sábado, 23 de março de 2024

REFLEXÃO SOBRE A SEMANA SANTA


               Muitas vezes em que nos aproximamos da Semana Santa vem em nossas mentes e em nossos próprios corações:  análises, interrogações, reflexões, sobre esse momento religioso que estamos a começar.

           Vemos nas manchetes dos jornais notícias das desvalorizações e banalizações que fazem ou se propõem a fazer durante a “semana maior” como ficou conhecida através de nossos precursores familiares.

          De fato, seguir Jesus não é fácil. Nos aprisionamos as coisas da Terra e as futilidades que o mundo oferece. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me“ (Mt 16,21-27).

          Por volta de 2015, em seu Múnus de Liturgia: Viver a Semana Santa,   fazia-nos  refletir:  “ Para muitos, um feriado; para outros, uma devoção; para o comércio, oportunidade fantástica de vendas; para outros ainda, um momento especial de meditação, oração e renovação da fé.  E para você, o que significa “viver a semana santa”?

         Existe um jeito, um lugar, um momento muito especial no qual aprenderemos a “viver a semana santa”. É o que nos aponta o saudoso Papa Paulo VI: “Se há uma liturgia que deveria encontrar-nos todos juntos, atentos, solícitos e unidos para uma participação plena, digna, piedosa e amorosa, esta é a liturgia da grande semana. Por um motivo claro e profundo: o Mistério Pascal, que encontra na Semana Santa a sua mais alta e comovida celebração, não é simplesmente um momento do Ano Litúrgico: ele é a fonte de todas as outras celebrações do próprio Ano Litúrgico, porque todas se referem ao mistério da nossa redenção, isto é, ao Mistério Pascal”.

         Eis o sentido do que significa “viver a semana santa”:  fazer memória do mistério do amor de Deus que se manifestou na entrega confiante de Jesus ao Pai, até a morte na cruz, por fidelidade à sua missão.  Mais ainda, significa celebrar o mistério do amor de Deus que sustentou Jesus em seu calvário e o ressuscitou, o glorificou, o fez sentar-se à sua direita, constituindo-o Cristo, Messias e Senhor.

        “Viver a semana santa” significa fazermos memória destas ações maravilhosas de Deus. Mais, saber que estamos “revivendo” todos estes fatos. “De geração em geração, cada um de nós é obrigado a ver-se a si próprio, com os olhos penetrantes da fé, como tendo ele mesmo estado lá no Calvário, na primeira sexta-feira santa, e diante do sepulcro vazio, na manhã da ressurreição. Hoje, todos nós, aqui reunidos para celebrar a eucaristia, estávamos lá, prontos a morrer na morte de Cristo e a ressuscitar em sua ressurreição. Será exatamente nossa comunhão com o corpo sacramental do verdadeiro Cordeiro que nos tornará realmente presentes àquele eterno presente” (Césare Giraudo, Redescobrindo a Eucaristia. São Paulo, Loyola, 2002, p. 83).

         Concluo com uma parte da homilia de S. Gregório de Nazianzeno, bispo do séc. IV, que certamente também nos dá uma dica de como “viver a semana santa”: “Se és Simão Cireneu, toma a cruz e segue a Cristo. Se, qual o ladrão, estás crucificado com Cristo, como homem íntegro, reconhece a Deus. Adora aquele que foi crucificado por tua causa. Se és José de Arimatéia, pede o corpo a quem o mandou crucificar; e assim será tua a vítima que expiou o pecado do mundo. Se és Nicodemos, aquele adorador noturno de Deus, unge-o com perfumes para a sua sepultura. Se és Maria, ou a outra Maria, ou Salomé, ou Joana, derrama tuas lágrimas por ele. Levanta-te de manhã cedo, procura ser o primeiro a ver a pedra do túmulo afastada, e a encontrar talvez os anjos, ou melhor ainda, o próprio Jesus” (Liturgia das Horas, vol. II, p. 352).

Aí sim, poderemos exclamar: “FELIZ PÁSCOA!”

 

 


                                 UMA ABENÇOADA SEMANA SANTA!



Livraria Dom Jairo.






 

segunda-feira, 18 de março de 2024

PASTORAL DO DÍZIMO REALIZA CAMPANHA "PÁSCOA SOLIDÁRIA"

 




                Neste período de renovação e esperança, convidamos você a se juntar à Pastoral do Dizimo para uma nobre causa: a Campanha Páscoa Solidária, doando um quilo de alimento não perecível, até o dia 28 de março. As doações serão destinadas às famílias carentes em situação de vulnerabilidade.

           Junte-se a nós nesta Páscoa e faça a diferença na vida de quem mais precisa. Juntos, podemos tornar este momento especial para todos. Pontos de coleta: Catedral, no momento das celebrações e na secretaria da Paróquia

                                                                                                  Deus os abençoe!!!

                                                                                             PASTORAL DO DÍZIMO


      “QUEREMOS VER JESUS.” Este é o desejo dos discípulos gregos de João Batista ao se dirigirem a Filipe e, certamente também nosso. Quando Filipe e André levaram esse desejo ao Senhor, escutaram a seguinte declaração: “Quem se apega à sua vida, perde-a; Se alguém me quer servir, siga-me.”

quinta-feira, 14 de março de 2024

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2024

 


        Não há nada que nós, seres humanos, possamos fazer para apagar nosso mal e garantir nossa salvação, então a Semana Santa deve ser para refletir e agradecer a Deus. É o momento em que os cristãos se lembram da morte e ressurreição de Jesus, nosso Senhor e Salvador. Graças ao sacrifício de Jesus na cruz temos o perdão dos nossos pecados e a salvação das nossas almas e Ele fez tudo por amor. “Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna; e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. (João 5:24)

24/03: DOMINGO DE RAMOS

8h: Bênção de Ramos na Praça Nova do Congresso. Logo após, procissão com destino à Igreja Catedral. 

9h: Celebração Eucarística

16h: Igreja Catedral: Bênção dos Ramos e Celebração Eucarística.

19hIgreja Catedral: Bênção dos Ramos e Celebração Eucarística.

 

 DIA 25/03: SEGUNDA- FEIRA SANTA

19h: Igreja Catedral:  Celebração Penitencial com Ofício das Comunidades                                                                                                   Responsáveis: Pastoral Litúrgica da Diocese..

 26/03: TERÇA- FEIRA SANTA


 16h: Celebração Eucarística para os Enfermos.

  Responsáveis: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

  19h: Igreja Catedral: Via Sacra


27/03: QUARTA- FEIRA SANTA


9hCelebração do Santo Crisma com Bênção dos   Santos Óleos.

Renovação das Promessas Sacerdotais.- Celebrante: Dom Hernaldo Farias                             Concelebração:     Padres da Diocese. 

Responsável - Pastoral Litúrgica Diocesana

           

Procissão do Encontro 

18h: Concentração nas Capelas: Pernambuquinho- Conduzindo a imagem de Nossa Senhora das  Dores. (As mulheres) Capela da Comunidade Pera – Conduzindo a imagem de Nosso  Senhor   dos Passos (Os Homens)

O encontro acontecerá no contorno da Praça Nova do Congresso e, logo após, a procissão seguirá para a Igreja Catedral.

 Igreja Catedral: As 7 Dores de Maria e  as 7 Palavras de Jesus na Cruz

 28/03: QUINTA  FEIRA SANTA

           19h: Igreja Catedral - Celebração Eucarística da Instituição da Eucaristia e do Lava-Pés.                       - Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23hs.

29/03: SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

5 h: Caminhada do Perdão para  a Capela da Comunidade  do      Barro – Nossa Senhora da Conceição        

15h: Igreja Catedral - Celebração Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Logo após, será realizada a Procissão do Senhor Morto.        

 30/03:  SÁBADO SANTO


19h: Igreja Catedral: Vigília Pascal

Início com a Bênção do Fogo   do Círio Pascal em  frente a Igreja Catedral

Os fiéis deverão levar vela para a benção do fogo.

 

31/03DOMINGO DE PÁSCOA


9h: Igreja Catedral- Celebração Eucarística de páscoa Celebrante: Dom Hernaldo Farias

16hIgreja Catedral- Celebração Eucarística de Páscoa - Celebrante: Padre Airton

19h: Igreja Catedral  Celebração Eucarística de Páscoa - Celebrante: Padre Airton


 Nós, porém, proclamamos Cristo Crucificado: nossa força e salvação e a Cruz do Ressuscitado.



                                                                                              




terça-feira, 12 de março de 2024

PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES DA 4ª e 5ª SEMANAS DA QUARESMA

 


           Na quarta semana da Quaresma e de nosso Retiro Popular em preparação para a Páscoa, encontramos Jesus, acompanhado pelo cego de nascença (Jo,9,1-41). seu encontro com Cristo se realiza junto com outras pessoas. 

              Diante da entrega radical a Deus, de total descentralização, de abnegação absoluta, de esvaziamento de si mesmo, nosso coração deverá aprender a lição de amor e moldar-se ao Crucificado.

                           

            PROGRAMAÇÃO DE CELEBRAÇÕES – PERÍODO DE 13 A 23

 

13/03 -  QUARTA-FEIRA

15h.  Comunidade de Curandeira

19h.  Comunidade de Mutirão

19h.  Igreja Catedral (Seminaristas e o Bispo

14/03 –QUINTA-FEIRA

7h.  Igreja Catedral

Confissões

19h. Igreja Catedral (Após a Missa, bênçãos de objetos).

15/03 – SEXTA-FEIRA

7h. Igreja Catedral

17h.  Comunidade Estiva

18h. Comunidade Caatinguinha

16/03 - SÁBADO

7h. Carmelo

17h.  Comunidade Olaria

19h.  Igreja Catedral

17/03 - DOMINGO

7h.  Igreja Catedral

9h. Igreja Catedral

10h15. Batizados

11h. Comunidade Tijuaçu {Não haverá. Pois, terá Missa de Domingo de Ramos e toda semana Santa}

19h. Igreja Catedral

18/03 -  SEGUNDA-FEIRA

19h.  Igreja Catedral (Terço dos Homens)

 

 

19/03 – TERÇA-FEIRA

Solenidade de São José Esposo da Virgem Maria

16h.  Comunidade Carrapichel (Capela de São José).

18h.  Comunidade Alto da Maravilha.

19h.  Comunidade Alto do Cigano (Vai ser celebrada no dia 20/03 às 19h)

19h. Igreja Catedral. (Eucaristia Solenidade de São José)

19h.  Igreja Catedral

20/03 - QUARTA-FEIRA

16h. Comunidade Barro. S. Sebastião

18h.  Comunidade Derba

19h30. A. Cigano.

19hh. Igreja Catedral. (Seminaristas ou o Bispo)

21/03 – QUINTA-FEIRA

7h. Catedral

Confissões

19h. Igreja Catedral

22/03 – SEXTA-FEIRA

7h.  Igreja Catedral

18h. Comunidade Carrapichel

19h30. Comunidade Itapicurú

23/03 - SÁBADO

7h. Carmelo

17h. Stimo Redentor (Missa de Ramos)

19h. Catedral (Missa de Ramos)

Missas





sexta-feira, 8 de março de 2024

SEGUNDO DOMINGO - DEDICAÇÃO AO DÍZIMO

 A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28). Também foi ensinada e seguida por pessoas da América antiga, conforme registrado no Livro de Mórmon (ver 3 Néfi 24:8–12).



                                                           
                                                               A partilha que transforma! 

“Na Quaresma, somos chamados à reflexão e à renovação. Partilhar o nosso dízimo é uma forma de expressar nossa fé e nosso compromisso com a comunidade. Esta partilha além de um ato de generosidade, também é uma força que transforma vidas. Durante este tempo de reflexão, que possamos reconhecer o poder da partilha que transforma. Nesta Quaresma, vamos partilhar com amor, partilhar com fé, e juntos, transformar e edificar a Igreja de Cristo”.



SEJA VOCÊ, TAMBEM, UM DIZIMISTA! CADASTRE-SE! 

terça-feira, 5 de março de 2024

TERCEIRA SEMANA DA QUARESMA

 

           Falar de quaresma remete-nos  a vivermos verdadeiramente na oração,  jejum, reflexão e meditação. Meditação da palavra e dos ritos propícios ao momento. É meditar a série das 15 estações, constituídas de quadros ou esculturas que representam as principais cenas da Paixão de Cristo; caminho da cruz.  É mergulhar na via sacra.

       E neste contexto durante a quaresma nossa paróquia, na sua tradição, vem meditando todas as sextas-feiras, após a Santa Missa. o trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz até o Calvário, onde foi crucificado.

       A Via-Sacra não é uma simples prática de devoção popular com carácter sentimental; mas exprime a essência da experiência cristã: «Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me»  (Mc 8,34).


                     IMAGEM DA VIA SACRA CONDUZIDA PELO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

        

                                         

                                       PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES

          

                                                       ESCALA DE 06  A 12/03

06/03 -  QUARTA-FEIRA

09/03 - SÁBADO

18h. Pass. Velha

7h. Carmelo

19h30. Olaria

16h. Pêra

19h. Catedral. (Seminaristas e Bispo).   

19h. Catedral

18h. Pernambuquinho

20h. Casamento. (Stimo. Redentor)

19h. Stimo Redentor

10/03 - DOMINGO

19h. Catedral. (Seminaristas e Bispo)

9h. Catedral

07/03 – QUINTA-FEIRA

10h30. Brisa

7h. Catedral

19h. Catedral

Confissões

11/03 – SEGUNDA-FEIRA

19h. Catedral

19h. Catedral. Terço dos Homens.

Com bênçãos de objetos litúrgicos

12/03 – TERÇA-FEIRA

08/03 – SEXTA-FEIRA

18h. Carrapichel

Dia Internacional da Mulher!

19h30. Itapicurú

Bênçãos de Deus a todas as mulheres da nossa Paróquia.

19h. Catedral

7h. Catedral

 

     UMA ABENÇOADA SEMANA!

9h. Alto Bonito

10h30. Vz. Mulato

18h30. Tanquinho. (Ficou para Abril)




 


domingo, 3 de março de 2024

BENÇÃO E ENVIO DOS CATEQUISTAS


       O Papa João Paulo II disse: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã” (CT). Segundo o Novo Catecismo da Igreja Católica (1992), “no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai (…)”.




       Alinhado a esse pensamento, neste domingo (03/03) na Celebração Eucarística realizada na Igreja Catedral, às 9h., , através do Pe. Airton Siqueira realizou-se o envio dos catequistas que deverão auxiliar o Bispo e, os presbíteros  transmitir  com fidelidade os três pilares da Igreja Católica: a Sagrada Escritura , a tradição viva e o Magistério autêntico, através da organização da paróquia. Parabéns!




   São José de Anchieta: o Padroeiro dos catequistas do Brasil. Rogais pelos catequistas!
            

19h. VIA SACRA *(Praça da Catedral) - Sextas-feiras da quaresma