segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

POSSE DE Pe. AIRTON FERREIRA - ADMINISTRADOR PAROQUIAL



Caro Padre Airton ( @airtondsiqueira ), 

É com muita alegria que a nossa comunidade Paróquia do Senhor do Bonfim, a Catedral de Senhor do Bonfim-Ba, o recebe como pároco. Seja muito bem vindo! A partir de agora, entre nós, você será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o Pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho. Apresentar-se-á a Deus em nosso nome, oferecendo-Lhe nossas preces e voltará a nós para comunicar-nos o perdão de Deus e a esperança.

Que possa nos ensinar, perdoar, consolar e abençoar. Como Deus o amou e assim o chamou para compartilhar com Ele todo o mistério da salvação, que o seja sinal de Deus inserido sacramentalmente nessa missão apostólica e missionária. Que nos ajude a interrogar-nos sobre o sentido da nossa vida e da nossa história.

Ao receber a convocação do Bispo e, em virtude da obediência abraçada, você ofereceu o seu consentimento ao chamado. O chamado a abraçar sua nova missão, sua nova Paróquia. Não quis tapar os ouvidos ao chamado de Deus para conduzir uma nova comunidade, dando a sua total obediência à Igreja.

Nós te abraçamos e te recebemos com amor, sabemos que vai conquistar e ser conquistado por esta Paróquia. Saiba que você é responsável pelo que cativas.

Saiba que criamos expectativas novas e, em contido entusiasmo, ficamos ansiosos aguardando a sua chegada. Temos uma certeza: em tudo o que acontece com a Igreja nas suas várias instâncias, a mão de Deus prevalece como o fio condutor. Nessa perspectiva de fé queremos oferecer o nosso apoio e ajuda!

Queremos estar com você e do Senhor Deus ouvir a voz a nos orientar para caminharmos juntos e em plena sintonia. Oferecemos a você o nosso carinho, amizade e disponibilidade no dia-a-dia da vida comunitária. Queremos somar e multiplicar, como convém ao povo de Deus.

Desejamos que sempre viva com entusiasmo os ensinamentos de Cristo propagando o amor fraterno e promovendo a partilha na comunidade.

Seja mensageiro da Boa Nova, alimentando a nossa fé na presença viva de Jesus na Eucaristia; que como Moisés, abra caminhos de esperança. Que se deixe seduzir todos os dias e momentos da vida, pelo amor infinito de Cristo, fazendo também com que esse amor seduza o coração dos filhos de Deus e nossos irmãos.

Que transforme em flores os espinhos que poderão ser encontrados nesta caminhada e as pedras, em degraus para subir até Deus. As dores e o cansaço em alegria, fé e otimismo.

Que deixe transparecer em seu rosto o brilho de Jesus para que todos possam dizer: “Olhando para ti, vi refletido Jesus”.

Portanto, caríssimo Padre Airton Siqueira, os desafios são muitos; mas tenha a certeza de que o senhor nunca estará só. Como comunidade paroquial, carregaremos todos juntos a cruz que nos leva à alegria da ressurreição. Esta obra é de Deus! Somos apenas seus servos! E Ele só nos pede que multipliquemos os talentos que nos foram confiados. Jamais  por medo, comodismo ou falta de criatividade.

E que possa exercer a sua missão no meio de nós com muito amor, oração, fidelidade, prontidão e que através das suas mãos ungidas, possa derramar as suas bênçãos em nosso meio.



Seja bem-vindo entre nós e conte sempre conosco Padre Airton. Agora esta é a sua comunidade!

domingo, 24 de janeiro de 2021

SÃO FRANCISCO DE SALES: PADROEIRO DOS JORNALISTAS E COMUNICADORES


5 lições de São Francisco Sales, o padroeiro dos comunicadores

Quer conhecer mais sobre São Francisco de Sales, a razão dele ser o padroeiro dos comunicadores e aprender 5 lições para aplicar na sua comunicação? Então acompanha com a gente essa matéria .

São Francisco foi um grande santo, nascido no Castelo de Sales em 1567, na França, que tornou-se bispo em Genebra no século XVII. É conhecido por suas obras que escreveu, como os livros Introdução a vida devota, ou filoteia e Tratado do Amor de Deus.

Foi o fundador da Ordem da Visitação e hoje seu nome é familiar para nós por ele ter sido a inspiração para a criação da Congregação Salesiana, fundada por Dom Bosco, santo que era devoto de São Francisco de Sales.

Além de canonizado, foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX e proclamado Padroeiro dos jornalistas e escritores católicos pelo Papa Pio XI. Hoje é conhecido como padroeiro de todos os comunicadores, e isso porque SFS além de ser um ótimo pregador, era também escritor, e usou deste dom para evangelizar e catequizar através de publicações em papel.

Distribuía folhetos combatendo heresias, apresentando as verdades do catolicismo, através da Palavra de Deus

Agora que já conhecemos um pouco sobre o padroeiro dos comunicadores, vamos as 5 lições da vida dele que podem nos fazer refletir e atuar melhor na nossa comunicação:

1- USOU COM SABEDORIA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA SUA ÉPOCA

Ele usou folhetos, livros e fez o que hoje é conhecido como os primeiros jornais católicos. Enquanto isso, nós hoje temos diversos meios de comunicações disponíveis e será se temos nos esforçado para usa-los da melhor forma possível? Fica a primeira reflexão.

2- COMUNICOU APESAR DAS DIFICULDADES
 
Ele tinha a sua disposição apenas recursos simples (seja uma prensa, um instrumento que ainda era rústico ou mesmo a própria escrita a mão), e que demandava muito trabalho, mas mesmo assim não arranjou desculpas e inclusive panfletou na rua para distribuir os materiais de evangelização.

Será se estamos nos prendendo por conta das dificuldades? A reflexão que precisamos fazer é se estamos colocando desculpas para não nos doarmos de verdade na evangelização através da comunicação.

3- COMBATEU OS ERROS E AS FAKE NEWS DA SUA ÉPOCA, E PRINCIPALMENTE ANUNCIOU A VERDADE

As “fake news” de sua época eram as mentiras, calúnias e heresias, sobre as quais ele se esforçou em combater. Nós estamos tão comprometidos assim a anunciar a verdade, e a vigiar para além de não espalhar as fake news, catequizar para evitar o avanço das heresias?

4- ELE VIVEU O QUE COMUNICOU

Esse é um dos pontos mais relevantes: ele teve uma vida coerente entre aquilo que ele anunciou e praticou. Então fica mais uma reflexão para nós: estamos vivendo o que estamos comunicando/postando?

5- UMA COMUNICAÇÃO A PARTIR DO AMOR

São Francisco de Sales era conhecido como Santo Amabilíssimo (mesmo tendo um temperamento forte), e com isso ele usou desse mesmo amor a Jesus para realizar a sua comunicação.                       

  • Post Author:
  • Post Category:
  • Post Comments:
  • Post last modified:

  • Oração a São Francisco de Sales

    Oh! São Francisco de Sales, que em sua vida mortal se fez sobressair em todas as virtudes, especialmente no amor à Deus e ao próximo, eu humildemente suplico colocar-me sob a sua proteção imediata, para obter de Deus a minha perfeita conversão, e a de todos os pecadores, especialmente... (mencionar os nomes das pessoas para quem você quiser rezar).

    Ensina-me, São Francisco de Sales, a fixar os olhos no céu; que eu possa enfrentar todos os obstáculos que se apresentam no meu caminho, e de atingir, um dia, a glória no céu, com auxílio de vossa intercessão.

    Obtende também o especial favor... (mencionar intenção). Ajudai-nos, ó Senhor, nós vos suplicamos, através dos méritos de São Francisco de Sales. Que aquilo que os nossos esforços não podem obter, possa ser-nos dada por sua intercessão.

    Oremos: Ó Deus, que, para a salvação das almas, fez São Francisco de Sales seu confessor e bispo, que lutava para que todos os homens e mulheres se submetessem a Vossa misericordiosa vontade, e fossem infundidos com a suavidade da caridade, guiados por seus ensinamentos pedimos, pela intercessão deste vosso servo, a graça de obter a felicidade eterna, através de Cristo, Nosso Senhor. Amém. ”




    SÃO FRANCISCO DE SALES, ROGAI POR NÓS!

    quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

    PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM TEM NOVO ADMINISTRADOR PAROQUIAL


    Pe. Airton Ferreira de Siqueira


    Nascido em 19 de junho de 1977, tem 2 irmãos, filho de: José Viana de Siqueira e Maria Camila de Siqueira. Natural da cidade Santana no estado do Amapá. Concluiu Ensino Fundamental em sua cidade natal e o médio em Belém do Pará. Cursou Filosofia em Belém do Pará, pelo Pontifício Instituto das Missões Externas - PINE. Cursou Teologia em Santa Catarina. Reconhecimento da Teologia foi na Faculdade de Nossa Senhora de Assunção Arquidiocese de São Paulo, hoje chamada PUC-SP. 
    Foi ordenado a Diácono em Taubaté, no dia 19 de abril de 1997. Sua ordenação Presbiteral, foi na cidade de Cansanção-Ba, no dia 26 de junho de 1997, Diocese de Bonfim. 
    Atuou como assessor em algumas pastorais, por um bom tempo. Pastorais onde exerceu missão: Cansanção, Itiúba, Santíssima Trindade em São Paulo, Campo Formoso, Pindobaçu, Senhor do Bonfim,  Mirangaba-Bahia e, agora, retornando à Paróquia do Senhor do Bonfim na condição de Administrador Paroquial conforme comunicado publicado em 24 de de dezembro de 2020 através da Chancelaria Diocesana.





    SEJA BEM VINDO!

    MENSAGEM DE DOM HERNALDO FARIAS - PASTOR DIOCESANO


     

    terça-feira, 19 de janeiro de 2021

    GANHADORES DOS PRÊMIOS - SORTEIO REALIZADO DIA 17/01/2021

     

                  PARÓQUIA DO SENHOR  DO BONFIM

    DIOCESE DE BONFIM

     

    NOME

    PRÊMIO

    JOSÉ BARRETO

    LIQUIDIFICADOR

    RAFAELA VITORIA SIMAS

    SANDUICHEIRA

    FÁTIMA DUARTE

    VENTILADOR

    LUZANIRA MARIA DE S. C

    LIQUIDIFICADOR

    MARILENE BARBOSA DA SILVA

    VENTILADOR

    ANA KELLY  MIRANDA SILVA

    COLCHÃO

    DRA. UBALDINA

    BICICLETA

    MATEUS SOBRAL ANGELIM

    SANDUICHEIRA

    MARCOS SOTERO DA SILVA

    BICICLETA

    LAYSSA NEIDE RIOS

    GELADEIRA

    DONA MARILENE

    PRÊMIO EXTRA


    GRANDE DIA DA FESTA DO EXCELSO PAROEIRO SENHOR DO BONFIM

    Glória a ti neste dia de glória

    Glória a ti redentor que há cem anos

    Nossos pais conduziste à vitória

    Pelos mares e campos baianos…

        Glória a Ti neste dia 17/01! É chega a hora de nossa congregação, ainda que muitos participem virtualmente. Através da alvorada ao som dos sinos, foram convocados para sentarmos na mansidão da Colina sagrada para bendizer, agradecer e louvar ao Excelso Padroeiro Senhor do Bonfim. Quantas bênçãos! Quantas graças alcançadas! Obrigado. Glorioso!

       Seguindo a programação da Festa, às 10 horas, na Igreja Catedral do Senhor do Bonfim, sob a presidência de nosso Pastor Dom Hernaldo Farias e participação de diversos presbíteros da Diocese de Bonfim, ministros, coroinhas, aconteceu a Santa Missa Festiva.


    Iniciando a Celebração Eucarística, Dom Hernaldo Farias fez abertura nos colocando que somos reunidos no amor de Cristo para celebrar o nosso Padroeiro e seu mistério de entrega de sua vida para nossa salvação. Nos unimos, não apenas pela nossa cidade, mas, por toda Diocese. Unidos, principalmente, por aqueles que sofrem nos campos e nas cidades e, em particular pelas vítimas do covid-19. Neste momento delicado de nossa história, somos chamados ao compromisso para com o outro; somos chamados a defesa da vida do outro e esta Eucaristia é também nosso vínculo de unidade com todos que sofrem em Cristo Senhor.

    Às 16 horas, no Centro Pastoral Diocesano, tivemos a Celebração Eucarística sob a presidência do Pe, Jarbas Gonçalves, Pároco da Paróquia do Senhor do Bonfim. Tivemos como concelebrantes Pe. Zacarias – pregador e Pe. Jhonny.

       Em sua homilia, Pe. Zacarias lembrou sua ordenação fazendo referência as palavras de Dom Jairo Rui Matos (in memória): “Cantemos agradecidos e agradecidos cantemos” pela vida de cada sacerdote que diariamente busca tentar ser a presença misericórdia, amorosa, presencial de Deus no meio de seu povo.

        Fazendo referência ao Pe, Jarbas, alimentado pela palavra, com sua experiência parte para uma nova missão deixando frutos e sementes espalhadas em vários solos a beira do caminho, no meio de espinhos, no meio de terreno pedregoso e, também, em terras férteis. Quem passou pela experiência do pastoreio de Pe. Jarbas, faça das sementes um celeiro aproveitando tudo de forma que ele semeou fazendo da cidade de Senhor do Bonfim ser melhor e merecer o nome que tem e, melhor ainda, merecer o nome o padroeiro que tem. Que possamos olhar do alto da cruz e dizer Senhor do Bonfim reconhecendo como o Senhor de nossa vida.

       E, logo após, às 17 horas, impedidos de realizarmos a procissão, tivemos o início da visitação da imagem do Senhor do Bonfim as capelas da Paróquia.







    segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

    9ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

       "e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” (Jo, 1, 36)

    Neste nono e último dia da novena em louvor ao excelso padroeiro Senhor do Bonfim, contamos com presença do convidado da noite, Pe. Frei Cristóvão, da Paróquia de Santo Antonio em Feira de Santana, e também do Pe. Gilson (Redentorista),  juntamente com nosso Pároco Pe. Jarbas Gonçalves, e Pe. Wheider Gerlan, e os seminaristas da diocese. 

        Ao iniciar sua fala, o padre afirmar: "queridos irmãos, nos somos por Deus muito amados, e continua: mas não por aquilo que somos, nem pelo nosso CPF, ou pelo nosso patrimônio, muito menos pelo nosso CEP, que indica onde moro, ou pela nossa aparência, nem por nossa profissão ou a função que exercemos. Deus nos ama por aquilo que Ele é, Deus é Amor! Deus nos ama, independente do que nós somos, Ele nos ama, porque ele nos ama incondicionalmente. O amor de Deus é um amor que ser humano jamais será capaz de compreender, a não ser na eternidade. Pois somos limitados, e por sermos limitados, não conseguimos compreender o que Deus faz por Amor a Nós."

        Logo, a paciência é um fruto Divino, por isso, quando estamos longe de Deus, nos tornamos impacientes. Quando estamos afastado da Graça, nada nos satisfaz, reclamamos de tudo ao nosso redor, até as coisas boas que Deus opera em nossas vidas.

        O agir de Deus em nossas vidas acontece de forma gradativa, pacientemente. Deus não age de fora para dentro, mas de dentro para fora, muitas vezes, nem as pessoas ao nosso redor notam as obras grandiosas que o Senhor está realizando em cada um de nós, mais Ele está ali escondido, agindo... 

    E mais uma vez o Padre nos chama á refletir: "o mundo inteiro está procurando a solução para este grande problema que estamos vivendo, que é a pandemia. Todos estamos sonhando com a cura. No entanto, como cristão que somos, devemos sonhar, mais do que, com a cura física, precisamos pedir a Deus a cura do corpo e da Alma, porque a cura física não nos permitirá chegar na terra prometida, a cura física não irá permitir que cheguemos á vida eterna. Só teremos um bom fim, se o nosso coração também se converter. É carregar a certeza que, a vacina é importante, mas, o mais importante é Deus! Pois é Ele que está dando: sabedoria e ciência para medicina. Nada neste mundo poder ocupar o lugar de Deus!"

        Deus, nunca se esquece de nós. Ele toma a cruz por nós, assume a nossa condição de pecador e leva para Cruz, nos redimindo. Trazendo, Esperança, Luz e alegria. Por isso, o nosso sentimento ao olhar para Cruz, deve ser de gratidão, porque não somos merecedores de tamanho ato de amor. Deus veio ao mundo para nos salvar, não para nos condenar ou acusar, e por muitas vezes, nos esquecemos dessa grande verdade, e fazemos aquilo que nem Deus fez, condenamos uns aos outros...

        "Ao celebrarmos a novena do Senhor do Bonfim, somos privilegiados, não somente porque estamos em um tempo de distanciamento afetivo/físico. Ora, quantas falta nos faz um abraço... e como temos sentido falta de poder abraçar alguém, e não podemos fazer isso, por amor ao próximo. Mas, não podemos esquecer jamais, que o maior de todos os abraços, e que sempre recebemos em nossas vidas, é o braço da Cruz, no qual, o Senhor de braços abertos, nos abraça e nos acolhe, a dizer sempre: filho e filha amados, eu não te condeno. Eu te acolho, te amo, te perdoo. 

       E para finalizar, o Frei ressalta, que nossas vidas diante do Senhor, e no exame de consciência, pelo qual, buscamos misericórdia, possa ser sempre uma experiência de gratidão. Porque Deus tem feito tudo, até o impossível para nos garantir que não iremos perecer, não precisamos temer!

        A cruz para nós, não é o final, mas o começo de uma grande promessa de Deus. De que, nem a morte pode nos tirar a certeza de que as promessas de Deus vai se cumprir em nossas vidas, apesar das nossas limitações e dos nossos pecados. Afinal, Deus quer nos fazer experimentar plenamente a sua graça. Deixe-se conduzir por Aquele que morreu na cruz.




                           GLORIOSO SENHOR DO BONFIM, ROGAI POIR NÓS!



    domingo, 17 de janeiro de 2021

    ROTEIRO DA VISITAÇÃO DA IMAGEM DO SENHOR DO BONFIM

     Para nós, católicos devotos e fieis da Diocese de Bonfim, em particular da Paróquia do Senhor do Bonfim, é chegado o grande dia da Festa de nosso Excelso Padroeiro. Observe o roteiro da visitação da Imagem do Senhor do Bonfim:

        SAÍDA: Centro Diocesano

    Rua Operários da Leste (sentido depósito)

    Rua Alberto Torres

    Rua Engenheiro Frank

    Rua José Bonifácio

    Rua Cristo Rei (Capela de Cristo Rei)

    Rua Getúlio Vargas (esquerda)

    Rua Salgueira

    Rua do Aipim (Capela de Nossa Senhora das Graças)

    Praça Otacílio Neves (lado esquerdo)

    Rua Operários da Leste (sentido depósito)

    Trav. Leste

    Rua Filadélfia

    Rua Dom Antônio Monteiro (esquerda)

    Rua Nossa Senhora de Fátima (Capela de Nossa Sra. de Fátima)

    Rua Otávio Mangabeira (Cemitério)

    Rua Voluntários da Pátria (esquerda)

    Rua Oscar Freire (Cemitério São Marcos)

    Trav. Euclides da Cunha

    Rua São Vicente (canal)

    Rua Joana Angélica (direita)

    Rua Roberto Marinho

    Praça Eremita Soares (Capela de Nossa Sra. Aparecida)

    Rua Gilberto Gilardi (esquerda)

    Rua Aldair Sena Gomes (direita)

    Rua Uruguai (atravessa canal)

    Rua Cândido Félix (direita)

    Trav. Cândido Fonseca (esquerda)

    Rua José Coelho Sobrinho (Capela de Santa Luzia)

    Retorno na Praça José Coelho

    Rua José Coelho Sobrinho

    Rua Sizenando Vieira

    Praça Luiz Viana

    Rua Laurinda Maia

    Avenida Salvador

    Rua Prof. Pedro A. de Oliveira (esquerda)

    Rua Padre Severo (Capela de Nossa Sra. da Piedade)

    Avenida da Agricultura (direita)

    Avenida Operários do Derba (Capela da Mãe Rainha)

    Rua Pedro Jambeiro (esquerda)

    Rua João Saad

    Rua Tomás Guimarães (Capela do Santíssimo Redentor)

    Rua Luísa Gonçalves

    Avenida Antônio Carlos Magalhães (direita)

    Rua Barão de Cotegipe

    Avenida 2 de Julho

    Praça Duque de Caxias (Capela de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro)

    Rua João Maciel (esquerda)

    Avenida Antônio Laurindo

    Praça Nova

    Praça Antônio Gonçalves

    CHEGADA:  Igreja Catedral do Senhor do Bonfim. 




    VIVA O SENHOR DO BONFIM!

    sábado, 16 de janeiro de 2021

    8ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

    "Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”.Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. (Mc, 2, 5)

        Neste oitavo dia de novena em louvor ao excelso padroeiro, contamos com presença dos nossos frades Franciscanos, da Paróquia de Santo Antonio em Campo Formoso, Pe. Frei Dennys Santana e Pe. Frei Ricardo Gomes (Convidados da noite), juntamente, o vigário da paróquia do Senhor do Bonfim, Pe. José Amaro, e o Pe. Wheider Gerlan, também os seminaristas da diocese. 

        O pregador da noite, Frei Ricardo, ao iniciar sua reflexão faz menção as leituras do dia. E exclama: ”devemos voltar nossa atenção para o nosso compromisso quanto cristão, quanto seguidores de Jesus, que nos leva a uma certeza: que só por meio da Fé em Jesus Cristo, podemos vencer todos os males, todas as tribulações. Só pela fé em Jesus Cristo, temos a certeza de dias melhores. Sem Jesus, nada podemos fazer!”

        Jesus ao dar-se a cruz, selou a nova e Eterna Aliança com Deus. Por isso, devemos seguir o exemplo de Jesus Cristo e sermos em tudo obediente ao pai, para não cairmos na tentação de nos revoltarmos contra Deus,  como outrora no deserto. Devemos ter sempre Jesus como guia, logo somos o povo que ele constituiu, através do seu sangue derramado no lenho da Cruz.

        Por isso, sejamos fiéis a Jesus, colocando em prática tudo aquilo que ele nos ensinou, através dos seus mandamentos. Sejamos anunciadores da Boa nova, neste mundo marcado pela injustiça, violência e a indiferença de uns para com os outros.

        Jesus veio para salvar os pecadores, para anunciar a boa notícia: que Deus não quer, a morte do seu irmão, mas que todos nós tenhamos vida eterna. Jesus veio para nos curar de nossas Dores, como curou aquele paralítico, descrito no evangelho de hoje. Ora, Jesus não cura somente as dores externas. Mas, vai no íntimo e nos cura por inteiro. 

        Jesus é o rosto misericordioso do Pai. É o rosto amoroso do Pai. Em Jesus Cristo obtemos o perdão de todos os nossos pecados. Ele é o Senhor das nossas vidas. É por meio de Cristo que venceremos. 

        E já se aproximando do fim, o Frei provoca-nos á refletir: Quais são, as paralisias que devemos eliminar de nossos meios...? A paralisia da indiferença...? A paralisia do egoísmo...? A paralisia da prepotência...? A paralisia da auto-suficiente...? Quantas pessoas  por ai, se considerando Deuses...?

        E impulsiona, eliminemos as nossas paralisias! Para construir uma sociedade mais fraterna, mais humana, pautada no amor, no mandamento do amor, como ensina Jesus. Vivida na misericórdia, aprendendo a nos perdoar mutualmente, firmada na justiça! E para que, isso aconteça, é necessário que levemos a sério a nossa vocação de Cristão, trabalhando na construção do Reino de Deus, não amanhã, mas hoje, neste instante!

        Lembremo-nos, que é dado a cada um de nós a tarefa de continuar a missão de Jesus, pelo batismo nos tornamos discípulos e discípulas de Jesus. Somos sal e luz para esse mundo. 



    sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

    7ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

    "...Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado." (Mc, 1, 40-42) 


        Neste sétimo dia de novena em louvor ao excelso padroeiro, contamos com presença do convidado da noite, Pe. Elielton Santos e Pe. Wheider Gerlan, juntamente com nosso Pároco Pe. Jarbas Gonçalves, o vigário da paróquia do Senhor do Bonfim, Pe. José Amaro, o Diácono Eduardo César, bem como, dos seminaristas da diocese. 


        Após saudar todos os presentes. Padre Elielton, inicia a sua pregação ressaltando a grandeza do novenário do excelso Padroeiro Senhor do Bonfim. E diz: “que o novenário do Senhor do Bonfim possibilite a nossa entrega ao coração de Jesus. Pois, é Jesus que abre o seu coração para toda a humanidade, e nele transfigura a água e o sangue que corre do seu coração, nos purificando e nos restaurando pela Sagrada aliança."


        Assim, se faz necessário, ter sempre em Cristo a nossa identidade. Outrora, não fecheis os vossos corações, mas resgatai os vossos corações, sempre em Jesus Cristo! É dEle o nosso coração, que está cheio da grandeza do seu amor. Todavia, existem dois caminhos para Cruz: o caminho histórico do Jesus encarnado, que nos chama a abrir o coração e testemunhar na própria história as ações concretas da nossa própria vida.

       E nesta vida, Jesus, quer nos resgatar. Nos cura. Nos edificar. No entanto, devemos sempre ter o reconhecimento da nossa consciência perante Deus. Assim como fizera aquele leproso, ao se ajoelhar na frente de Jesus e dizer: tu tens o poder de me cura. Desse mesmo modo, peçamos a Jesus a cura dos nossos males e lepras. Só Jesus tem o poder de curar!
     
       As vezes até nos deixamos levar pelo outro caminho, aquele que nos prende somente em nossas ações egoístas. No qual, nos perdemos pela imaginação de nossas próprias conquistas egoístas, querendo viver em um mundo de perfeição, sem encontrarmos com o outro. E quando agimos deste modo, fechamos os nossos corações...

      Aprendamos a deixar de lado o descompromisso, afim de não assumir responsabilidades. Vendo o outro, muitas vezes, apenas como um objeto de satisfação dos nossos interesses. Para mudar isso, é necessário sair de nós mesmo,  porque o outro não deve ser, em nossas vidas, apenas uma função, maIs o reconhecimento de legitimação. É necessário que caminhando na história vejamos os sinais da Reconciliação. 


    Estejamos abertos ao Espírito Santo.  Abramos nossos corações ao coração de Jesus!

    6ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

    À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio."(Mc, 1, 32)

        Neste sexto dia de novena em louvor ao excelso padroeiro, contamos com presença do convidado da noite, Padre Luan Saldanha,  juntamente com nosso Pároco Pe. Jarbas Gonçalves, o vigário da paróquia do Senhor do Bonfim, Pe. Johnny Silva, e seminaristas da diocese.

        O Pe. Luan inicia sua reflexão falando sobre a imagem de Jesus, e diz: “para nós, é muito claro a identidade de Jesus. Porque no final das contas nos temos um percurso muito longo de conhecimento daquilo que fez o Senhor. Nós, somos fruto. Não somente do conhecimento histórico que se realizou dentro do contexto do tempo e do espaço, mais temos inclusive o desenvolvimento teológico acerca da pessoa de Jesus, que faz com que o nosso conhecimento e o nosso coração seja enriquecido, acerca da identidade do Senhor.”

       E ao continuar, ele nos alerta para que tenhamos a consciência de que nem sempre foi desse modo. E nos lembra que Jesus Chegou ao mundo como um desconhecido como Aquele que tinha autoridade sobre os demônios, era apenas um homem que tinha poder para curar os doentes, e também, poder para curar todos os males, e sua autoridade impressionava todos ao seu redor. Vendo os feitos de Jesus, o povo se perguntava quem é este homem que tem poder sobre a esfera espiritual? 

        Diante da realidade vivida por Jesus naquele tempo, devemos olhar para os dias atuais, e perceber nele um contexto muito parecido de um mundo que deseja tirar de Jesus á autoridade que ele possui.

      Dado isso, o Pe. mais uma vez alerta, "nós os Cristão estamos cada vez menos convencidos sobre a verdade absoluta de nossa fé. Com isso, estamos permitindo que o mundo com seu discurso que desautoriza Jesus e a igreja, entrem em nós, porque estamos mantendo-nos ocupados e preocupados com a aparência diante do mundo, afim de sermos aceitos” 

        Logo, "o mundo até gosta de Jesus! Mas, de um Jesus, que não corresponde com aquele que nos é apresentado no evangelho. Um Jesus que não corresponde com Aquele que se apresentou, mestre do céu e da terra... o mundo até aceita Jesus, desde que ele não interfira nas suas decisões....

       E lamenta ao refletir: "queridos irmãos, o mais triste não é que o mundo se comporte desse modo, o mais angustiante não é nem mesmo, que aqueles que professam outra fé cristã se posicione de um modo relativista com relação aquilo que quis Jesus. O mais angustiante, que deve gerar em nosso coração, até mesmo um pavor e uma agonia, é ver, católicos que cada vez mais estão cedendo a estes discursos em busca de uma aceitação. Por que não estão mais dispostos a sofrer as consequências do escândalo da Cruz. 

      O Senhor do Bonfim é exatamente o Cristo crucificado!Que significa loucura para o mundo e Força e Sabedoria para aqueles que creem!O crucificado não veio somente para salvar aqueles que estão dentro do templo, mas a TODOS. 

    Deixemo-nos então ferir pela palavra e ser penetrado pela Eucaristia.