segunda-feira, 17 de abril de 2017

SOLENE AÇÃO LITÚRGICA DA PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 14/04/2017

No Dia 14 de abril, sexta-feira da paixão, foi celebrado na Catedral Diocesana, bem como nas comunidades da nossa Paróquia a Solenidade da Paixão de Cristo.

A Paixão, A Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo constituem o acolhimento central e definitivo de nossa salvação.

É comum ouvir a expressão “Cristo morreu na cruz por nós", mas o que ela significa? Como funcionou, na prática, a redenção dos pecados da humanidade através da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz?

No Antigo Testamento animais eram sacrificados, pois havia uma aliança entre Deus e o povo de Israel, na qual esses deveriam cumprir a referida aliança obedecendo à Lei. Cabia ao povo ser fiel, todavia, a Lei era muitíssimo rígida, tanto que era quase impossível cumpri-la à risca. Deste modo, foram criados mecanismos para a chamada “expiação", por meio da qual o povo seria redimido de suas faltas.

O sangue significava que o homem merecia, de fato, a morte, pois não obedecera a Lei. Ao jogar o sangue cheio das misérias naquele lugar santo, ele se tornava purificado por causa da presença de Deus. O Santíssimo (Deus) purificava o sangue (povo).

Jesus é o propiciatório! Ao derramar Seu sangue na Cruz, o sangue da vítima toca o propiciatório, por assim dizer e ali acontece o sacrifício expiatório definitivo, posto que perfeito. Na Cruz, o puro e imaculado que é Jesus, toma sobre si os pecados da humanidade. Não mais simbolicamente, como no Antigo Testamento, mas de forma real. 

A miséria, o pecado, a desgraça, a morte tocam no propiciatório que é Jesus e tudo é lavado, purificado, liberto. Para isso é que foi necessária a morte de Cristo na Cruz.

Nossa Paróquia celebrou em solene ação Litúrgica (Presidida por Dom Francisco) a fim de reviver esse momento doloroso, mas que nos devolve toda a esperança.



Com o beijo da Cruz e Procissão com a imagem do Senhor morto e Nossa Senhora da Soledade todos os fiéis puderam viver momentos de grande devoção, demonstrações de amor e gratidão com Aquele que veio para nos libertar, veio para que todos tivessem vida eternamente!


Apoio para o texto retirado de:
Cançãonova.com
padrepauloricardo.org


MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA PASCOM.