domingo, 13 de abril de 2014

PARÓQUIA CELEBRA DOMINGO DE RAMOS E PAIXÃO DO SENHOR



         Na Liturgia deste domingo, revivemos a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém para celebrar a sua Páscoa. Unidos aos seus sentimentos, mergulhamos no seu projeto de obediência ao Pai e de serviço à humanidade.
         Três símbolos estão presentes na liturgia: os ramos, a procissão com ramos e a proclamação do Evangelho da Paixão.
          Fazemos parte de um povo que sai às ruas, agitando ramos, cantando hinos ao Cristo, nosso Rei e Redentor. Aclamamos Jesus como Messias, o esperado das nações. Cremos que Ele vem realizar as promessas antigas e instaurar o Reino.
         

 
 
               Neste ano, em decorrência da reforma de nossa Catedral Diocesana, a Benção de Ramos teve início na Capela de Cristo Rei conduzida por Dom Francisco Canindé Palhano e auxiliado pelo Diácono Darlan.
                Após uma breve homilia nosso celebrante aspergiu água benta sobre os féis abençoando os ramos. Seguindo o Rito Celebrativo iniciou-se o convite aos fiéis para organização da Procissão de Ramos dirigindo-se à Quadra do Colégio das irmãs Sacramentinas.
             

 
 
 
                                                            
 
 
 





 
            Com a chegada da Procissão no Colégio Sacramentinas o espaço da quadra ficou pequeno para o número de fiéis que, motivados pela fé e emoção, movimentavam seus ramos cantando hino consagrado ao Dia de Ramos.
 
 
 

 

 



 
       A narrativa da Paixão põe em relevo a fidelidade de Cristo, em contrate com a infidelidade humana. No momento da prova, enquanto todos, também os discípulos e até Pedro, abandonaram Jesus (Mt,26,56), Ele permanece  fiel, disposto a derramar o sangue para cumprir plenamente a missão que o pai lhe confiou.
 
 

 
 

 
            Façamos votos para que cada um de nós, participemos dessa alegria. Aquele que escolhemos como Mestre não é um comerciante de ilusões, não é um poderoso deste mundo, nem um astuto e hábil pensador. Nós sabemos quem escolhemos seguir: é o Crucificado ressuscitado! Cristo morto por nós, Cristo ressuscitado por nós.
            A Igreja garante-nos que não ficamos desiludidos. De fato, mais ninguém a não ser Ele, nos pode dar aquele amor, aquela paz e aquela vida eterna pela qual o nosso coração aspira profundamente. Bem-aventurados seremos nós se, formos fiéis discípulos de Cristo! Bem aventurados seremos nós se, em todas as ocasiões, estivermos dispostos a testemunhar que este homem é verdadeiramente Filho de Deus! (Mt 27,54)
 

  
 
 
* Fonte: Coleção Subsídios Litúrgico - Pastorais