"Vemos Jesus, coroado de glória e honra por haver a morte. Assim por graças de Deus experimentou a morte por todos. Aquele por quem e para quem todas as coisas existem, desejando levar muitos filhos à glória, consumou pelos sofrimentos o Autor da salvação".(Hb, 2, 9-10)
Fiéis se ajoelham e rezam fazendo sinal de referência e humilde identificação com Cristo que "esvaziou-se e humilhou-se até a morte e morte de Cruz".
Mesmo sendo filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que obedecem. A Liturgia desta celebração é sole e dramática. O Altar é desnudado, nenhum ornamento, significando o grande silêncio de Deus ajudando-nos a acolher o mistério da Paixão e morte com a oração, recolhimento e penitência. Quase não há palavras para exprimir o imenso Mistério que celebramos: O Eterno Filho de Deus Vivo, nesta tarde santa, por nós se entregou ao Pai, em total obediência, até à morte, e morte de Cruz.
Nesta celebração acontece três partes: Liturgia da palavra, adoração da Cruz e comunhão.
Após Liturgia da Palavra com as leituras do Livro do profeta Isaías (52,13-53,12), Salmo Responsorial 30, leitura (Hb 4, 14-16: 5-7-9) e Narração do Evenagelho (João 18,1-19, 42), bem como da homília, Dom Francisco Canindé anuncia a entronização da Cruz conduzida pelo Diácono Darlan. Logo após, aconteceu a adoração e o "Beijo da Cruz".
FIÉIS EXALTAM: "VINDE . ADOREMOS" |
ENTRONIZAÇÃO DA CRUZ |
DOM FRANCISCO RECEBE E ELEVA A CRUZ |
DIÁCONO EXPÕE A CRUZ PARA REALIZAÇÃO DO BEIJO |
RELIGIOSOS E DEMAIS FIÉIS BEIJAM A CRUZ |
Na Comunhão "O Cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor"(Sl 115). O precioso sangue derramado pelo Senhor Jesus Cristo no dia da sua Paixão e morte trouxe para todos os homens de todos os tempos, Esperança e Salvação
Após a Santa Comunhão Dom Francisco anunciou a preparação para início da emocionante Procissão que este ano registrou a participação de milhares de pessoas.
Registramos a participação de vários moradores, por onde o cortejo percorreu, que em prova de devoção e espiritualidade fizeram exposição de pequenos altares.
REGISTRO DE MOMENTOS DA CHEGADA DA PROCISSÃO
Após o retorno, formaram-se longas filas para visitação às imagens. A Quadra do Colégio Sacramentinas ficou pequena para multidão. Fica-nos a ideia do fortalecimento da Igreja Católica e a demonstração de fé dos cristãos.