sexta-feira, 18 de abril de 2014

REVIVENDO A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E LAVA PÉS



                Na Igreja Católica Romana, o ritual da lavagem dos pés é atualmente associada com a Missa da Última Ceia, que celebra de maneira especial a Última Ceia de Jesus, na Quinta-feira Santa. Evidências da prática neste dia remontam pelo menos o século XII, quando "o papa lavou o pé de doze subdiáconos após sua missa e de treze pessoas pobres após sua ceia".
                 O lava pés é o único gesto simbólico que descreve Jesus na Última Ceia e antecipa o sentido mais profundo do "sem sentido" da cruz.
                 Um gesto incomum para um Mestre, próprio dos escravos, converte-se na síntese de sua mensagem e dá aos apóstolos uma chave de leitura para enfrentar o que virá.
                Em uma sociedade onde as atitude defensivas e as expressões de autonomia se multiplicam, Jesus humilha nossa soberba e nos diz que abraçar a cruz, sua cruz, hoje, é ficar ao serviço dos outros. É a grandeza dos que sabem fazer-se pequenos, a morte que conduz a vida.
 
PROCISSÃO PROCESSIONAL
                                                  CORAL: FRATERNIDADE PIERRE VIGNE

                                              



                                               

                Após as Leituras  do Livro do Êxodo (12,1-8, 11-14), Salmo  115 e Leitura  da primeira carta de São Paulo aos Coríntios(1Coríntios 11, 23-26) , o Evangelho (Jo,ão 13,1-15) foi proclamado pelo Diácono Darlan.

DIÁCONO DARLAN: PROCLAMA EVANGELHO

EQUIOE DE LEITORES

COMENTARISTA








       
             JOVENS PARTICIPAM DA LITURGIA

            Na homilia de Dom Francisco Canindé Palhano  afirmou que ser cristão é ter coragem de lavar os pés uns dos outros para sermos verdadeiramente edificados. Jesus nos coloca como servidores. Somente na cruz de nosso Senhor que podemos encontrar o sentido para Ele. Apelou para os jovens dizendo que nunca deixem de participar das missas realizadas aos domingos. Que permaneçam na fé.´
 
 
           Ainda na sua homilia, Dom Francisco Canindé descreve que: a Eucaristia é o sacramento que nos redime grande sinal de que Jesus anda conosco e que é capaz de transformar a vida. É a vitória sobre a morte. Sobre o pecado.
         No momento do Ofertório fiéis ofertam alimentos para distribuir com Instituições carentes da Paróquia  
 
 
DOM FRANCISCO CANINDÉ LAVA OS PÉS DOS JOVENS


 


 
           No momento do Ofertório fiéis ofertam alimentos para distribuir com Instituições carentes da Paróquia.
 
 
 
 
 MOMENTOS APÓS COMUNHÃO
 
 
 
 



              Nos Ritos Finais da Celebração  membros da Pastoral do Dízimo distribuem pães para os fiéis como símbolo de partilha que foram abençoados com a passagem do Santíssimo para o Sacrário.
 
 
 
                                                                                                    
            Depois da celebração da Missa da Ceia do Senhor, o altar é desnudado. A desnudação do altar é um rito prático com a finalidade de tirar da Igreja todas as manifestações de alegria e de festa, como manifestação de um grande e respeitoso silêncio pela paixão e morte de Jesus. É realizado o translado do Corpo de Cristo para que aconteça durante toda a noite a ´Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento.