sábado, 27 de fevereiro de 2016

COMUNICADO





COMUNICADO





     A Paróquia do Senhor do Bonfim comunica aos comentaristas, grupos de cânticos, salmistas, leitores  e  membros da equipe de acolhida que, devido ao falecimento de parentes do seminarista Luan Saldanha e  de Moisés, ministrantes do curso de formação e preparação  para as celebrações da Semana Santa, ficam suspensas as atividades programadas para este domingo. 
          A Paróquia, em nome de Dom Francisco Canindé e do Clero, solicita compreensão por este momento difícil vivido pelos citados ministrantes. Em outro momento, será realizada a formação pretendida.



LITURGIA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA

      

LITURGIA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA




 


1ª. lEITURA: Ex, 1-8.13-15

- Livro do Êxodo: Naqueles dias, 1Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou, um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. 2Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo: 3“Vou aproximar-me desta visão extraordinária, para ver por que a sarça não se consome”. 4O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça, dizendo: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”. 5E Deus disse: “Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. 6E acrescentou: “Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus.  7E o Senhor lhe disse: “Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi o seu clamor por causa da dureza de seus opressores. Sim, conheço os seus sofrimentos. 8aDesci para libertá-los das mãos dos egípcios, e fazê-los sair daquele país para uma terra boa e espaçosa, uma terra onde corre leite e mel”.  13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’, o que lhes devo responder?” 14Deus disse a Moisés: “Eu Sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu Sou’ enviou-me a vós’”. 15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos Pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração”.
- Palavra do Senhor. 
 
SALMO RESPONSORIAL: Sl 103,1-2.3-4.8.11 (R: 8a)
R: O Senhor é bondoso e compassivo!
- Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ e todo o meu ser, seu santo nome!/ Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ não te esqueças de nenhum de seus favores! 
R: O Senhor é bondoso e compassivo!
- Pois ele te perdoa toda culpa,/ e cura toda a tua enfermidade;/ da sepultura ele salva a tua vida/ e te cerca de carinho e compaixão. 
R: O Senhor é bondoso e compassivo!
- O Senhor é indulgente, é favorável,/ é paciente, é bondoso e compassivo./ Quanto os céus por sobre a terra se elevam,/ tanto é grande o seu amor aos que o temem.
R: O Senhor é bondoso e compassivo!
 
2ª. lEITURA: Ex, 1-8.13-15: 1Cor 10,1-6.10.12
- Primeira Carta de São Paulo apóstolo aos Coríntios: 1Irmãos, não quero que ignoreis o seguinte: Os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar; 2todos foram batizados em Moisés, sob a nuvem e pelo mar; 3e todos comeram do mesmo alimento espiritual, 4e todos beberam da mesma bebida espiritual; de fato, bebiam de um rochedo espiritual que os acompanhava — e esse rochedo era Cristo —. 5No entanto, a maior parte deles desagradou a Deus, pois morreram e ficaram no deserto. 6Esses fatos aconteceram para serem exemplos para nós, a fim de que não desejemos coisas más, como fizeram aqueles no deserto. 10Não murmureis, como alguns deles murmuraram, e, por isso, foram mortos pelo anjo exterminador. 12Portanto, quem julga estar de pé tome cuidado para não cair.
- Palavra do Senhor. 
- Convertei-vos, nos diz o Senhor, porque o reino dos céus está perto (Mt 4,17)
 
EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS: Lc 13, 1-9
-  1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.  2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.
- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor! 

 

COMUNICADOS DA PARÓQUIA


 
 COMUNICADOS DA PARÓQUIA

 


MISSAS DOMINICAIS

 
As 7h – Missa na Catedral Diocesana

As 9h – Missa na Catedral Diocesana 

As 9h – Missa no Brisas do Monte

As 11h – Missa no Carmelo

As 16h – Missa na Comunidade Kolping

As 17h30 – Missa na Comunidade da Olaria

As 19h30 – Missa na Comunidade da Gamboa

As 19h30 – Missa na Catedral

 

OUTRAS MISSAS:
                                                                                                                                    

Dia 1/3/2016 – Terça-feira .....................      Às 16h – Missa na Comunidade de Mamão

                                                                       Às 17h – Missa na Comunidade de Caatinguinha
                                           
Dia 2/3/2016 – Quarta-feira ...................      Às  16h – Missa na Comunidade de Conceição

                                                                       As 17h – Missa na Comunidade do Alto Bonito
                                                                                             
Dia 6/3/2016 – Sexta-feira ............   .......     Às  17h – Missa na Comunidade de Lagoa do Barro

Dia 7/3/2016 – Sábado ...........................      Às  16h – Missa na Comunidade do Bonfim III

                                                                       As  17h30 – Missa na Comunidade de Passagem Velha

                                                                       Às  19h30 – Missa na Comunidade da Pêra
                                                                                                     

OUTROS EVENTOS:

·         No dia 4/3 (próxima sexta-feira), acontecerá a quarta noite da via-sacra sob coordenação da Terço dos Homens e  Comunidade de Mãe Rainha.