sexta-feira, 15 de abril de 2022

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR E O RITUAL DO LAVA PÉS

 

"assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés?" Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou fazendo a você; mais tarde, porém, entenderá". Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés!".
Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo". Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça!" Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos". Pois ele sabia quem iria traí-lo e, por isso, disse que nem todos estavam limpos. Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que fiz a vocês? Vocês me chamam 'Mestre' e 'Senhor', e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou."

Em sua homilia, Dom Hernaldo Farias iniciou com o novo mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

Proclamou que hoje, celebramos a Ceia do Senhor, grande momento da vida da Igreja que nos põe diante do grande Sacramento da Eucaristia, sacramento central da vida da Igreja.

A Eucaristia é um Sacramento tão rico que nós podemos buscar, sobretudo, nas palavras Deus proclamada neste dia de hoje direcionado a nós cristãos e cristãs que participamos deste grande sacramento.

No livro do Êxodo, capítulo 12, narra todo enredo daqueles últimos momentos do povo de Deus escravizado no Egito e que encontra em Deus a única possibilidade de libertação. Com base neste fato, a Eucaristia é o Sacramento da nossa libertação. É o Sacramento daquele Deus que não fica sozinho a observar nossas penares na vida, mas que aquele que vem ao nosso encontro para nos salvar.

Prosseguiu desejando que nós possamos nos comprometer com a Eucarística que celebramos. Que ela não seja apenas um comungar do Corpo e Sangue de Cristo, mas que esse comungar do Corpo e sangue de Cristo possa ter em nossa vida a grande ação de Deus libertador para trabalhar sempre pela paz, pela fraternidade, pela humanidade, pela libertação de todos que ainda se encontram escravizados pelas diversas formas de escravidão.

Que o Senhor nos fortifique com este pão sagrado; que o Senhor nos fortifique com este pão dos pecadores; que o Senhor nos fortifique para o nosso cotidiano seja expressão deste deus que nos salva, nos acolhe e nos serve a cada um de nós para que tenhamos vida e vida em abundância.


Logo após a homilia, foi dado o início do ritual do Lava-pés. O Lava Pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. Este ano, realizado na Catedral Diocesana, tivemos a participação dos Professores, diretores, alunos, funcionários da Rede Pública, Municipal e privada, onde estes conforme imitação de Jesus, Foram lavados os pés por Dom Hernaldo Farias; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.

Finalizada a Santa Eucaristia, foi proclamado o silêncio, da meditação, de visitar o túmulo de Jesus.









"DEUS SANTO, DEUS FORTE, DEUS IMORTAL, TENDE PIEDADE DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO!"