sábado, 5 de abril de 2014

APOSTOLADO DA ORAÇÃO: 1a. SEXTA-FEIRA DO MÊS CELEBRANDO O DIA DO SCJ



O primeiro núcleo do Apostolado de Oração no Brasil foi fundado pelo Padre Bento Schembi no dia 30 de junho de 1867, no Recife(PE), na Igreja de Santa Cruz, ficando restrito à localidade, não contribuindo para a difusão do movimento no país.

O padre Bartolomeu Taddei fundou em Itu (SP) um núcleo do Apostolado de Oração em 1º de outubro de 1871, fundando outros centros em nível diocesano e nacional. Por este motivo, o Padre Taddei é considerado o fundador e propagador do movimento no Brasil. Foi nomeado como primeiro Diretor Nacional por ter levado o Apostolado a todos os Estados.

Padre Taddei foi também o responsável pela fundação do Santuário Central do Coração de Jesus, em Itú. Em 03 de junho de 1913, data do falecimento do mesmo padre, haviam, no Brasil, 1.390 centros do Apostolado de Oração espalhados por todos os estados, com cerca de 3 milhões de associados.

Na Paróquia do Senhor do Bonfim, o Apostolado foi criado na década de 50 e, hoje, possui, aproximadamente, 70 participantes, dentre homens e mulheres que celebram a cada primeira sexta-feira, do mês, o dia do Sagrado Coração de Jesus. Atualmente a coordenação fica sob responsabilidade de Raimunda Almeida e Tesouraria com Iraci Sena Gomes.


 































Neste dia 4, primeira sexta-feira do mês tivemos a Celebração da Santa Missa do Sagrado Coração de Jesus tendo como celebrante Pe. José Vieira com a participação do Diácono Darlan,





































                                                                              

EVANGELHO DESTE DOMINGO: 6 DE ABRIL DE 2014

Triunfo em Cristo 
 
                                    "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA"
 
Anúncio do Evangelho (Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45)
 
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
 
Naquele tempo, 3as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”.
4Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”.
5Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. 6Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. 7Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judéia”.
17Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
33bJesus ficou profundamente comovido 34e perguntou: “Onde o colocastes?”
Responderam: “Vem ver, Senhor”. 35E Jesus chorou. 36Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!” 37Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?” 38De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. 39Disse Jesus: “Tirai a pedra!”
Marta, a irmã do morto, interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”. 40Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” 41Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”. 43Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!”
44O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!”
45Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

INFORMATIVO 5º SEMANA DA QUARESMA


     

 

 

Paróquia do Senhor do Bonfim 

MISSAS DOMINICAIS

 

As 5h30min – Procissão Penitencial em direção ao Conjunto Habitacional Jonas Costa  Logo após, teremos a Santa Missa neste mesmo local.

As 7h30min – Missa na Comunidade de Carrapichel

As 9h – Missa no Colégio Sacramentinas

As 11h – Missa no Carmelo

As 17h – Santa Missa no Conjunto Brisa do Monte

As 17h – Missa na Comunidade de Passagem Velha

ÀS 19h30min – Missa na Colégio das Sacramentinas

 

MISSAS DA SEMANA:

                                                                                                                                            
Dia 8/4 – Terça-feira .............            Às 16h – Missa na Comunidade de Varzinha

                                                
Dia 9/4 – Quarta-feira ............           Às 16h – Missa nas Comunidades de Mulungu e Curandeira

                                  
Dia 11/4 – Sexta-feira ............           Às 16h – Missa na Comunidade de Salinas

                                                          As 17h – Missa na Comunidade de Coité

                                                                                                                                                                    
·         Neste Domingo dia 6, acontece a Procissão Penitencial saindo de frente da Catedral, às 5h30min, seguindo para o Conjunto Habitacional Jonas Costa onde acontecerá a Santa Missa, às 7h, celebrada por Dom Francisco Canindé Palhano.  O responsável pela organização será o Grupo Legião de Mari

·         Ainda neste domingo, às 17h, na Praça Principal do Conjunto Habitacional Brisas do Monte, teremos a Santa Missa que será celebrada, também, por Dom Francisco Canindé Palhano. A organização ficará sob a responsabilidade do Movimento de Cursilhos de Cristandade e da Comunidade Shalom.  

 
·         Neste domingo em todas as Capelas de Nossa Paróquia, serão distribuídos os envelopes para a Campanha da Fraternidade 2014.  A devolução com sua oferta acontecerá no próximo dia 13/04, Domingo de Ramos. Lembre-se “SER SOLIDÁRIO É SER HUMANO”.

 
·         Lembramos que as velas, para utilização no Sábado Santo, já estão disponíveis na Secretaria da Catedral e no Plantão do Dízimo.

·         Teremos no dia 11/4 (próxima sexta-feira) das 9h às 16h o mutirão das Confissões na Capela do Colégio Sacramentinas. Aproveite este tempo quaresmal para fazer a sua reconciliação com Deus.

 
·         Ainda nesta sexta-feira (11/4), às 19h, teremos o último dia de Via-sacra na Capela do Colégio Sacramentinas coordenada pelos Homens do Terço com Maria.

·         Aquele que vive do amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor: «Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão»(Mt 5, 24). Durante este período quaresmal, a Paróquia do Senhor do Bonfim realizará confissões também nas comunidades rurais do dia 8 ao dia 11/4/2014 nos seguintes horários:

 
            Dia 8/4 – Carrapichel – Caatinguinha – Itapicuru e Lagoa do Barro das 9 às 12h.

Dia 8/4 -  Barroca do Faleiro e Mamão  das 16 às 18h.

Dia 9/4 – Cazumba – Lage e Cruzeiro das 9h à 12h e Passagem velha e Várzea das 16h às 18h.

Dia 10/4 – Missão do Sahy das 9h às 12 e  Varzinha e Barro de Cima das 16h às 18h.

Dia 11/4 – Tijuaçu, Alto Bonito e Conceição das 9h às 12h  e Estiva e Tanquinho das 16h às 18h