quarta-feira, 17 de julho de 2019

PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO PARA DIOCESE DE BONFIM






                                                                                     Senhor do Bonfim, 17 de julho de 2019

 Reverendíssimos Sacerdotes e Diáconos,
Estimados Religiosos, Religiosas e Seminaristas,
Queridos agentes de pastoral e fiéis das diversas Paróquias da Diocese de Bonfim,


                  Na manhã deste dia 17 de julho, o nosso coração se rejubila e eleva a Deus, autor e origem de toda bênção, um especial hino de louvor, pois o Santo Padre, o Papa Francisco, dignou-se nomear o sétimo Bispo desta Igreja Particular: o Mons. Hernaldo Pinto Farias, Religioso da Congregação do Santíssimo Sacramento. 
               Esta nomeação nos inspira a todos em nossa vida cristã, pois é renovada mais uma vez a nossa fé na Igreja, onde se realiza a sucessão apostólica, por meio da qual nos é assegurada a nossa pertença à mesma e única Igreja de Cristo. O Concílio Vaticano II já nos recordava: “Os Bispos, constituídos pelo Espírito Santo, sucedem aos Apóstolos como pastores das almas e foram enviados a perpetuar a obra de Cristo, pastor eterno. Cristo deu aos Apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinar todas as gentes, de santificar os homens na verdade de os apascentar.
               Por isso, os Bispos foram constituídos, pelo Espírito Santo que lhes foi dado, verdadeiros e autênticos mestres, pontífices e pastores” (Christus Dominus, n. 2). Por isso, dirigindo-lhe a nossa filial e dócil saudação, queremos manifestar a nossa calorosa acolhida ao Mons. Hernaldo, Bispo eleito de Bonfim, e colocarmo-nos à sua disposição para colaborar no seu ministério de pastor desta porção do povo de Deus. Desde já, asseguramos-lhe as nossas orações para que seja inspirado e conduzido pelo Cristo, Bom Pastor. 


                                                        Pe. Jarbas Gonçalves dos Santos
                                                    Administrador Diocesano de Bonfim



Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Bonfim (BA)

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Bonfim (BA)


O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 17, para a vacante diocese de Bonfim, na Bahia, o padre Hernaldo Pinto Farias, membro da Congregação do Santíssimo Sacramento.
Padre Hernaldo nasceu em 24 de junho de 1964. É bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, ITESP, e licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga, em São Paulo.
Possui mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma. Também é doutor em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma.
Desde 1996 padre Hernaldo é membro do Centro de Liturgia dom Clemente Isnard. Atualmente também é membro da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e professor do curso de atualização e especialização nordestão de liturgia, em Crato (CE). Além dessas funções, é coordenador do curso de pós-graduação em Espaço Litúrgico e Arte Sacra do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard e membro da Comissão Internacional de Finanças da Congregação do Santíssimo Sacramento junto à Cúria Geral.
Confira, abaixo, a saudação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ao novo bispo:
Saudação da CNBB ao novo bispo de Bonfim
Prezado monsenhor Hernaldo Pinto Farias,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lhe envia saudações fraternas pela nomeação, feita pelo papa Francisco, como bispo de Bonfim (BA).
Em comunhão com os fiéis de toda a diocese de Bonfim, o acolhemos, com alegria, como membro do episcopado e desejamos que sua missão seja fecunda e generosa em misericórdia, como pede o Santo Padre: “a verdade da misericórdia se confirma nos nossos gestos de cada dia, que tornam visível a ação de Deus no meio de nós”.
Com nossas preces,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
*********************************************************************************

Nascido em Conquista, Dom Hernaldo viveu sua infância e adolescência no Bairro Guarani.
“A Arquidiocese de Vitória da Conquista se congratula e assegura sua oração pelo profícuo ministério episcopal de seu dileto filho, Dom Hernaldo Pinto Farias”, informou o Arcebispo Metropolitano da cidade, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu.



SEJA BEM VINDO!
PASCOM DE BONFIM