domingo, 6 de janeiro de 2013

FESTA DO PADROEIRO SENHOR DO BONFIM / 2013

festa-do-padreoeiro-senhor-do-bonfim-2013 
 
 
CONVITE
 
 
      Estimados Paroquianos, Amados Devotos: mergulhados na vivência do Ano de Fé, e dentro de um clima todo especial do Jubileu dos 80 anos da Diocese de Bonfim, vislumbra-se diante dos nossos olhos e do nosso coração, a 201ª Festa do nosso Excelso Senhor do Bonfim. Este ano, de 7 a 17 de janeiro, com os olhos fixos N'Ele, que é o Autor e Consumador da Fé, levaremos a boa notícia do Reino de Deus, para fazer discípulos todas as pessoas, sobretudo aquelas que não o conhecem, ou nunca ouviram falar em Seu nome, sendo uma Igreja que está em estado permanente de missão.
      Sejam todos (as) bem vindos e acolhidos à 201ª Festa do Senhor do Bonfim, e que ao longo desses dias, possamos experimentar a graça, a ternura e o amor de Deus por cada um de nós.
 
                                                 Dom Francisco Canindé Palhano
                                                    Bispo Diocesano de Bonfim


ÚLTIMOS AJUSTES PARA A FESTA DO SENHOR DO BONFIM

reunião 1
Até a próxima segunda-feira, ainda será celebrada a Pré-Novena, em preparação à Festa do Senhor do Bonfim, padroeiro desse município,quando na oportunidade a Imagem Peregrina do Sr. do Bonfim estará saindo da Capela Nossa Senhora de Fátima, no Alto da Maravilha, às 18h30min passando pelas ruas da cidade seguindo sentido a Catedral Diocesana, onde será iniciada a Solenidade de abertura do Novenário.
reunião
Enquanto isso as equipes de trabalho não medem esforços para que a festa seja realizada da melhor maneira e que possa receber o maior número de fieis devotos do Senhor do Bonfim, nesse sábado (05), estiveram reunidos os membros abaixo relacionados e suas respectivas equipes de trabalho:
LITURGIA – Marta Almeida, Gilmara Calazans, Maria de Fátima Alves
PATROCÍNIO – Neide Bezerra, Joseni Brito, Raimunda Almeida
MARKETING – Claudio Oliveira e Elizangela Oliveira
INFRAESTRUTURA – Auzeneide nunes
EVENTOS – Reinaldo Guedes
COMUNICAÇÃO – Leonor Sena Gomes. Netto Maravilha

Foi colocado cada ponto de como andam os preparativos da Festa, que prossegue com a Novena até o dia 16 de janeiro, já no dia 17 feriado municipal e louvor a Senhor do Bonfim.
Assim como ano passado após as celebrações da novena, haverá quermesse defronte a Catedral, com barracas, shows ao vivo emuita confraternização.
Logo estaremos divulgando a programação oficial do novenário.

Maravilha Notícias

Polícia Militar recebe a visita da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim

visitasrbonfim
 
 
        
     Na manhã desta quinta-feira (3), a sede do 6º Batalhão de Polícia Militar, na Cidade de Senhor do Bonfim, recebeu a visita da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim. As visitas fazem parte da pré-novena em homenagem ao padroeiro da cidade.
A Imagem, conduzida pelo Vigário Paroquial Padre João Eleutério da Silva e fiéis católicos, foi recebida pelo Comandante do Batalhão, Tenente Coronel PM Anselmo Bispo, por oficiais e praças que se reuniram para uma oração. Padre João pediu a Deus que as bênçãos do céu alcançassem os policiais e suas famílias e lembrou que a sociedade precisa deles para a segurança e paz. Em seguida, a imagem foi levada pelos policiais, em procissão, para o local seguinte de visitação.
O Tenente Coronel PM Anselmo afirmou: “a visita foi muito importante para rogar a Deus proteção em 2013, para todos os policiais, especialmente aos Aspirantes PM Cordeiro, Victor Costa e Charles que justo hoje se apresentaram para trabalhar no 6º BPM, vindos da Academia de Polícia Militar”.
 
6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

FESTA DA EPIFANIA

Ficheiro:Natal-Reis-Magos.jpg
 
O Pórtico de Natal ou Pórtico dos Reis Magos é um monumento construído às margens da BR 101 dando boas-vindas a quem chega à cidade do Natal, no Rio Grande do Norte, Brasil.

               A festa da Epifania - também denominada pelos gregos de Teofania, ou seja manifestação de Deus - era celebrada no Oriente já antes do século IV. É uma das mais antigas comemorações cristãs, tal como a Ressurreição de Nosso Senhor.
              Não podemos esquecer que a Encarnação do Verbo se tornou efetiva logo após a Anunciação do Anjo; entretanto, apenas Maria, Isabel, José e, provavelmente, Zacarias tiveram conhecimento do grande mistério operado pelo Espírito Santo. O restante da humanidade não se deu conta do que se passou no período de gestação do Filho de Deus humanado.
             Por fim, nasce o Redentor, como um simples bebê. Quem, estivesse, porém, tomado por um dom do Espírito Santo, discerniria naquela adorável criança os resplendores dos raios de sua fulgurante divindade. Não se tratava de um ente puramente humano; àquela natureza se unia a própria Divindade : Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Ali estava o Homem-Deus.
            Se, por assim dizer, no Natal Deus Se manifesta como Homem, na Epifania esse mesmo Homem se revela como Deus. Assim, nestas duas festas, quis Deus que o grande mistério da Encarnação fose revelado com todo o brilho, tanto aos judeus como aos gentios, dado o seu caráter universal.
         No Ocidente, desde o princípio, celebrava-se o Natal a 25 de dezembro, e no Oriente, a Epifania a 6 de janeiro. Foi a Igreja de Antioquia, na época de São João Crisóstomo, que passou a comemorar as duas datas. Só a partir do século V é que no Ocidente começou a se celebrar a segunda festividade.
         Em nossa atual fase histórica, a Liturgia comemora a Adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus. Por outro lado, ainda permanecem alguns vestígios da antiga tradição oriental que incluía na Epifania, além da Adoração dos Reis, o milagre das Bodas de Caná e o Batismo do Senhor no Jordão. Hoje, em nossa Liturgia, as Bodas de Caná não são mais celebradas, e o Batismo do Senhor é festejado no domingo entre os dias 7 e 13 de janeiro.
       Em síntese, podemos afirmar que a Epifania, ou seja, a manifestação do Verbo Encarnado, não pode ser considerada desligada da adoração que Lhe prestaram os Reis do Oriente. Nesta cena está concernido um público reconhecimento da divindade do Menino Jesus unida à Sua humanidade.

VISITA DOS REIS MAGOS AO MENINO JESUS

            Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém (Mateus 2, 1-12).
            Ignora-se a providência dos Reis Magos, este episódio foi apenas relatado no Evangelho de S. Mateus e, mesmo assim, de forma muito resumida e vaga. Só com o passar do tempo, se foram acrescentando detalhes, para se sanarem as lacunas deixadas no Evangelho em relação a esta história.
           A designação “Mago” era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos, contudo esta palavra também era usada para designar os astrólogo. Isto fez com que, inicialmente, se pensasse que estes magos eram sábios astrólogos, membros da classe sacerdotal de alguns povos orientais, como os caldeus, os persas e os medos.
 
          Posteriormente, a Igreja atribuiu-lhes o apelido de “Reis”, em virtude da aplicação liberal que se lhes fez do Salmo 71,10.
         Quanto ao número e nomes dos Reis Magos são tudo suposições sem base histórica, aliás algumas pinturas dos primeiros séculos mostram 2, 4 e até mesmo 12 Reis Magos adorando Jesus. Foi uma tradição posterior aos Evangelhos que lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Belchior (ou Melchior), tendo-se também atribuído a cada um características próprias.
        Belchior (ou Melchior) seria o representante da raça branca (europeia) e descenderia de Jafé; Gaspar representaria a raça amarela (asiática) e seria descendente de Sem; por fim, Baltasar representaria todos os de raça negra (africana) e descenderia de Cam. Estavam assim representadas todas as raças bíblicas (e as únicas conhecidas na altura: os semitas, os jafetitas e camitas. Pode então dizer-se que a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei dos reis, mesmo os representantes do tronos, senhores da Terra, curvam-se perante Cristo, reconhecendo assim a sua divina realeza.
         Esta ideia só surgiu no século XVI, assim só a partir deste século é que se começou a considerar que Baltasar era negro, de forma a que se pudesse abranger todas as raças.

Nota: Jafé, Sem e Cam são os 3 filhos de Noé, que segundo o Antigo testamento representavam as 3 partes de mundo e as 3 raças que o povoavam naquele tempo.
         Para além desta simbologia, pela cultura a cristã, os Reis Magos simbolizam que os que os poderosos e abastados devem curvar-se perante os humildes, despojando-se dos seus bens e colocando-os aos pés dos demais seres humanos, ou seja, devem partilhar a sua fortuna com os mais pobres.
        Também em relação às idades dos Reis Magos tudo são suposições sem nenhuma base histórica. Só no século XV, se fixou que Belchior teria 60 anos, Gaspar estaria com 40 anos e Baltasar 20 anos.
         Tem de se ter em atenção que as características físicas e as idades dos Reis Magos variam consoante o autor.
         O dia de Reis celebrava-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto ao Menino Jesus. Em alguns países é no dia 6 de Janeiro que se entregam os presentes.
Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus:

  • Ouro (oferecido por Belchior): este representa a Sua nobreza;
  • Incenso (oferecido por Gaspar): representa a divindade de Jesus;
  • Mirra (oferecido por Baltasar): a mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem.
  • Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra).
         Coloca-se a questão de saber como é que os Reis Magos associaram o aparecimento da Estrela com o nascimento de Jesus. A verdade é que existem várias teorias, mas não há como saber qual delas é a correcta. Uma dessas teorias considera que os Reis Magos descobriram a relação entre o novo astro e o nascimento de Cristo.
         Mais explicações sobre esta questão e outras relacionadas com os Reis Magos são dadas através de textos apócrifos, isto é, textos não reconhecidos pela Igreja.
        Contudo estes textos foram, de um modo geral, escritos nos séculos II e III da era cristã, para preencherem lacunas sobre a vida de Jesus e de outras personagensdo Novo Testamento, assim objectivo destes era saciar a curiosidade religiosa, transformando o vago em concreto, independentemente da veracidade dos factos, daí não estarem incluídos nos chamados Livros Canónicos.

SEMANA DA EPIFANIA


AVISOS DA PARÓQUIA
 
6 de JANEIRO  DE  2013  - MISSA DA EPIFANIA DO SENHOR
 
MISSAS DOMINICAIS

As 7h – Missa na Catedral
   As 09h – Missa na Catedral
  As 10h – Batizados na Catedral
  As 11h – Missa no Carmelo
  As 15h45min – Missa na Comunidade de Tijuaçu
  As 17h30min – Missa na Comunidade de Tanquinho
  As 17h30min – Missa na Comunidade de Estiva
  As 19h30min – Missa na Comunidade do Alto da Maravilha
  As 19h30min – Missa na Catedral
                                                                                             
MISSAS DA SEMANA:
 
Dia 07/01 – Segunda-feira ....  Às 7h – Missa na Catedral Diocesana
                                                 Às 19h30Min – Abertura do Novenário Solene ao Senhor do Bonfim
     
Dia 08/01 - Terça-feira ......... Às 15h30min – Missa na Comunidade de Varzinha
                                                Às 16h45min – Missa na Comunidade do Barro de Cima
 
Dia 09/01 – Quarta – feira .....Às 15h30min – Missa na Comunidade do Mulungu
                                                Às 16h45min – Missa na Comunidade de Lagoa do Barro
                                                                                                         
Dia 12/01 – Sábado ............. Às 16h45min – Missa na Comunidade do Bonfim III
                                          Às 16h45min – Missa na Comunidade do DER-BA
                                              Às 19h30min – Missa na Comunidade do Santos Dumont
                                              
 
FESTA DO SENHOR DO BONFIM
 
·         Lembramos que a Pré Novena encerra neste domingo. Destacamos que, ás 18h, a Imagem do Senhor do Bonfim sairá em procissão com destino á comunidade Alto da Maravilha;
·        Nesta segunda-feira (7/1), às 8h, a Imagem visitará o Cemitério São Lázaro.  Às 18h, teremos a procissão conduzindo a imagem do Senhor do Bonfim para a Catedral onde, logo após, celebraremos a solenidade de Abertura da 201ª Festa do Senhor do Bonfim.