segunda-feira, 20 de maio de 2024

PENTECOSTES - O NASCIMENTO DA IGREJA



                                    "Enviai o vosso Espírito Senhor r renovai a face da Terra."

            Na  celebração da Solenidade de Pentecostes, a Paróquia do Senhor do Bonfim preparou dois momentos: No primeiro momento, tivemos a Celebração Eucarística na Igreja Catedral, às 7h, presidida pelo Pastor Diocesano, Dom Hernaldo Farias e, num segundo momento,  com início às 8h30, no Centro Pastoral Diocesano, onde aconteceram Celebrações presididas pelo Administrador Paroquial, Pe. Airton Siqueira, bem como,  palestras voltadas para meditações a cerca dos Sete Dons do Espírito Santo conforme as experiências vividas na família realizadas por casais que representaram os grupos, Movimentos, Pastorais e Serviços.

         Em sua homilia, Dom Hernaldo Farias conduziu aos fieis uma verdadeira catequese sobre o Nascimento da Igreja a partir da Páscoa do Senhor: "Enviai o vosso Espírito Senhor e renovai a face da Terra. Nós acabamos de clamar Deus para que, de fato, a grande manifestação de Pentecostes  pudesse, de novo, acontecer em nossas vidas, com Igreja e  na vida de toda Igreja.

        Festa que tem origem na própria Páscoa de Cristo. Sim, Cinquenta dias depois da Páscoa do Senhor, Eles apareceu, dentre outras parições, no meio deles  e derramou sobre eles o Espírito Dele e do Pai. Tendo voltado para o Pai, Jesus vem ao encontro de sua Igreja, dos que Neles creem para que, como Ele havia prometido não ficassem órfãos mas, guiados pelo Espírito. Pudessem manifestar e anunciar a verdade. Mais do que ser a grande festa do Espírito Santo, a solenidade de hoje é a grande festa do nascimento da Igreja. A igreja que nasce da Páscoa de Cristo que contempla o Senhor voltando para o Pai; ela agora, torando-se o Corpo de Cristo é pelo Espírito Santo guiada, iluminada, conduzida, orientada e, por isso, age no mundo.

          O grande dia de Pentecostes foi para a Igreja nascente o fruto maduro da Páscoa de Cristo. Páscoa que fez gerar a Igreja do lado aberto do Senhor. Ele que entrega com o Pai, à Igreja, o seu próprio Espírito. Espírito que gera a unidade entre o Pai e o filho como celebraremos no próximo domingo. Espírito que conduz o próprio Deus a geral todo o universo criado. Espírito que assim, conduziu o Cristo à fidelidade ao Projeto do Pai para salvar a humanidade. Diz o Senhor que Ele entregaria o Espírito da verdade, ou seja, os discípulos, no início , que temos tantos textos bíblicos que assim são revelados, os discípulos não compreendiam muito bem as ações de Jesus. Muitas vezes, o Cristo teve que chamar atenção deles: "Como vocês são de cabeças duras, como não compreenderam que eu falei e fiz tantas coisas no meio de vocês e ainda não compreenderam". E pouco a pouco eles foram compreendendo por causa do Espírito da verdade e após a Ascenção do Senhor e recebido Espírito em Pentecostes. Eles começaram a compreender o mistério da Páscoa de Cristo. Não nos esqueçamos , por exemplo, dos discípulos chamados de discípulos de emaús que voltaram para casa depois da morte de Cristo, no terceiro dia, desiludidos e desanimados porque esperavam que o Cristo agisse e dominasse a Terra. Mas, foram compreendendo a verdade. Foram compreendendo aquilo que é do projeto de Cristo. Deste mistério que Ele foi realizando e que teve seu cume na sua entrega salvadora, entrega de sua vida na cruz. Assim acontece na história da Igreja. É o \Espírito que vai guiando a Igreja para ela possa olhar as realidades do mundo deixando-se guiar pela palavra de Deus iluminada pelo Espírito para que ela possa agir conforme a verdade que é o Cristo. 

     Cristo voltando para o Pai, portanto, envia com o Pai o Espírito sobre a Igreja. Nós queremos reviver, experimentar novamente essa força do espírito que já habita entre nós para que Ele possa guiar a Igreja. Ele age em todos os sacramentos. Cada sacramento  da Igreja existe o que chamamos de invocação do Espírito Santo. Invoquemos constantemente o Espírito do Senhor para que Ele nos conduzindo, nos orientando , nos iluminando possamos compreender e experimentar a verdade que é Cristo em nossa vida. Aquele que nos salvou pela Páscoa e entrega de sua vida. Que o Espírito vá pouco a pouco conduzindo a Igreja à unidade  e ao verdadeiro anuncio do Evangelho de Jesus Cristo, o nosso Senhor e salvador."

      No segundo momento, no Centro Pastoral Diocesano, após a Abertura com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Airton, que foi animado com os cânticos conduzidos pelo Ministério da RCC. E, o Espírito Santo continua agindo sobre os casais que  proferiram um ciclo de palestras com base nos Sete Dons do Espírito Santo. 


TEMAS DAS PALESTRAS: OS DONS DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DAS FAMÍLIAS!

 1⁰ DOM - Sabedoria  -  Casal: Patrícia e Marcos. (Casal Setorial ECC)

 2⁰ DOM - Entendimento  - Casal: Gerson e Shaiene (Cursilhos de Cristandade)

 3⁰ DOM - Conselho - Casal: Lecivaldo e Jose - (Terço dos Homens)

 4⁰ DOM - Fortaleça - Casal: Marcos e Carol (Renovação Carismática)

 5⁰ DOM - Ciência - Casal: Rosânia e Esposo (Shalom)

 6⁰ DOM - Piedade - Casal: Nilson e Esposa (Novos Ministros)

 7⁰ DOM - Temor a Deus - Casal: Joseni e Ary (Pastoral Familiar e Apostolado)


              Além da alimentação da palavra guiada pelo Espírito Santo, tivemos, também uma estrutura para alimentação da parte física humana. Foram instalados toldos e pontos de alimentos considerando que tivemos um dia de meditação. No Encerramento, conforme programação, aconteceu a Santa Missa.



    Parabéns Pe. Airton Siqueira por mais essa iniciativa evangelizadora. Parabéns a todos envolvidos na estrutura e organização do evento.


Eu navegareiNo oceano do EspíritoE ali adorareiAo Deus do meu amor
Eu adorareiAo Deus da minha vidaQue me compreendeuSem nenhuma explicação
Espírito, EspíritoQue desce como fogoVem como em pentecostesE enche-me de novo ...