quarta-feira, 16 de abril de 2014

MISSA E UNÇÃO DOS ENFERMOS E IDOSOS



DOM FRANCISCO SE PREPARA PARA  PROCISSÃO DE ENTRADA
CORAL: MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO
                              
               Como acontece tradicionalmente, realizou-se nesta terça-feira, com início às 16h30 min, a Missa e Unção dos Enfermos e Idosos, na quadra do Centro Pastoral Diocesano tendo como responsáveis pela organização os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e celebrantes Dom Francisco Canindé Palhano e Diácono Darlan.                                           
 


 
 




 “Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com o óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; se tiver cometido pecados, estes lhe serão perdoados” (Tg 5,14-15).       “O sacramento da unção dos enfermos tem por finalidade conferir uma graça especial ao cristão que está passando pelas dificuldades inerentes ao estado de enfermidade grave ou de velhice” (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1527).       “Pela sagrada unção dos enfermos e pela oração dos presbíteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve (cf. Tg 5,14-16). Exorta os mesmos a que livremente se associem à paixão e morte de Cristo (cf. Rm 8,17; Cl 1,24; 2Tm 2,11-12; 1Pd 4,13) e contribuam para o bem do povo de Deus” (LG 11b).       Este sacramento: I. traz salvação e alívio na fraqueza física e espiritual; II. une o doente à paixão de Cristo, para seu bem e de toda a Igreja;
III. confere o perdão dos pecados, se o doente não puder confessar.

MOMENTO DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

                                 REALIZAÇÃO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS E IDOSOS

 
                                                     

      Os fiéis devem pedir para si e para seus familiares, sem medo nem constrangimento, o conforto do sacramento da unção dos enfermos. Cuidem os pastores e os parentes dos enfermos para que estes sejam confortados em tempo oportuno com este sacramento, para que possam participar conscientemente da sua celebração, evitando quanto possível chamar o padre quando o doente já entrou em coma.    . A unção dos enfermos pode ser administrada a todo batizado que tenha atingido o uso da razão e esteja em perigo de vida ou por motivo de doença grave e velhice (cf. cân. 1004).     Crianças gravemente doentes podem recebê-la, desde que tenham atingido o uso da razão e possam encontrar conforto neste sacramento.
     A pessoas de idade pode ser conferida, quando suas forças se encontram sensivelmente debilitadas, mesmo que não se trate de enfermidade grave.