domingo, 20 de abril de 2014

SÁBADO SANTO E VIGILIA PASCAL




                    Aconteceu neste Sábado Santo, na Quadra do Colégio Sacramentinas  a Vigilia Pascal que representa uma noite de  meditação e silêncio.
                    Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição.
                    Todos os elementos especiais da Vigilia querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: Páscoa do Senhor, a sua passagem da Morte à vida. 
                    
                    Na parte exterior do Quadra do Colégio, preparou-se a fogueira. Estando o povo reunido em volta, Dom Francisco Canindé abençoou o fogo novo.. Em seguida, Diácono Darlan apresentou ao Bispo o Círio Pascal no qual, com estilete, fez uma cruz dizendo as palavras que falam da eternidade de Cristo.
 
 
                                              




 
               Depois que tivemos aceso o Círio Pascal que representa o Cristo Ressuscitado, organizou-se a procissão que se direcionou ao espaço interno onde foi proclamado: Eis a Luz de Cristo!
 

 
              Dando prosseguimento os féis permaneceram em pé com as velas acesas. Dom Francisco incensou o círio pascal e em seguida proclamou a Páscoa. Entoou-se o hino de louvor anunciando a todos a alegria do céu, da terra, da Igreja, da assembleia dos cristãos. Esta alegria procede da vitória de Cristo sobre as trevas.
 
 
 
                Nesta noite a comunidade cristã deteve mais que o usual na proclamação da Palavra. Tanto o Antigo testamento como o Novo Testamento falam de Cristo e iluminam a História da Salvação e o sentido dos sacramentos pascais. Há um diálogo entre Deus que se dirige ao Povo (as leituras) e o Povo que lhe responde (Salmo e Orações).
 
 
Equipe de Leitores

Equipe de Salmistas
Diácono Darlan: Proclamação do Evangelho


Dom Francisco Canindé Realiza Homília

                 A noite de Páscoa é o momento no qual tem mais sentido celebrar os sacramento da iniciação cristã.
                 Na Benção da água batismal Dom Francisco mergulhou o círio pascal na água e, logo após, foi realizada a renovação das promessas do batismo. E, em seguida, aspergiu a assembleia com água benta.
 




DOM FRANCISCO ASPERGINDO ÁGUA SOBRE FIÉIS

 
                  E, finalizando-se a Eucaristia , ápice da Noite Pascal, considerada como a Eucaristia central de todo ano, pelo fato de que o Cristo Ressuscitado nos faz participar de seu Corpo e Sangue,  Dom Francisco Canindé realizou a Benção final.
 
 
 
MOMENTO APÓS CELEBRAÇÃO