sexta-feira, 25 de março de 2016

QUINTA FEIRA SANTA: INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL



QUINTA FEIRA: INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL


"Cristo Jesus humilhou-se, obedecendo até a morte numa Cruz. Por isso Deus o exaltou  sobremaneira e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime e elevado muito acima do outro nome" (Fl. 2,6)



          O início do Tríduo Pascal é marcado pela humildade de Jesus. A humildade para servir. Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus disse: "Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou" (João 13:14-16). Jesus se esvaziou, deixando a glória do céu, para servir aos homens (Filipenses 2:5-8). Ele mostrou que nós devemos nos humilhar para servir aos outros. Como ele lavou os pés, nós devemos procurar oportunidades para humildemente servir uns aos outros.
      E seu exemplo é proclamado até hoje nas celebrações do Tríduo Pascal. Na celebração desta quinta-feira, onde é celebrada a Instituição da Eucaristia, foi realizada a cerimônia do Lava Pés com a participação de 12 jovens estudantes do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. A celebração foi presidida por Dom Francisco Canindé auxiliado pelo Seminarista Luan.
                                 





            A celebração teve início  às 15h, momento em que, de acordo com a narração dos evangelistas, Jesus deu um grande brado e disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito (Lc 23,46).    




                                                      







       









            









         Na missa desta tarde-noite, antecipa-se a entrega total na doação eucarística (Última Ceia). Celebramos o amor que se doa, na cruz e na glória. Mergulhamos, portanto, na sublimidade pascal. Tudo nesta Ceia-doação nos leva à descoberta do amor.
         É o dia em que silenciamos.   É o dia do silêncio de Deus. Deve ser um dia de silêncio e nós devemos fazer de tudo a fim de que para nós seja justamente um dia de silêncio, como foi naquele tempo: o dia do silêncio de Deus. Jesus colocado no sepulcro partilha com toda a humanidade o drama da morte. É o dia em que os diversos grupos, movimentos e pastorais se revezam para adorar a Jesus no Santíssimo Sacramento.



OUTRAS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO