domingo, 16 de abril de 2017

SANTA MISSA SOLENE DA INSTITUIÇÃO DA EUCARÍSTIA E LAVA-PÉS

Quando chegou o momento de Sua morte e partida para a eternidade, Jesus em Sua bondade infinita nos ofereceu o melhor presente: instituiu a Sagrada Eucaristia, Presença real dEle Mesmo com Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Hóstia e no Vinho Consagrados.


Momento registrado por São Mateus: "Enquanto comiam (a Ultima Ceia), Jesus tomou um pão e, tendo abençoado, partiu e, distribuindo aos discípulos, disse: Tomai e comei, isto é o Meu Corpo . Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-lhes dizendo: dele Bebei todos, pois isto é o Meu Sangue, o Sangue da Aliança, (nova Aliança) que é derramado por muitos para remissão dos pecados". (Mt 26,26-28).

No dia 13/04/2017 ao entardecer nossa Paróquia celebrou a Santa Missa de instituição da Eucaristia e lava-pés, sendo ministrada na Catedral Diocesana por Dom Francisco Canindé Palhano, nosso bispo Diocesano e dando inicio ao Tríduo Pascal.
Nesta mesma celebração tivemos o rito do Lava-Pés, rito este que contém duplo significado, à luz do Evangelho de João:
– uma imitação do gesto realizado por Cristo ao lavar os pés dos Apóstolos no Cenáculo;
– a expressão do doar-se a si mesmo, exemplificada com aquele ato.

No momento em que se abaixou até os pés dos discípulos e os lavou, Jesus quis deixar claro que se fez servo e que nós também devemos ser servos uns dos outros: “Também vós deveis lavar os pés uns dos outros”, afirma Ele, claramente, em Jo 13,12-14.
Foi representando este momento tão “simples” e rico de humildade e amor que Dom Francisco lavou os pés de doze jovens estudantes do Educandário N. Sra. Do Santíssimo Sacramento – Sacramentinas.


MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA PASCOM.