domingo, 12 de fevereiro de 2012

CELEBRAÇÃO DA MISSA DAS CINZAS

_____________________________________________________________________________CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
QUARTA – FEIRA DE CINZAS/ 2012


1.ENTRADA
Convertei-vos, voltai a mim e eu voltarei a vós. Renunciai a vossos ídolos. Convertei-vos e vivereis!

1. A morte do pecador não me compraz, mas a sua conversão traz-me alegria. Afastai-vos do caminho que seguis, porque hás de perecer, ó Israel!
2. Não mais te mostrarei o meu furor,
Israel não é eterno o meu rancor. Reconhece tão somente a tua falta: Infiel foste ao Senhor que é teu Deus!
3. Eu vos reconduzirei até Sião, tereis pastores segundo o meu coração. E, então, derramarei o meu espírito sobre cada um de vós o infundirei!

2. SALMO RESPONSORIAL
Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós!

3. ACLAMAÇÃO
Louvor e glória a ti, Senhor,
Cristo, palavra de Deus! (bis)

O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.

4. DISTRIBUIÇÃO DAS CINZAS
1.(S- m) Converter ao Evangelho, na palavra acreditar. Caridade e penitencia, quem as cinzas abraçar. /:Não esqueças: Somos pó
E ao pó vamos voltar.:/
2.(S- h) Não as vestes, mas o peito o Senhor manda rasgar. "Jejuai, mudai de vida... Em sua face a chorar." /:Não esqueças: Somos pó. E ao pó vamos voltar.:/
3.(S- m)Quão bondoso é o nosso Deus Inclinado a perdoar. Quem dos males se arrepende, compaixão vai encontrar. /:Não esqueças: Somos pó. E ao pó vamos voltar.:/
4.(S- h)Chora e diz o sacerdote entre a porta e o altar: "Pela vida do meu povo vão meus lábios suplicar." /:Não esqueças: Somos pó



E ao pó vamos voltar.:/
5.(T) Convertei-vos, povo meu, do Senhor vamos lembrar, eis o tempo prometido, as ovelhas vem salvar. /:Não esqueças: Somos pó. E ao pó vamos voltar.:/

6.OFERENDAS
Eis o tempo de conversão. Eis o dia da salvação: Ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão!

1a. Os caminhos do Senhor são verdade, são amor: Dirigi os passos meus: em vós espero, Ó Senhor!
b. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar: Ele é bom, fiel e justo: Ele busca e vem salvar.

2a. Viverei com o Senhor: Ele é o meu sustento. Eu confio, mesmo quando minha dor não mais agüento.
b. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer: Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!

3a. A Palavra do Senhor é a luz do meu caminho; Ela é vida, é alegria: Vou guardá-la com carinho.
b. Sua lei, seu mandamento é viver a caridade: Caminhemos todos juntos, Construindo a unidade!

7. SANTO
Santo, Santo, Santo é o Senhor! (bis)
1. Senhor, Deus no universo. O Céu e a terra proclamam a sua glória, hosana nas alturas!
2. Bendito o que vem, em nome do Senhor, hosana nas alturas!

8. CORDEIRO
Ó Cordeiro de Deus! (3x)

Morrestes por causa de nós. Fostes imolado no nosso lugar.:/ Por isso, tende piedade, tende piedade, piedade de nós!(Bis)

E dai-nos a paz. (3x) Ó Cordeiro de Deus!

9. COMUNHÃO
Agora, o tempo se cumpriu, o reino já chegou, irmãos, convertam-se e creiam firmes no Evangelho!

1. Feliz aquele homem que não anda conforme os conselhos dos perversos.]
2. Que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se.
3. Mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
4. Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada.
5. Ela sempre dá seus frutos a seu tempo e jamais as suas folhas vão murchar.
6. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

10. FINAL
1.(S-h) Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas, pelo remédio para aliviar a dor! Este é teu povo, em longas filas nas calçadas, a mendigar pela saúde, meu Senhor!

Tu, que vieste pra que todos tenham vida, cura teu povo dessa dor em que se encerra; Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, e que a saúde se difunda sobre a terra!

2.(S-m) Ah! Quanta gente que, ao chegar aos hospitais, fica a sofrer sem leito e sem medicamento! Olha, Senhor, a gente não suporta mais, filho de Deus com esse indigno tratamento!
3.(H) Ah! Não é justo, meu Senhor, ver o teu povo em sofrimento e privação quando há riqueza!
(M) Com tua força, nós veremos mundo novo, com mais justiça, mais saúde, mais beleza!
4.(M) Ah! Na saúde já é quase escuridão. Fica conosco nessa noite, meu Senhor.
(H) Tu que enxergaste, do teu povo, a aflição e que desceste pra curar a sua dor.
5.(S-m) Ah! Que alegria ver quem cuida dessa gente com a compaixão daquele bom samaritano.
(S-h) Que se converta esse trabalho na semente de um tratamento para todos mais humano!
6.(S-h) Ah! Meu Senhor, a dor do irmão é a tua cruz! Sê nossa força, nossa luz e salvação!
(S-m) Queremos ser aquele toque, meu Jesus, que traz saúde pro doente, nosso irmão!