um servo de Deus. Um servo sofredor mas, fiel ao Pai.

              Fazendo referência ao Evangelho , comentou que celebrando o Batismo de Jesus, o texto de Mateus (Mt 3,13-17) diz que Jesus veio da Galileia para o Rio Jordão procurar buscar o de Batismo de João Batista. Estes diálogos são fascinantes e educativos. E nesses diálogos há uma nobreza muito grande de João Batista. Ele entende, percebe; Ele sabe que o Messias é o Senhor. O que faz é preparar os caminhos e fazer o que compete a ele. Embora sendo primos, João Batista não confunde questão familiar com questões religiosas e nem posição de cada um deles. Quando Jesus se apresenta para o Batismo diz:  " prefiro ser batizado por ti e tu vens a mim? É tu que tens o poder de de me batizar porque eu sou pecador". O batismo de João Batista era para purificação dos pecados, por isso, batizado nas águas santas do Rio Jordão. Se Jesus não tinha pecado porque ele se apresenta para o batismo? O amor de Jesus por nós é tão grande que ele se fez um de nós. Os pecadores que eram discriminados, rejeitados, então Jesus não se igualava a estes no pecado mas, ele recebe o batismo no Rio Jordão Batista para se igualar ao ser humano. Menos no pecado. 

           O nosso batismo que a Igreja administra hoje é diferente, porque não é mais para a purificação e sim a santificação. Essa a diferença principal. Somos batizados no Espírito Santo para nos tornarmos criaturas novas. Quando somos batizados, passamos por um renascimento. Daí vem a grande compromisso de viver o batismo na Igreja e na comunidade dando sempre testemunho de vida.

           Quando Jesus foi batizado, Ele saiu logo da água e o texto diz que o céu se abriu. houve uma teofania, a manifestação de Deus. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba. Não podemos personificar dizendo que Jesus é uma pomba.  A terceira pessoa da Santíssima Trindade  é mais que uma pomba. É força, é sopro, é dinamismo,  é vida, é sopro de Deus que mantém os batizados; que inunda os batizados, a comunidade, a comunidade cristã de sua luz para dar testemunho no mundo de hoje. Concluiu dizendo que a missão nos chama com os corações ardentes e pés na caminho.






                                                        ATRAÇÕES DA NOITE







TERCEIRA NOITE DO NOVENÁRIO DO GLORIOSO SENHOR DO BONFIM

 


                                                                 "Corações ardentes e pés no caminho"


   PROGRAMAÇÃO