quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

PRÉ NOVENA DO PADROEIRO SENHOR DO BONFIM

 

PROGRAMAÇÃO SOLENE: 2 A 7 DE JANEIRO DE 2013
 
2/1/2013 - QUARTA-FEIRA 
 
7h -  MISSA VOLTIVA DO ESPÍRITO SANTO E  BÊNÇÃO DAS COMISSÕES DA FESTA
8h - Após a Missa: Visitação da Imagem Peregrina - Prefeitura Municipal, Comércio, Rua Manoel Teixeira, BRADESCO, Capela Nossa Senhora Aparecida - Alto do Cigano.
19h30min - Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida - Alto do Cigano
 
3/1/2013 - QUINTA-FEIRA
 
8h - Visitação da Imagem Peregrina: Colégio Isabel de Queiróz e Faculdade Cenecista, SAMU, INSS, Polícia Militar, Rádio Caraíba e Capela de Nossa Senhora das Graças ´Pera, de onde sai, em procissão, às 18h, para a Capela Cristo Rei - Gamboa.
19h30min - Missa na Capela Cristo Rei -  Gamboa
 
4/1/2013 - SEXTA-FEIRA
 
8h - Saída da Capela Cristo Rei passando pelo Bairro Bom Jardim, Hospital Regional, Fórum, Hospital Dr. Paulo Hilarião, Rua do 1º Centro indo em direção à Capela de Nossa Senhora da Piedade - Pernambuquinho,
18h - Procissão saindo da Capela Nossa Senhora da Piedade Pernambuquinho indo em direção `capela do Santíssimo Redentor - Santos Dumont.
19h30min - Missa na Capela do Santíssimo Redentor - Santos Dumont
 
5/1/2013 - SÁBADO
 
8h - Visitação ào Complexo Olicial, Corpo de Bombeiros, Monte Alegre e Rodoviária seguindo para a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Comunidade Kolping)
18h - Procissão saindo da Comunidade Kolping para a Capela de Santa Luzia - Olaria
19h30min - Missa na Capela de Santa Luzia - Olaria
 
6/1/2013 - DOMINGO
 
8h - Visitação e Missa na Comunidade de São Paulo  Apóstolo - Conj Jonas Costa, Orfanato Sãoi José, Bonfim III
18h - Procissão em direção à Capela nossa Senhora de Fátima - Alto da Maravilha
19h30min -  Missa na Capela Nossa Senhora de Fátima - Alto da
Maravilha
 
7/1/2013 - SEGUNDA-FEIRA
 
8H - Visita ao Cemitério de São Lázaro
18h30min - A Comunidade do Alto da Maravilha, conduz em procissão, a imagem à Catedral do Senhor do Bonfim para a solenidade de abertura da festa
 
 
 


FESTA DE REIS





Festejado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma festa católica que marca a data da visita dos três reis magos - Gaspar, Melchior e Baltasar - ao menino Jesus, em Belém.

Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos).
A festa popular, comemorada na Europa (sobretudo em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália), foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses que mantiveram a tradição com festejos e trocas de presentes na véspera do Dia de Reis. Ainda hoje, essas tradições sobrevivem no Nordeste, Minas Gerais e São Paulo, guardando algumas de suas características originais até nas periferias de certas capitais. Nas chamadas Folias de Reis ou Reisados, os grupos de foliões, a partir do Natal até a véspera de Reis, visitam os amigos ou conhecidos, cantando modinhas e versos alusivos à data. Dançam ao som de tambores, violões, cavaquinhos e pandeiros, solicitando dinheiro ou alimentos aos donos da casa.
Algumas vezes, os foliões encenam autos de Natal com cenas de episódios bíblicos. Os adereços coloridas e notam-se também figuras mascaradas segurando bandeiras enfeitadas com flores e fitas.e as vestimentas caracterizam as personagens encenadas, por vezes com motivos cômicos, como os palhaços barbados que representam os soldados de Herodes, governador romano que pretendia matar Cristo, motivando a fuga da sagrada família para o Egito. As vestes são fortemente coloridas e notam-se também figuras mascaradas segurando bandeiras enfeitadas com flores e fitas.

RESULTADO DO CONCURSO DE PRESÉPIOS 2012




 
 
A PASCOM INFORMA RESULTADO DO CONCURSO DE PRESÉPIOS DA PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM,  EPARABENIZA A TODOS OS PARTICIPANTES E AGRADECE O APOIO DA COMISSÃO AVALIADORA.
O RESULTADO FOI O SEGUINTE:

 1º COLOCAÇÃO: ANA MARIA CAMPOS DIAS
 2º COLOCAÇÃO: ANFILÓFIO PEREIRA DE FREITAS
 3º COLOCAÇÃO: FRANCISCA ADALGIZA SANTOS