sábado, 16 de janeiro de 2021

8ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

"Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”.Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. (Mc, 2, 5)

    Neste oitavo dia de novena em louvor ao excelso padroeiro, contamos com presença dos nossos frades Franciscanos, da Paróquia de Santo Antonio em Campo Formoso, Pe. Frei Dennys Santana e Pe. Frei Ricardo Gomes (Convidados da noite), juntamente, o vigário da paróquia do Senhor do Bonfim, Pe. José Amaro, e o Pe. Wheider Gerlan, também os seminaristas da diocese. 

    O pregador da noite, Frei Ricardo, ao iniciar sua reflexão faz menção as leituras do dia. E exclama: ”devemos voltar nossa atenção para o nosso compromisso quanto cristão, quanto seguidores de Jesus, que nos leva a uma certeza: que só por meio da Fé em Jesus Cristo, podemos vencer todos os males, todas as tribulações. Só pela fé em Jesus Cristo, temos a certeza de dias melhores. Sem Jesus, nada podemos fazer!”

    Jesus ao dar-se a cruz, selou a nova e Eterna Aliança com Deus. Por isso, devemos seguir o exemplo de Jesus Cristo e sermos em tudo obediente ao pai, para não cairmos na tentação de nos revoltarmos contra Deus,  como outrora no deserto. Devemos ter sempre Jesus como guia, logo somos o povo que ele constituiu, através do seu sangue derramado no lenho da Cruz.

    Por isso, sejamos fiéis a Jesus, colocando em prática tudo aquilo que ele nos ensinou, através dos seus mandamentos. Sejamos anunciadores da Boa nova, neste mundo marcado pela injustiça, violência e a indiferença de uns para com os outros.

    Jesus veio para salvar os pecadores, para anunciar a boa notícia: que Deus não quer, a morte do seu irmão, mas que todos nós tenhamos vida eterna. Jesus veio para nos curar de nossas Dores, como curou aquele paralítico, descrito no evangelho de hoje. Ora, Jesus não cura somente as dores externas. Mas, vai no íntimo e nos cura por inteiro. 

    Jesus é o rosto misericordioso do Pai. É o rosto amoroso do Pai. Em Jesus Cristo obtemos o perdão de todos os nossos pecados. Ele é o Senhor das nossas vidas. É por meio de Cristo que venceremos. 

    E já se aproximando do fim, o Frei provoca-nos á refletir: Quais são, as paralisias que devemos eliminar de nossos meios...? A paralisia da indiferença...? A paralisia do egoísmo...? A paralisia da prepotência...? A paralisia da auto-suficiente...? Quantas pessoas  por ai, se considerando Deuses...?

    E impulsiona, eliminemos as nossas paralisias! Para construir uma sociedade mais fraterna, mais humana, pautada no amor, no mandamento do amor, como ensina Jesus. Vivida na misericórdia, aprendendo a nos perdoar mutualmente, firmada na justiça! E para que, isso aconteça, é necessário que levemos a sério a nossa vocação de Cristão, trabalhando na construção do Reino de Deus, não amanhã, mas hoje, neste instante!

    Lembremo-nos, que é dado a cada um de nós a tarefa de continuar a missão de Jesus, pelo batismo nos tornamos discípulos e discípulas de Jesus. Somos sal e luz para esse mundo.