quinta-feira, 8 de junho de 2023

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

 


"Eu sou pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente E o pão que darei é a minha carne dada para a vida do mundo". (Jo, 6,51-52)


   A Solenidade de Corpus Christi na Paróquia do Senhor Bonfim ficou marcada pelas celebrações Eucarísticas celebradas em quatro horários: às 7h, 10h, 16h e 19h. 

     Em decorrência das constantes chuvas, os tapetes ornamentais não foram confeccionados nas ruas de trajeto da procissão e sim, na parte interna da Catedral através da mobilização dos grupos, movimentos e pastorais. 

      
                                                      
                                                 

        Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante  a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as rua de ramos e mantos para a passagem do Messias". Os tapetes são para o Cristo.

      Em sua homilia, Pe. Airton Siqueira,  argumentou  que a Solenidade de Corpus Christi , a cada ano, a Igreja atualiza o mistério vivido na Quinta-feira Santa mas, o celebra como a espiritualidade marcada pela ressurreição.
   Sendo assim, na Eucaristia, temos Jesus, o seu sacrifício redentor, a sua Ressurreição temos temos o dom do Espírito Santo, temos a adoração , a obediência e o amor ao Pai, conforme São João Paulo II.

      Após, a Santa Eucaristia realizada às 16h, tivemos a procissão que percorreu as ruas centrais: Rua Rui Barbosa,  Rua dois de Julho, Praça nova, Rua Benjamim Constant  retornando para Catedral.





                
        PRÓXIMAS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS DA SEMANA

DIA 09/06 - SEXTA

7h. Igreja  Catedral
18h. Comunidade Várzea do  Mulato
19h.  Comunidade Tanquinho (Terá missa no dia 13/06)

DIA 10/061 -  SÁBADO

7h. Carmelo
9h. Batizados na Igreja Catedral
16h.  Comunidade Pêra
18h.  Comunidade Alto da Maravilha
19h.  Igreja Catedral

DIA 11/06 -  DOMINGO

7h.  Igreja Catedral
9h.  Igreja Catedral
10h30.  Comunidade Santíssimo Redentor
16h.  Comunidade Alto do Cigano
19h.  Igreja Catedral








Sagrado Coração de Jesus, que tanto me amais, fazei que eu vos ame cada vez mais!