sábado, 15 de outubro de 2022

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA - PADROEIRA DO BRASIL

 



Após três dias de preparação, a Comunidade Alto do Cigano abriu as portas da casa Mãe Aparecida para receber seus fiéis e devotos que saíram da Igreja Catedral, às 17h, para logo após, celebrar a Santa Celebração com o Pastor diocesano Dom Hernado Farias e concelebrantes : Pe. Luis Tonetto e Pe. Airton Siqueira.







               Em sua homilia, Dom Hernaldo Farias socializou que a Festa de Nossa Senhora Aparecida tem duas grandes dimensões que são intimamente ligadas. Desde a origem aparição da pequena Imagem no Rio da pequena cidade Guaratinguetá em 1717 até os dias de hoje quando a Igreja através do Papa João Paulo II declarando que Ela é a padroeira do brasil e esta duas dimensões estão totalmente dentro dos textos bíblicos  proclamados no dia de hoje e das orações cuidadosamente preparados para esta nossa Solenidade. A primeira dimensão é uma dimensão bíblico teológico e a outra é uma dimensão social-política-econômica.
                  A dimensão bíblica é proclamada em nós em Deus que se utiliza de sinais para fazer cumprir sua vontade de defesa de seu povo necessitado, do seu povo pobre que Ele fez a aliança. São os prediletos do Reino de Deus. Sinais que nós entramos na figura de Ester , mulher frágil, forte. Frágil porque era da descendência de um povo que estava sendo escravizado e esse povo poderia ser dizimados. Mas, a força de Ester, sinal de deus para o povo de de Israel estava nessa decisão de conquistar o Rei para fazer com que ele não matasse o seu povo.
               Ester, para nós, é o sinal de Deus. É a figura de Maria que já no Antigo testamento profetizava a presença de uma mulher, mãe, que era interceder e intervir na história em favor do povo de Deus. Sinal de uma mulher coroada em doze estrelas como nós vimos no Livro do Apocalipse. Essa mulher é a Igreja Mãe que na figura de Maria encontra o seu sentido maior, de Mulher forte, porque é capaz de destruir o enganador, destruir o demônio, destruir aquele que quer destruir seu povo e, ela é capaz com sua força fazer aquilo que Deus quer realizando maravilhas em favor de seu povo. Sinal de uma mulher, Maria assim chamado por Jesus porque neste texto do Evangelho de João, Jesus não a chama de Mãe, chama de Maria, Mulher.  Mas, jesus sabe que ele vai manifestar muito mais do que aquele sinal. Aquele sinal de  transformar água em vinho é o sinal pequeno do que iria acontecer, que seria a nova aliança selada no seu sangue. A hora do grande sinal é a Cruz de Cristo. Finalizando invocou Nossa senhora Aparecida para rogar por nós.