segunda-feira, 17 de abril de 2017

VISITA AO COMPLEXO POLICIAL DE SENHOR DO BONFIM

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.”
 (Mateus 25:34-36)


        
 Nesta Sexta-feira Santa dia 14/04/2017, momento  que se deve intensificar o grau da  prática da  oração, do jejum , esmola  bem como, da penitência, a Diocese de Bonfim através da Paróquia do Senhor do Bonfim realizou a entrega do material de cama e banho, no Complexo Policial, doados  na oferta da Santa Missa Solene da Instituição da Eucaristia e Lava-pés realizada no dia 13/4 (Quinta-feira Santa) na Catedral Diocesana. Essa Prática, no ano próximo passado, aconteceu com a participação de Dom Francisco Canindé, Pe. Clayton e o Diácono Luan. 
Neste ano, tivemos a participação de Dom Francisco Canindé, Diácono Luan e os Seminaristas Eduardo e Laerth. A recepção no Complexo aconteceu por parte do Delegado plantonista Dr. Leonardo Virgílio e demais carcereiros. A estes, obrigado pelo acolhimento.

Mais uma vez, aconteceu momento de muita emoção misturado ao sentimento de surpresa demostrada pelo interesse e participação dos custodiados nos momentos de oração. Foram visitadas cinco celas que, no total geral, abriga 101 detentos. Numa das celas estava escrito: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Frase esta, observada por Dom Francisco e utilizada para um início de conversa.
      A força da entonação de voz ecoada pelos custodiados, de cada palavra pronunciada com veemência, talvez, traduzisse um olhar de arrependimento ou até mesmo uma vontade de sair do cárcere. 
A oração, naquele momento, possivelmente, demostrava a vontade de liberdade. Ou, ainda, jogar de lado todo sofrimento e viver aquele momento traduzindo-o como um pedido de socorro, de reflexão, de oração e até mesmo de satisfação e porque não dizer alegria interior. Quantos são abandonados e esquecidos? Quantos não já perderam os laços familiares? Que vivem na solidão.
     Além do material cedido, através da coleta, houve a distribuição de Evangelhos e terços para cada um. Em cada cela visitada uma oração, um aperto de mão e aplausos; um pedido pra olhar de Jesus na cruz, uma palavra para reflexão, um conselho, um pedido de crença na esperança. 
Texto de José Lima - Pascom da Paróquia de Senhor do Bonfim