domingo, 19 de fevereiro de 2012

Depoimentos sobre a Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim

D. Francisco Canindé Palhano

Durante o novenário D, Francisco esteve presente em todos os momentos, participando desde as reuniões preparatórias, participando do acolhimento da Cruz e do Ícone de N. Srª. da Visitação no dia 30 de dezembro quando os símbolos Católicos estiveram visitando a Diocese de Bonfim.



DEPOIMENTO DE D. FRANCISCO:

A Paróquia se revestiu de júbilo, para agradecer a Deus e reavivar o Dom da Fé, conforme a proposta da segunda carta a Timóteo, “Reaviva o Dom de Deus que há em Ti”. Paroquianos e os diocesanos vindos de outras paróquias e comunidades acolheram com muito amor essa proposta e estiveram durante as nove noites, onde hoje será corada com a festa do Senhor do Bonfim, Nosso Excelsior Padroeiro, onde Padre José Elton estará presidindo a missa das 17horas. Logo após sairemos todos em procissão e o Senhor do Bonfim a todos e a cada um, as ruas, o povo as famílias a cidade, para que seja cada vez devota confiante, comprometida com a causa do Senhor.

"A PARTICIPAÇÃO DOS FIEIS"

Houve uma grande evolução no que diz respeito a presença o envolvimento e a participação, dos fieis, dos paroquianos, das autoridades, do povo em geral, certamente graças a pré-missão, aquilo que foi feito pelos missionários, que saíram distribuindo a programação, e isso teve como resultado o reavivamento da fé, e da devoção ao nosso querido padroeiro, Senhor do Bonfim.

"O TRABALHO DOS MEMBROS"

A cada ano, nós sentimos que há um processo de maturação da fé, e em conseqüência, de compromisso do povo, das pastorais, das irmandades das associações, dos serviços com a realidade pastoral paroquial e o resultado é uma presença em massa, uma presença alegre, uma presença feliz com tudo aquilo que está sendo o resgate histórico dos duzentos anos, de criação e instalação da paróquia do Senhor do Bonfim.

"A MENSAGEM DO BISPO"

Referindo-se a segunda carta de Timóteo, capitulo 1, versículo 6, na primeira parte, “Reaviva o Dom de Deus que há em ti”, e este reavivamento resultará sem duvida alguma numa maior presença, numa maior participação, num envolvimento missionário, aqui com o Senhor do Bonfim e tudo aquilo que vai ser realizado ao longo desse ano para celebrar o Jubileu do Bi-Centenário desta paróquia.



DEPOIMENTO DE WANDERLEI COMUNIDADE CATÓLICA SAHLOM DE SENHOR DO BONFIM


Desde o ano passado venho notando o planejamento de nosso grande bispo, que trouxe uma inovação em seu planejamento estratégico, desde o ano passado nós percebemos a presença de um trio, e esse ano estamos percebendo uma organização com realização aos panfletos aos folders a tudo aquilo que envolve a festa e até mesmo uma maior participação da comunidade, dos grupos dos noiteiros uma animação diferente com a participação das comunidades pertencentes à paróquia de Senhor do Bonfim.
Com toda certeza, a gente percebe que D. Francisco tem antecipado o anuncio de Jesus Cristo através desta festa dos duzentos anos, percebemos uma inovação e essa é a palavra que define todo esse novo que Deus tem colocado na nossa comunidade.



DEPOIMENTO DO SENHOR CLAUDIO MATOS MEMBRO DO ECC


Claudio Matos esteve participando de todas as noites do novenário do Senhor do Bonfim, e disse que foi uma superação esse ano.
“Esse ano como partilhamos anteriormente, participamos de todos os dias, acompanhamos a via sacra e hoje estamos nesse encerramento e a festa está uma festa maravilhosa, a gente vê assim, que muitos católicos já estão assim, mais presentes até mesmo na festa, é perceptível o crescimento do numero de pessoas estavam participando do novenário. Esse ano, destaco também a idéia de se ter colocado os dois telões aqui fora, uma imensa quantidade de cadeiras, assim ficou todo mundo acomodado, outras não se acomodaram por conta de horário, mas quem chegou cedo se acomodou.
D. Francisco está de parabéns juntamente com toda equipe, com padre João, padre Elton, resumindo esse ano a festa foi maravilhosa, e a tendência a cada ano é de se melhorar, com o projeto da reforma da igreja no próximo ano com certeza a gente vai ter uma festa mais bonita ainda.


DEPOIMENTO DA SENHORA VERA BONFIM


A senhora Vera Bonfim, em conversa com a PASCOM, disse que teve participando de todas as noites do novenário, nos disse que nunca tinha visto uma novena tão bonita, tudo perfeito. “Esse ano inclusive tivemos uma noite da nossa família, família Bonfim, estivemos presentes eu, Zeca Bonfim, netos e filhos”.
Acredito que depois do bispo tudo ficou mais lindo, perfeito só coisas boas, não tenho nada a reclamar.


DEPOIMENTO DE FREI MONTEIRO


No inicio da procissão nossa equipe tentou conversar com Frei Monteiro, que pediu para esperarmos o termino da procissão para que ele tivesse uma noção do que estava acontecendo aqui naquela tarde, um a vez que o mesmo acabara de chegar e não havia acompanhado o novenário.

Ao termino da procissão conversamos com o Frei, que disse:

Eu estive participando essa tarde da missa e da procissão, e achei uma participação, com um fluxo da população muito significativa, a população em peso veio à festa, mas não apenas marcando uma presença, para algo de entretenimento, ou algo passageiro, a população veio rezar, veio demonstrar a própria fé, a própria devoção ao padroeiro Senhor do Bonfim.
Senhor do Bonfim é uma marca na Bahia, aqui na cidade de Senhor do Bonfim, porque é uma devoção que fala ao nosso coração, porque é o Jesus que dá a vida por nós, e que nos ensina o sofrimento pelo qual toda a humanidade passa, ensinando como sofrer sem desespero, sofrer com sentimento de redenção. Foi muito belo, está de parabéns a paróquia a diocese, a catedral, todos estão de parabéns por essa organização, está tudo muito bem organizado, mas sobre tudo a participação fervorosa da população.


DEPOIMENTO DO PREFEITO PAULO MACHADO


Aos meus olhos uma festa belíssima, muita fé e muita tradição também a cultura junto com a fé e isso muito me impressionou, me fez reviver os meus tempos de criança em Bonfim.
A festa bela, sem perder os pés no chão com a contemporaneidade, tem que se elogiar toda a equipe que fez essa grande festa e uma idéia maravilhosa de nosso Bispo, do padre Elton de reservar um dia fixo para a festa do Senhor do Bonfim, tai o sucesso absoluto, carro nas ruas, cidades vizinhas vieram, então fio uma idéia muito bem pesada em se reservar um dia especial fora do domingo, e isso reafirma a nossa fé a nossa catolicidade.



DEPOIMENTO DE REINALDO DA EQUIPE DE EVENTOS


Nós trabalhamos com eventos, e para mim foi muito bom, o que a gente tinha proposto realmente aconteceu, o novo foi as noites com os cantores daqui da cidade mesmo, no Espaço Jubilar.
Este ano houve um numero maior das pessoas, que realmente participou realmente cantou se animou.

"O ESPAÇO JUBILAR"

Esse ano, nós de evento sentamos com nossa equipe e analisamos, e conseguimos arrumar o espaço para que as pessoas pudessem se aconchegar, onde as pessoas puderam encontrar shows, brinquedos para as crianças, e muita animação, com guloseimas e muito mais.


DEPOIMENTO DE CIVAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO E ANIMADOR


Esse ano de 2012, nós ficamos felizes com a quantidade de pessoas, eu nunca vi tanta gente numa festa de Senhor do Bonfim, na realidade nós celebramos essa festa com grande alegria, buscando assim cada vez mais a fé. E como o tema convidou-nos, buscar reavivar a fé que há em ti, então celebrar a festa do Senhor do Bonfim esse ano foi uma grande maravilha para nós.
Porque na realidade buscamos unir toda igreja, todas as equipes, e nesse dia de hoje sendo feriado municipal, para nós além de uma grande graça é também uma vitória para todos nós católicos nesse dia de hoje e a festa realmente foi uma maravilha.
A gente percebe também a participação das pessoas tanto de Bonfim quanto de outras cidades, esperamos que outras pessoas possam se engajar mais nas pastorais, fazendo com que a igreja de Deus cada vez mais forte e mais fiel.


DEPOIMENTO DE PADRE JOÃO


Quero deixar aqui um abraço, e uma benção especial para todos, acredito que para todos a festa desse ano de 2012, foi uma das melhores festa, em numero, e também naquilo que era a grande devoção das pessoas nessa hora.
A cada noite de novena a cada dia nos surpreendia com o numero de pessoas que lotavam a catedral e mais ainda aquele espaço enfrente a nossa catedral.
Então o povo tem dito e muitos agora já no término dessa festa dizendo pro padre que essa festa vai deixar saudade, e esta é talvez a expressão maior que eu deixo aqui nessa hora, o povo que expressa que está mais que tudo feliz, e que essas noites marcaram aquilo que é o coração desse povo, nesse tema tão bonito que foi, Marcados pela Fé, reavivar aquilo que mesmo essa fé que há em cada um de nós esse dom de Deus que há em nós, podemos ver que a marca de Deus a graça de Deus, o céu de Deus e as bênçãos de Deus alcançou o coração de muitos nessa novena e nesse dia da festa maior.
Nós só temos que dá passos para que essa festa cresça ainda mais, daquilo que foi o ano passado pra esse ano, já cresceu em proporção, em grande graça como a gente pode ver então, a gente só agradece a Deus porque tudo é para o bem daqueles que amam a Deus, tudo é em prol daquilo que é o reino de Deus, e aqui a gente agradece a todas as pessoas, e o resumo é esse a festa deixa grandes saudades para os nossos corações, que Deus assim abençoe a todos a cada um de nós.
Falando ainda daquilo que foi esse feriado pra nós, a gente agradece ao senhor prefeito, ao presidente a todos os vereadores da câmara, queremos render a nossa gratidão a eles, e mais do que tudo o povo, que realmente ali marcou deixando sua assinatura, dizendo e gritando para os bonfinenses, que nós católicos queríamos mesmo esse feriado.
Daí esse feriado é mais do que justo, porque que esteve nas ruas nesse dia pode ver a proporção e a grande união de todos nós, tudo isso para dizer que esse dia foi consagrado ao Senhor do Bonfim, e como consagrado ao Senhor do Bonfim a expressão foi à multidão que nós podemos ver hoje nessa grande procissão.


DEPOIMENTO DE PADRE JOSÉ ELTON


Todas as noites elas foram muito bem participadas, todas as pessoas se envolvendo nos trabalhos, eu falo bem participada das equipes de trabalho, de todos que já participam da vida da igreja, mas também podemos dizer que houve uma participação muito boa das pessoas que estão mais distantes, nós vimos muitas pessoas diferentes na igreja, a igreja graças a Deus sempre muito bem lotada em cada noite da nossa novena.
Porém isso não vai nos deixar acomodados, por que a paróquia ela tem mais de setenta mil habitantes, uma boa participação graças a Deus, louvado seja Deus, mas temos que continuar nosso trabalho evangelizador, ainda falta muito que fazer.
Graças a Deus foi tudo muito bem programado, tudo muito bem articulado e o resultado é esse das pessoas participarem graças a Deus, isso tudo para louvar e bem dizer o nosso Deus, o nosso Excelsior padroeiro Senhor do Bonfim, esse é o intuito, e que continuemos assim reconhecendo a grandeza de Deus na nossa vida.

Como disse ainda na última homilia antes da procissão, que a gente seja sempre agradecido a Deus por tudo aquilo o que ele nos faz, e não só com palavras, mas com ação concreta, uma ação voltada para a caridade, que se resumiria, na entrega total da nossa vida a Deus participando da vida da igreja e sendo Dele, vivendo o amor e a caridade entre nós.

"ISSO É APENAS O COMEÇO DE NOVOS TRABALHOS PARA O JUBILEU DOS 200 ANOS"

De acordo com padre Elton, o termino da festa do padroeiro, não acabam os trabalhos na paróquia, pelo contrario começa tudo, a festa foi só um incentivo para os trabalhos do jubileu.
Seguindo o Pároco, muitas surpresas ainda virão muitos momentos bonitos a serem celebrados, e que a paróquia estará em missão durante todo ano, os bairros da cidade, os distritos que compõem a paróquia todos terão muito trabalho até o final do ano, quando será encerrado o ano Jubilar no dia 12 de dezembro de 2012, co a celebração dos 200 anos.

"17 DE JANEIRO DIA DO TITULAR DE BONFIM"


Nós queremos agradecer a Deus, por tudo o que Ele nos concebe e sobre tudo a oportunidade do auxilio de n ossos representantes políticos de afixar uma data para o Titular Senhor do Bonfim, um dia proporcionado pra isso é sempre muito bem vindo, a gente está muito feliz com essa data que foi estabelecida, para que o povo a cada ano, possa ter aquele dia determinado, todos nós já saberemos que essa dia será fixo, dia 17 de janeiro, e já nos programaremos, e isso é uma coisa muito boa, percebemos que o comercio reconheceu e fechou suas portas, para dedicar esse dia ao nosso padroeiro o Senhor do Bonfim.