sábado, 29 de setembro de 2012

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

                                                      


                                                               PEGADAS NA AREIA

Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor,
E através do Céu, passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava, percebi pegadas na areia;
Uma era minha e a outra do Senhor.
Quando a última cena de minha vida passou diante de nós,
olhei para as pegadas na areia,
Notei que muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis
da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que,
uma vez que eu resolvi Te seguir,
Tu andarias sempre comigo, todo o caminho,
- Mas notei que nos momentos das maiores atribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.
- Não compreendo...
Porque nas horas em que eu mais necessitava Tu me deixastes?
O Senhor respondeu :
- Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia apenas um par de pegadas,
foi exatamente aí que
EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS!

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM

                     



 
Atenção Comunidades:  Fiquem atentos e anotem os novos horários das Missas:

MISSAS DOMINICAIS

As 7h – Missa na Catedral
As 9h – Missa na Catedral
As 10h – Batizados na Catedral
As 11h – Missa no Carmelo
As 19h30min – Missa na Comunidade de Carrapichel
As 19h30min – Missa na Catedral


MISSAS DA SEMANA:


Dia 02/10 – Terça-feira .................. Às 15h30min – Missa na Comunidade de Barroca do Faleiro
                                                        Às 16h45min - Missa na Comunidade de Caatinguinha

 Dia 03/10 – Quarta-feira ............... Às 15h30min – Missa na Comunidade de Conceição
                                                        Às 16h45min – Missa na Comunidade do Alto Bonito

Dia 05/10 – Sexta-feira ................. Às 16h45min – Missa na Comunidade do Cazumba

Dia 06/10 – Sábado ...................... Às 16h45min – Missa na Comunidade do Buriá
                                                       Às 16h45min – Missa na Comunidade do Itapicuru
                                                       Às 19h30min – Missa na Comunidade da Pêra

Dia 07/10 – Domingo ................... Às 7h – Missa na Catedral Diocesana



OUTROS AVISOS:

• Lembramos que ainda estão à venda, na Secretaria da Paróquia e, em todas as Paróquias de nossa Diocese, os ingressos promocionais para o Show do Pe. Fábio de Melo. O show será em benefício da reforma da nossa Catedral Diocesana e será realizado no dia 1º de dezembro, às 21horas, no Estádio Municipal Pedro Amorim. Adquira já seu ingresso!

• No próximo domingo, dia 7/10, em virtude das Eleições Municipais teremos Missa, na Catedral Diocesana, somente no horário das 7h.

• A Paróquia do Senhor do Bonfim agradece a participação de todos os membros de Grupos, movimentos, pastorais e serviços no Curso de Formação sobre a Sagrada Escritura: “Verbum Domini” realizado no período de 25 a 27/9.

EVANGELHO DESTE DOMINGO






Evangelho (Marcos 9,38-43.45.47-48)

Domingo, 30 de Setembro de 2012

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.
39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor.
41Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.
42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.
45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



MOMENTO DE REFLEXÃO

Salmo (Salmos 137)



— Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
— Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
— Eu agradeço o vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
— Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “como a glória do Senhor é grandiosa!”

NESTE SÁBADO CELEBRAMOS OS SANTOS: MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL




As Aparições de São Miguel Arcanjo


              São João Evangelista, quando chegou à região de Colossos, fui muito bem recebido em sua pregação e vários abraçaram a fé. Nas suas exortações. São João falou sobre os anjos e anunciou-lhes que o Príncipe das Milícias Angélicas, o grande São Miguel, os tomaria debaixo de sua proteção e que, às portas da cidade. brotaria uma fonte, onde os doentes, com o sinal da cruz e a invocação do Arcanjo São Miguel, encontrariam a cura de todos os males do corpo e da alma. A fonte apareceu e espalhou-se esse acontecimento por toda a região.
              São Miguel apareceu a um rico cidadão da região da Frigia, que tinha uma única filha, que era muda, e disse-lhe em sonho: “Conduze a tua filha à fonte dos cristãos e crê na onipotência do seu Deus, que tua fé será recompensada”. Cheio de esperança, pai e filha foram à fonte e lá perguntaram aos cristãos o que deveriam fazer. Eles disseram: “É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e pela intercessão de São Miguel que nós usamos desta água”. Assim fizeram e, no mesmo instante a menina começou a falar, despertando em ambos um crescer da fé. Pediram o Batismo e em gratidão o homem mandou construir junto à fonte uma igreja.
              Os sacerdotes dos ídolos, obstinados nos seus erros, resolveram destruir o santuário. Junto deste, passavam dois rios que eram contidos por diques. Numa noite ouviu-se um forte barulho das águas. Os pagãos tinham destruído os diques e brevemente o santuário ficaria submerso. O eremita, guardião do santuário, ao ver o que se passava, gritou: “Senhor, a Vossa Onipotência clamamos”. Enquanto ele rezava, ouviu-se uma voz vinda do céu. Era São Miguel que descia para desarmar o furor de satanás. Disse ele ao guardião do santuário: “Não temais, o inferno não pode nada contra nós”.
              Assim, as águas foram controladas, a terra tremeu e engoliu o grande turbilhão das águas.
              As liturgias da Igreja Oriental comemoraram este acontecimento com missões e ofícios próprios no dia 6 de setembro.

                             SÃO GABRIEL - ARCANJO

                           

         Segundo o evangelho de são João, são sete os espíritos que atendem ao trono de Deus, tratando diretamente com ele e executando suas missões no universo. Gabriel é o arcanjo da Anunciação, aquele que usa a trombeta para levar as notícias. O seu nome significa "emissário do Senhor" e é o mais ligado aos acontecimentos da terra.
         A maior preocupação deste arcanjo é desfazer conflitos e proporcionar aos seres humanos a capacidade de adaptação a todas as circunstâncias. É enviado à terra sempre com o objetivo de transmitir a luz divina e sensibilizar os adultos em relação às crianças e à própria humanidade. Este espírito puro do trono celeste é visto, citado e repetido tanto no Velho quanto no Novo Testamento.
         Gabriel arcanjo foi o escolhido por Deus para acompanhar todo o advento da salvação, desde a revelação das profecias à anunciação da chegada do Messias, acompanhando-o durante toda a sua vida terrena, Paixão e Ressurreição. Além disso, é o portador da oração mais popular e mais querida do cristianismo: a ave-maria.
         Vejamos algumas passagens do Evangelho de suas missões no evento que mudou a humanidade. Foi Gabriel arcanjo quem explicou ao profeta Daniel sua frequente visão do carneiro e do bode. Foi ele, também, quem anunciou, ao mesmo profeta, a trajetória destinada a sua nação; a chegada do Messias, até a negação do mesmo por parte de seu povo, e sua morte na Terra.
          Ele também apareceu ao sacerdote Zacarias, anunciando que sua mulher lhe daria um filho profeta, chamado João Batista, o precursor do Cristo. E como Zacarias duvidou, por ser velho e a mulher estéril, castigou-o com a perda da voz até que tudo se cumprisse.
          O seu apogeu ocorreu na Anunciação à Virgem Maria sobre a encarnação do Filho de Deus. Suas primeiras palavras tornaram-se uma oração, aquela que todos recorrem para pedir a proteção, a bênção ou a intervenção de Nossa Senhora: "Alegra-te, Maria, cheia de graça. O senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres". Contou-lhe, então, o que a esperava, a missão que lhe era confiada, preparou-a espiritualmente para entender a intervenção do Espírito Santo. Fazendo o mesmo com o justo José, seu esposo, que, graças à aparição de Gabriel, compreendeu o que se passava, entregando-se de corpo e alma àquela missão.
        Os teólogos e a Igreja entendem que foi também missão deste arcanjo avisar aos pastores de Belém sobre a chegada do Messias; alertar os reis magos para que não voltassem a Jerusalém; dar a José a ordem de fugir para o Egito e, depois, retornar a Nazaré; consolar Jesus no horto das Oliveiras e anunciar às santas mulheres a Ressurreição do Cristo.
         Gabriel arcanjo e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, ajudam-nos a dar bom rumo e direção à nossa vida, dão-nos compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons. Por isso devemos, sempre, agradecer por sua colaboração com nossas sinceras orações, em especial nos dias 24 de março e 29 de setembro, quando é festejado por todo o Povo de Deus, a Igreja de Cristo.

                              
                              SÃO RAFAEL ARCANJO

          O nome deste arcanjo (Rafael = “Deus curou”) não aparece nas Escrituras Hebraicas e no Antigo Testamento figura apenas no Livro de Tobias, onde ele primeiramente aparece disfarçado de companheiro de viagem do jovem Tobias, se denominando “Azarias, filho do grande Ananias”. Durante o curso da viagem, por várias vezes se mostra a proteção do anjo, incluindo a passagem no deserto e o enfrentamento do demônio que já tinha matado sete maridos de Sara. Depois de voltarem e de curar a cegueira do velho Tobias, Azarias se apresenta como “o anjo Rafael, um dos sete (espíritos principais) que assistimos diante do Senhor” Sobre as funções atribuídas a Rafael não temos mais do que sua declaração para Tobias de que enquanto Tobias orava e enterrava os mortos, Rafael oferecia suas orações para o Senhor, que o enviou para curá-lo de sua cegueira e salvar Sara, esposa de seu filho, do demônio. A categoria Judaica dos arcanjos é reconhecida no Novo Testamento mas apenas Gabriel e Miguel têm o nome mencionado. Muitos comentadores, no entanto, identificam Rafael como “o anjo do Senhor” mencionado em João 5-4. Esta conjectura é baseada no significado do nome e no papel de cura atribuído a Rafael no Livro de Tobias.

Padroeiro: cegos, médicos, farmacêuticos, doenças dos olhos, anjos da guarda, encontros felizes, amor, amantes, enfermeiras, pastores, viajantes e jovens.






ENCERRAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO BÍBLICA: “VERBUM DOMINI”

                                              

        
PE. JOSÉ ELTON   

                                                                      

IRMÃS SACRAMENTINAS MARCAM SUAS PRESENÇAS





           No último dia (27/9)  do Curo de Formação Bíblica ministrado pelo Pe. José Elton, inicialmente, foi realizado uma retrospectiva dos dias anteriores ressaltando a importância do estudo, da celebração e anúncio da palavra de Deus bem como, despertar no outro a necessidade de viver a experiência de seguir os passos de Jesus proporcionando um diálogo com o próprio Deus.
           Afirmou que a palavra de Deus se fez Verbo e nos fez viver no tempo nos deixando no mundo a sua obra criadora formando uma aliança com Ele através do compromisso.
           Em relação à celebração eucarística, após a homilia, argumentou quanto à importância do silêncio para que possamos através do Evangelho refletir sua palavra e meditar o que Deus nos fala e comunica daí, a relevância do papel da escuta.
           Continuando com a palavra frisou que a Sagrada Escritura tem seu destaque, tem seu lugar na nossa vida. Por isso, devemos amá-la, desejá-la e conhecê-la cada vez mais criando, dessa forma, uma  intimidade com os membros da Bíblia.
          A Igreja nos apresenta dois aspectos interessantes: 1) Movimento Interno e 2) Movimento Externo. Jesus começa sua vida pública. Começa a preparar seus discípulos e, conseqüentemente, seus apóstolos. Jesus faz vários movimentos antes de ir para a cruz: envia seus discípulos e diz: “Ide, dois a dois, e pregai o evangelho”. Dessa forma, caracteriza-se os movimentos internos e externos através da pregação da palavra. A verdadeira pregação Missionária. O Batismo nos leva um Movimento Interno, ou seja, nos conduz a viver internamente na Igreja.
          Levou-nos a questionar quanto ao nosso maior desafio: o chamar e o reunir. Será que conseguimos atrair alguém para a Igreja? Só conseguimos traçar o caminho certo quando andamos na mesma direção. Jesus nos manda “ir” mas, Ele comunica que não é fácil. Precisamos ter motivação para fazer algo. Dessa forma estaremos propiciando um sentido para a vida. Uma Igreja que não se motiva, não funciona.
          E, por fim, fez distinção entre o fator ecumênico e religioso e, logo após, promoveu em, sua dinâmica, um momento de cânticos e de orações. Comentou o quanto são saudáveis esses momentos de reflexão e de estudo. lembrou a importância e necessidade do engajamento dos cristãos em grupos, movimentos e pastorais.
         Revelou, no final, uma grande surpresa: o sorteio de dois ingressos para o Show do Pe. Fábio de Melo. As ganhadoras foram as Senhoras Maria Isabel (Legião de Maria) e Juscineide (Coordenadora da Pastoral do Batismo).