quarta-feira, 3 de outubro de 2012

OUTUBRO MISSIONÁRIO 2012



            Celebramos no domingo, dia 23 de outubro próximo, o 85º Dia Mundial das missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária. Para esta ocasião, o Papa Bento XVI enviou uma mensagem, na qual recorda que, no jubileu do ano 2000, "o venerável Papa João Paulo II, no início de um novo milênio da era cristã, reiterou com força a necessidade de renovar o compromisso de levar a todos o anúncio do Evangelho, com o mesmo entusiasmo da primeira hora" (Novo Millennio Ineunte, 58). O Dia Mundial das missões reaviva em cada um o desejo e a alegria de 'ir' ao encontro da humanidade levando Cristo a todos", conclui Bento XVI.
         Em nosso Continente, a Igreja tem consciência clara da necessidade da missão. O Documento de Aparecida assim inicia: "Com a luz do Senhor Ressuscitado e com a força do Espírito Santo, nós os bispos da América nos reunimos em Aparecida, Brasil, para celebrar a V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Fizemos isto como pastores que querem seguir estimulando a ação evangelizadora da Igreja, chamada a fazer de todos os seus membros discípulos e missionários de Cristo, Caminho, Verdade e Vida para que nossos povos tenham vida nEle" (DAp, 1).
         A Igreja no Brasil propõe, nas "Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2011-2015", este objetivo geral: "Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da profética opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao reino definitivo".
        Em nossa diocese, as "diretrizes gerais da ação evangelizadora e pastoral na diocese de Santos" nos convocam a "evangelizar a partir do Encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, "para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10).
      "O projeto de Jesus é instaurar o Reino de seu Pai, por isso, pede a seus discípulos: proclamem que está chegando o Reino dos Céus" (Mt 10,7). "Assumimos o compromisso de uma grande missão em todo o continente, que de nós exigirá aprofundar e enriquecer todas as razões e motivações que permitam converter cada cristão em discípulo missionário. Necessitamos desenvolver a dimensão missionária da vida de Cristo. A Igreja necessita de forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença... Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos em um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança" (DAp, 362).
       "Nós somos agora, na América Latina e no Caribe, seus discípulos e discípulas, chamados a navegar mar adentro para uma pesca abundante. Trata-se de sair de nossa consciência isolada e nos lançarmos com ousadia e confiança à missão de toda a Igreja" (DAp, 363).
        "Fixamos o olhar em Maria e reconhecemos nela a imagem perfeita da discípula missionária. Ela nos exorta a fazer o que Jesus nos diz (cf. Jo 2,5). Junto com ela, queremos estar atentos uma vez mais à escuta do mestre e, ao redor dela, voltarmos a receber com estremecimento o mandato missionário de Seu Filho: "Vão e façam discípulos todos os povos" (Mt 28,19, in DAp, 364).
          Nossa Senhora do Rosário, interceda para que nossa diocese se mantenha ativa na missão, em todas as regiões pastorais, paróquias e comunidades!

Dom Jacyr Francisco Braido, CS
Bispo Diocesano de Santos - SP




ORAÇÃO MISSIONÁRIA




ESPÍRITO SANTO,

QUE DESCESTE SOBRE OS APÓSTOLOS E OS FIZESTE ANUNCIADORES DO EVANGELHO:
DERRAMA OS TEUS DONS SOBRE CADA UM DE NÓS E TORNA-NOS SENSÍVEIS AOS APELOS E ÀS NECESSIDADES DOS NOSSOS IRMÃOS;
DESPERTA EM MUITOS CORAÇÕES (CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS...) O IDEAL MISSIONÁRIO;
DÁ FORÇA E CORAGEM A TODOS QUANTOS SE ENTREGAM TOTALMENTE AO SERVIÇO DA MISSÃO.

AMEM!




















SEMANA NACIONAL DA VIDA E DIA DO NASCITURO



                  Com o tema “Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos”, a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito à vida e à preservação da dignidade humana.
                  A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
                 O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

                                                                                                                       Fonte: CNBB Nacional.



SHOW DO Pe. FÁBIO DE MELO



NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE! COMPRE SEU INGRESSO ANTECIPADO DE FORMA PROMORCIONAL. VAMOS COLABORAR COM NOSSA PARÓQUIA PARA QUE POSSAMSOS CUMPRIR COM  OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS ATRAVÉS DE NOSSO CONTRATO! COLABORE COM A REFORMA DE NOSSA CATEDRAL DIOCESANA. AFINAL ESTAMOS FESTEJANDO 200 ANOS DE CRIAÇÃO DE NOSSA PARÓQUIA. É UM MOMENTO HISTÓRICO  DE FÉ  EM NOSSA VIDA! PROCURE A SECRETARIA DE SUA PARÁQUIA E ADQUIRA JÁ SEU INGRESSO!

                                                                                  PASCOM




REFLEXÃO

Pessoa orando

Seguir Jesus significa muito mais do que ser um repetidor doutrinário, significa ser capaz de assumir o seu Projeto como algo próprio, ser capaz de olhar para o futuro e visualizar o Reino de Deus, fundamentar a própria existência nesse Reino, fazer da esperança da sua realização o motor propulsor da própria vida e entregar-se de corpo e alma, com tudo o que se é e que se tem na luta em prol da plena realização desse Projeto, renunciando a todas as conquistas humanas obtidas e a todas as formas de segurança que este mundo pode oferecer. É ser totalmente livre de todos os apegos deste mundo para amar a Deus de forma total e exclusiva e fazer desse amor a grande motivação da construção do Reino e a causa da própria felicidade.

EVANGELHO DO DIA



Evangelho (Lucas 9,57-62)
BVs. André de Soveral, Ambrósio e Comps.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

             Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.
            58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.