quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

10/01/2017 3º DIA DA NOVENA - TEMA: MARIA, MÃE E MESTRA ESPIRITUAL

TEMA: MARIA, MÃE E MESTRA ESPIRITUAL

Mais uma noite de graças e espiritualidade, ontem dia 10/01/17 além das missas das 07h da manhã e ao meio dia com a celebração do 1º ano do Sacerdócio de Pe. Clayton (confira em outra postagem) a novena no horário das 19:30h  como sempre ocorre nesta programação, teve como tema: Maria, mãe e mestra espiritual.

Diante do tema proposto pela terceira noite da novena podemos iniciar compreendendo que Maria de Nazaré é a primeira discípula de seu Filho Jesus Cristo e também a primeira evangelizadora da Igreja. “A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de ‘filhos no Filho’ nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (cf. Lc 1, 45) e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1, 38) assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (cf. Lc 2, 19-51), é a discípula mais perfeita do Senhor”.
Disponivel em: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/maria-primeira-discipula-missionaria-de-jesus-cristo/




Na sua homilia  Padre José Elton, falou de como Maria não foi escolhida a ser a Mãe de Jesus à toa, como Maria foi importante nos ensinamentos dela para com Ele; ensinou as primeiras palavras, os primeiros passos e não só as necessidades fisiológicas mas também as virtudes.


E nos convida a aprender com Maria a ser esse exemplo de paciência com o que ocorre em nossas vidas, pois na maioria das vezes o que acontece já está no coração de Deus, precisamos assim como Nossa Senhora confiar na bondade de Deus. 

Maria à medida que Jesus ia crescendo ela ia compreendendo e aceitando os planos da Salvação, assim devemos ser como Ela fazer a vontade do Pai.

Quando estamos em adoração estamos reconhecendo a Jesus como nosso único Senhor e Salvador. Estar em adoração é despojar-se de si e se entregar a Ele. É se fazer humilde, como os três Reis Magos e entregar a Jesus tudo o que temos de mais valor. É dizer sempre "Onde está o Rei ... viemos adorá-lo" (Mt 2,2). É assumir ser pecador e dizer para Ele: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" (Mc 10,47) e confiar em sua misericórdia. É louvar a Deus por todas as graças que Ele derrama em nossa vida: “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21,9).
 Assim também foi feito na benção Santíssimo que reanima todos durante todos os dias da novena.



 Na quermesse a diversão e encontros fraternos da noite ficou por conta de uma bela coreografia da música Ave-Maria com a Bailarina Cleidiane Cesário e do show do cantor Barba Azul que alegrou a todos com músicas dos anos 80 e 90.

 FOTOS DA QUERMESSE NO FACEBOOK DA PASCOM.





09/01/2017 2º DIA DA NOVENA - TEMA: MARIA, MÃE E MEDIANEIRA DA GRAÇA.

TEMA: MARIA, MÃE E MEDIANEIRA DA GRAÇA.

Dando continuidade a Festa em Honra ao Padroeiro da Paróquia do Senhor do Bonfim, no segundo dia dos festejos Durante o dia as Santas Missas foram no horário das 07h da manhã e meio dia e que é um novo horário oferecido pela nossa Paróquia durante as comemorações e a noite a novena as 19:30.
Dom Francisco Bispo Diocesano com os Seminaristas e Diácono Luan 
 09/01/17


Neste dia a tema foi Maria, mãe e medianeira da graça. O título de “Medianeira de todas as graças”, atribuído a Nossa Senhora, tem o seu significado ligado principalmente à participação da Mãe de Deus no Mistério da Encarnação do Verbo e no Mistério Pascal de Jesus Cristo. Mas esse título tem seu significado ligado também à mediação materna da Mãe de Deus sobre toda a Igreja e cada um dos fiéis em particular. Desde os primórdios do Cristianismo, o povo de Deus recorria a Virgem Santíssima, e a Tradição da Igreja já reconhecia a sua participação singular no Mistério de Cristo e na vida dos fiéis. Esse costume de recorrer a Santíssima Virgem é atestado pela mais antiga oração mariana de que se tem conhecimento, do século III, que em latim se chama Sub tuum præsidium, e significa “À vossa proteção”.



Na celebração o Padre Cícero da Paróquia N. Sra. Do Perpetuo Socorro de Andorinha-BA em sua preleção convidando a uma reflexão no evangelho de Mateus (Mt 3, 13-17) sobre o batismo do Senhor, onde podemos compreender que Jesus batizou-se para ser um exemplo a todos nós.


E como em todas as noites tivemos a benção do Santíssimo Sacramento, pois A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso.  









Após o fim da novena deste dia 09/01 a Pça. da Igreja se encheu para prestigiar a o show de MPB da cantora Keisy e saborear diversos lanches à venda na quermesse, visitar o stande da Pascom eu trás lembranças das últimas festas da Paróquia.




FOTOS DA QUERMESSE NO FACEBOOK DA PASCOM.