QUINTA-FEIRA: SANTA MISSA CRISMAL
"Ele que amara os seus (...), levou o seu amor por eles até o extremo " (Jo,13,1).
Na celebração da Santa Missa do Crisma e benção dos Santos óleos, realizada no Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, presidida por Dom Francisco Canindé Palhano, aconteceu a renovação das promessas sacerdotais do clero com a participação especial dos agentes pastorais do Batismo, Crisma, Saúde e demais pastorais, movimentos, serviços, irmandades e Grupos de toda Diocese.
Como povo de Deus, em particular na Igreja de Bonfim, fomos convidados a unir os nossos corações nesta Eucaristia festiva. A Santa Missa Crismal marcou o ponto de unidade de toda diocese de Bonfim em torno do sucessor dos apóstolos, o Bispo diocesano, que é vínculo de unidade com toda a Igreja. Nesta missa manisfestou-se o mistério do sacerdócio de Cristo, participado pelos ministros constituídos em cada Igreja local, que renovaram seu compromisso ao serviço do povo de Deus.
Dom Francisco Canindé cercado pelos outros sacerdotes. abençoaram os óleos do Batismo e Unção dos Enfermos e consagraram o crisma (óleo misturado com perfumes), para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma, na ordem; o óleo para os catecúmenos e o óleo para os enfermos, sinal da força que liberta o mal e sustenta na provação da doença.
Na liturgia, destacamos o anúncio do Profeta Isaías (Is 61, 1-3, 1-3a.6a.8b-9) que nos fala da libertação, através da qual Deus reconduzirá o povo à sua terra e fará com ele um novo pacto e o tornará um povo sacerdotal. Jesus, liberta-nos do pecado e nos faz o novo e definitivo povo sacerdotal. Na nova aliança tudo tem valor porque tudo procede do Ungido por excelência, Jesus Cristo. Nele, como ele mesmo proclama, realiza-se em plenitude o que fora dito por Isaías .Jesus demonstra, através de suas obras, a sua missão.
MOMENTO DA RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS